Ukor

Nosso Blog

8 motivos para você começar a meditar agora!

simon-rae-IGOBsR93I7Y-unsplash

Quando falamos em meditação, encontramos certa resistência de algumas pessoas, com comentários como “é muito difícil”, “não consigo ficar sem pensar em nada”, “isso não é para mim”. Logo percebemos que a meditação ainda é tratada como algo místico, religioso, transcendental ou mágico. Diante disso, primeiramente, vamos tentar esclarecer alguns mitos relacionados à meditação:

Meditação não é uma religião

Algumas religiões, principalmente as orientais, têm como prática principal a meditação, já que pregam o autoconhecimento e a expansão da consciência. No entanto, para meditar não é preciso pertencer a nenhuma religião específica, deixar de pertencer à alguma religião, sequer é preciso ter uma religião. Ou seja, a meditação é uma prática, independente de qualquer pertencimento religioso, sendo possível meditar sendo ateu, cristão, budista, etc.

Meditação não é “não pensar em nada”

Muitas pessoas criam resistência à meditação pois afirmam que não conseguem ficar sem pensar em nada. Na verdade, a meditação é o oposto disso, e consiste em focar a atenção em conteúdos específicos, como respiração, pensamentos, sentimentos e sensações, entre outros. Pode ser, inclusive, utilizada como um treino de atenção.

Meditação não é restrita aos monges ou pessoas evoluídas

Para praticar a meditação, não é necessário ser esotérico, gostar de incensos ou usar roupas específicas. Não é preciso mudar sua vida, deixar de sair, de comer carne ou de beber. A meditação é para todos que buscam autoconhecimento e uma expansão da sua consciência, um contato com seu “eu” mais interno, com a sua essência. Assim, crianças, adolescentes, adultos e idosos podem praticá-la, por meio de técnicas diferentes e inclusivas.

O que é meditação?

Definir o que é meditação é um desafio. Isso porque cada livro, artigo e abordagem traz uma definição diferente. De modo geral, a meditação é o desenvolvimento da consciência, usando a concentração como ferramenta. Meditar pode ser, como mencionado acima, um exercício mental que treina a atenção, já que consiste em focar a atenção em determinados estímulos, como respiração, sensações corporais, pensamentos, sentimentos ou mesmo em frases ou palavras, conhecidos como mantras. Assim, a meditação promove a consciência trazendo a atenção ao momento presente, diminuindo os ruídos mentais e as distrações que nos atingem diariamente.

Quais os benefícios da meditação?

Preparados para a lista? A meditação possui inúmeros benefícios para a saúde física e mental, que vamos tentar resumir aqui:

1.Neuroplasticidade, conectividade e atividade cerebral

Estudos científicos descobriram que a atividade mental envolvida na meditação pode promover a neuroplasticidade e a conectividade em regiões cerebrais relacionadas à regulação da atenção e da emoção. Além disso, verificaram que através da meditação é possível atingir um estado de hipometabolismo basal, ao mesmo tempo que a mente se mantém alerta, e verificou-se que a espessura do córtex cerebral é maior em meditadores experientes, em comparação àqueles que não meditam.

2.Redução do estresse

Pesquisas apontaram que a meditação auxilia no gerenciamento e na redução do estresse. Em um estudo, verificou-se que após a emissão de um estímulo aversivo, o grupo com maior experiência meditativa se recuperava mais rapidamente da ativação autonômica, ou seja, tinham a frequência cardíaca e a resposta de condutividade da pele diminuída mais rapidamente, indicando a capacidade de gerenciamento e habituação mais rápida ao estresse. 

3.Melhora a função imunológica e neuroendócrina

Em um estudo foi verificado a variância da secreção de adrenocorticotrópico (ACTH) e beta-endorfina, sendo significativamente menor em meditadores, produzindo um efeito neuroendócrino modulador do eixo hipotálamo-hipósifse-adrenal.

4.Diminui sintomas relacionados à depressão

A prática meditativa pode auxiliar a redução de sintomas relacionados à depressão, sendo seus efeitos comprovados em diversas populações, como adolescentes, adultos e idosos.

5.Ajuda na qualidade do sono

Estudos apontam que a meditação auxilia na redução da insônia e fadiga, e melhora e muito a qualidade do sono, sem a necessidade de alterar o número de horas de sono por noite.

6.Promove processos cognitivos e reduz distrações

A meditação pode proporcionar o desenvolvimento de características psicológicas positivas, como o funcionamento executivo e a memória de trabalho, ao passo em que reduz pensamentos ruminativos e de distração. Ou seja, impede a mente de vagar durante tarefas que exigem atenção, como provas e testes.

7.Bem-estar psicológico

Uma pesquisa verificou que a meditação esteve associada à ativação do córtex pré-frontal esquerdo, relacionado a afetos positivos e maior resiliência. Ainda, a prática meditativa é capaz de gerar afetos positivos, melhorar o humor, a qualidade de vida e o bem-estar psicológico.

8.Autorregulação atencional e emocional

Promove a regulação atencional, ou seja, a capacidade de iniciar, direcionar e sustentar atenção na consciência do momento presente, ao mesmo tempo em que se busca perceber e desengajar a atenção de distrações. Já a regulação emocional indica a capacidade de não reagir afetivamente e impulsivamente aos conteúdos e experiências internas e externas. Ao invés de reagir, quem medita aprende a responder efetivamente.

Ufa! Como vimos, a meditação, que é uma prática simples e gratuita, pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde física e mental! Vamos praticar?

Baixe nosso app e tenha acesso a todo o conteúdo em vídeo, textos , podcasts e muito mais.

Podcasts

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

🎧 Anchor

🎧 Castbox

🎧 Pocket Casts

Referências

BAPTISTA, C. M.; DELL ́AGLIO, D. D. Os efeitos da meditação à luz da investigação científica em Psicologia: revisão de literatura. Psicologia Ciência e Profissão, v. 29, n. 2, P. 276-289, 2009.

BRANDMEYER, T.; DELORME, A. WAHBEH, H. The neuroscience of meditation: classification, phenomenology, correlates and mechanisms. Progress in Brain Research, v. 244, 2019.

DAVICH, V. N. O melhor guia para a meditação. São Paulo: Editora Pensamento, 1998.

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress