Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

5 problemas de saúde que o consumo de refrigerante pode causar

refri-min

Segundo dados do Ministério da Saúde, o consumo de refrigerante pelos brasileiros em 2018 caiu quase 53% quando comparado ao ano de 2007. Porém, é fato que essa bebida ainda é presença garantida em vários lares e ainda é um dos itens mais consumidos pelos adolescentes.

A ingestão frequente do refrigerante pode causar uma série de doenças graves que vão muito além da obesidade. Em adultos e jovens, a bebida já é muito prejudicial, mas nas crianças, que estão em fase de desenvolvimento, ela pode ser ainda mais nociva. Abaixo, você vai conferir alguns efeitos comprovados do consumo de refrigerante. Acompanhe!

1. Obesidade e consumo de refrigerante

Esse é um dos problemas mais comuns causados pela ingestão desse tipo de bebida. O açúcar, em suas diversas formas colocado nos refrigerantes, torna essas bebidas calóricas e vazias de nutrientes, ou seja, não traz vitaminas e nutrientes para alimentar, de fato. Por isso, a função dele se limita a acumular calorias desnecessárias no seu dia.

Para quem é fã daquele refrigerante light ou zero, é importante lembrar que a bebida também pode induzir à obesidade. Os adoçantes nele presentes causam no cérebro o mesmo processo viciante do açúcar. Assim, você pode até ingerir poucas calorias ao tomar a bebida, mas seu corpo vai pedir por mais alimentos açucarados nos dias seguintes, o que pode acarretar aumento de peso.

2. Osteoporose

O consumo de refrigerantes também pode ser responsável pelo aparecimento da osteoporose. O ácido fosfórico, presente em sua formulação, pode ser um colaborador indireto na causa da doença. Essa substância enfraquece os ossos, pois retira o cálcio do corpo, e mesmo que esteja presente em pouca quantidade na bebida, seu consumo aliado à falta de exercícios físicos e à genética pode contribuir para o surgimento dessa condição.

3. Cáries

O açúcar presente nessas bebidas pode parecer inofensivo, já que quase ninguém escova os dentes depois de apenas tomar um refrigerante. Mas é aí que mora o perigo. As altas concentrações de xarope contidas nele podem resultar em cáries que, se não tratadas devidamente, podem afetar raízes e ossos, podendo levar até à perda do dente.

4. Vício em açúcar

Muitas pesquisas e testes comprovam que o açúcar tem um poder viciante. Se você come doces todos os dias, o corpo sente falta quando não consome. Isso pode causar uma dependência química dessa substância e que pode ser alimentada por uma inocente latinha de refrigerante.

Inconscientemente, o consumo de refrigerante pode levar você a consumir mais doces todos os dias e causar um vício que muitas vezes não é levado à sério e pode causar problemas como diabetes, aumento do peso e doenças cardíacas.

5. Problemas renais

Outro problema relacionado ao consumo de refrigerantes são as complicações renais. Como você já leu, a bebida contém ácido fosfórico, que pode influenciar no aparecimento de pedras nos rins e ainda sobrecarregá-los para ajudar e equilibrar a substância no corpo.

Você não precisa parar bruscamente o consumo de refrigerante – a dica é reduzir aos poucos para que o seu organismo se acostume a outros sabores e, lentamente, não sinta mais falta da bebida no dia a dia. Viver com equilíbrio é respeitar o corpo, cuidar da alimentação e se livrar, aos poucos, de hábitos que não contribuem para sua saúde.

Quer ficar sempre por dentro de informações que ajudam você a viver mais e melhor? Assine nossa newsletter e receba todas as nossas novidades por e-mail!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress