Dormir é vital para qualquer ser humano. É durante a noite que os processos de renovação celular, muscular e da memória acontecem e deixam o corpo apto para seguir no dia seguinte com saúde. Porém, existem alguns mitos e verdades sobre o sono que precisam ser esclarecidos para que você consiga melhorar sua qualidade de vida por meio de uma noite tranquila.
Abaixo, você vai conferir o que é verdade e o que não passa de mito quando o assunto é dormir bem. Acompanhe e conheça os mitos e verdades sobre o sono.
1. É preciso dormir 8 horas por noite para garantir mais saúde
Mito. Cada organismo funciona de uma maneira diferente e esse tempo pode variar de pessoa para pessoa. A média estabelecida pelos especialistas é de 6 a 8 horas por noite de sono. Esse período é o suficiente para que o corpo passe por todos os estágios do descanso e acorde renovado.
2. O consumo de álcool é prejudicial para o sono
Verdade. Muitas pessoas pensam que, ao tomar uma bebida antes de dormir pode ajudar a pegar no sono mais fácil. Realmente, o álcool pode causar sonolência, mas por outro lado, a qualidade do sono depois de ingerir bebida alcoólica é pior. A bebida alcoólica pode fazer você acordar várias vezes e ter um sono mais agitado.
3. Roncar é prejudicial à saúde
Verdade. O ronco significa uma dificuldade do ar passar pelas vias respiratórias durante o sono. A própria dificuldade em respirar pode causar interrupções do descanso, resultando em mais cansaço e irritação durante o dia.
4. O sono da tarde pode prejudicar o descanso à noite
Parcialmente verdade. Especialistas indicam que o sono depois do almoço deve durar entre 20 e 30 minutos para que não atrapalhe o sono da noite. Se você dormir mais do que isso, pode ter dificuldades para dormir mais tarde, que é o período mais importante para descansar.
5. Dormir não interfere no crescimento
Mito. Nas crianças, o sono é essencial para que elas possam se desenvolver e crescer, já que é à noite, durante o descanso, que é produzido o hormônio do crescimento, o GH. Essa mesma substância é a responsável pelo crescimento dos músculos, portanto, dormir é essencial tanto para fazer aumentar a massa magra nos adultos e no crescimento das crianças.
6. É possível fracionar o sono e ficar descansado
Mito. Esse, na verdade, é um dos grandes mitos e verdades sobre o sono que precisam ser desvendados. Muitas pessoas acham que dormir 2 horas à tarde, tirar um cochilo no meio da manhã e dormir apenas 4 ou 5 horas à noite tem o mesmo efeito do que dormir de 6 a 8 horas contínuas.
É preciso passar por um sono direto à noite, já que um estágio do sono depende do outro e têm uma duração certa para começar e terminar. Somente com um sono contínuo você vai conseguir produzir hormônios e renovar seu corpo para acordar descansado no dia seguinte.
7. Dormir até tarde no fim de semana pode ser prejudicial
Verdade. É comum ouvir alguém dizer que dormiu bastante no fim de semana para repor o sono perdido durante os dias úteis. Porém, esse hábito pode até ser prejudicial, já que tira seu corpo da rotina e dá aquela sensação de cansaço na segunda-feira, já que seu corpo saiu do horário habitual.
É claro que você pode aproveitar e ficar na cama mais um pouco no final de semana, mas sem exagerar para não prejudicar sua rotina, combinado?
Agora que você já sabe os mitos e verdades sobre o sono, é hora de reprogramar seus hábitos e começar a ter noites mais tranquilas e de qualidade.
Queremos saber de você: como anda a qualidade do seu sono? Concorda com os mitos e verdades sobre o sono que apresentamos? Deixe seu comentário!