Assim como tudo na vida, trabalhar em casa tem seus pontos positivos, mas também tem seus pontos negativos. Uma das maiores dificuldades do trabalho remoto é separar sua vida pessoal do trabalho.
Quando trazemos esse cenário para os dias de hoje, fica ainda mais complicado. Diariamente nos vemos ultrapassando a linha tênue entre vida profissional e vida pessoal, não é mesmo? E como consequência podemos nos sentir sufocados devido à grande demanda de tarefas e responsabilidades.
Com isso em mente, trouxemos 5 dicas para que você transforme esses pontos negativos em pontos positivos, aproveitando melhor não só o seu tempo de trabalho, mas o seu tempo livre!
1. Categorize o seu tempo
Algo essencial para um bom trabalho remoto é a divisão clara do tempo que será gasto para realizar a jornada de trabalho e o tempo reservado para a vida pessoal e afazeres domésticos. Você pode considerar a mesma carga horária que já realizava ou pode adaptá-la.
Leve sempre em conta, na hora de categorizar seu tempo, a sua atual situação e necessidade. Uma vez categorizado, mantenha a disciplina com os horários. Evite ficar trabalhando até muito tarde ou aos finais de semana.
Pode parecer bobeira, mas uma das maiores dificuldades de quem nunca trabalhou remotamente é justamente saber quando trabalhar e quando cuidar de seus afazeres pessoais. É nesta falta de divisão que surge a sobrecarga e o estresse devido as tarefas incompletas, a sensação de se sentir perdido por estar sempre na bagunça, as cobranças externas que afetam o emocional, assim como a falta de motivação, produtividade e foco.
2. Controle a sua ansiedade
Provavelmente você já se pegou checando os e-mails ou as mensagens no grupo de trabalho após o horário comercial, certo? Pode ser que já tenha respondido algum e-mail ou realizado alguma tarefa durante o final de semana, de noite ou antes mesmo de começar o seu expediente.
Essas e outras atitudes são comuns no trabalho remoto. Porém, devem ser evitadas ao máximo. Você precisa controlar a ansiedade de querer responder ou resolver os problemas do trabalho no seu horário reservado para descanso ou assuntos pessoais.
Quanto mais ansiedade e mais trabalho fora de hora, maior será a sua exaustão e as chances de ficar estressado. Por isso, lembre-se sempre da primeira dica: categorize o seu tempo!
3. Descubra o horário em que você produz mais
A rotina é fundamental para uma vida equilibrada e produtiva. Logo, para que você possa atingir o seu potencial máximo com o home office será necessário algumas adaptações. Certo, já sabemos que o primeiro passo é categorizar nosso tempo. O que mais você pode fazer?
Cada pessoa é diferente e por isso cada um possui um horário que é mais produtivo, se você juntar isto com a flexibilidade de poder montar sua própria rotina no trabalho remoto você terá a chave do sucesso.
Reflita sobre os horários do dia em que você costuma produzir melhor. Em quais momentos a sua concentração aumenta? Quais são os períodos de maior tranquilidade para você realizar tarefas intelectuais? Em quais horários a disposição prevalece?
Ao responder essas perguntas será possível identificar os períodos de maior energia, foco e produtividade. Reserve esses picos para as atividades mais complexas e que demandam mais da sua mente.
4. Mantenha sempre o profissionalismo
Não é porque estamos em casa que podemos deixar nossa postura profissional de lado. Recentemente saíram nas mídias alguns casos embaraçosos durante reuniões online que poderiam ser evitados com algumas práticas básicas de como manter o profissionalismo em videoconferências.
E não é só isso, existem outras situações em que devemos nos atentar. Por exemplo:
- Responder as solicitações de superiores ou colegas em horários inapropriados e fora do comercial;
- Deixar de cumprir prazos acordados;
- Não responder mensagens importantes de parceiros, colegas ou gestores;
- Fazer outras coisas pessoais durante o horário de expediente.
Por isso, converse com seus colegas e superiores e deixe bem claro os horários, prazos, atividades e metas. Uma comunicação bem estruturada é a melhor ferramenta para esse momento.
5. Estabeleça uma comunicação clara e respeitosa com seus colegas e superiores
Não é porque estamos em isolamento social físico que não devemos nos comunicar, pelo contrário. Uma boa comunicação virtual, baseada na empatia e no profissionalismo se torna fundamental nos dias de hoje.
Sempre atualize os seus colegas e superiores sobre o que você está fazendo e o que já foi feito. Também é importante pedir e enviar feedbacks. Lembre-se que é possível adaptar as situações sociais do trabalho ao mundo virtual para melhorar essa experiência e evitar sobrecargas.
Agora que você já sabe como gerenciar melhor o trabalho remoto, que tal conhecer o nosso app para aprender a reduzir a sua ansiedade?
Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!
Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:
🎧 Spotify
🎧 Deezer
Come melhor! Baixe o APP da Ukor na Loja da Google Play e Apple Store e tenha acesso a mais de 700 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.
Saúde | Bem Estar | Insegurança | Saúde Mental | Produtividade | Histórias que Inspiram | Ansiedade | Disciplina | Foco | Trabalhar | Podcast | Autoconhecimento | Auto Estima | Equilíbrio | Emoção | Luta pela Vida | Relacionamento | História de Vida | Produtividade | Motivação