Quer trabalhar melhor? Então levante a mão quem nunca se sentiu improdutivo após um dia cheio de urgências ou interrupções no trabalho. Em dias assim, geralmente a rotina se resume em ler e responder e-mails, participar de várias reuniões, refazer atividades ou até mesmo se perder consumindo conteúdos aleatórios.
Mas, por que nos sentimos improdutivos se passamos o dia todo ocupado?
Bom, isso ocorre porque no final das contas não entregamos as atividades que realmente eram importantes e que nos ajudariam a atingir determinadas metas ou objetivos.
Para que você diga adeus para a sensação de improdutividade ou frustração e consiga trabalhar melhor, nós te ensinaremos tudo sobre o método Deep Work.
O que é Deep Work?
Deep work é um método criado pelo educador americano Cal Newport. Sua definição é “atividades profissionais realizadas em um estado de concentração livre de distrações, que impulsiona suas capacidades cognitivas até o limite”.
Resumidamente você colocará todo seu foco e atenção na tarefa essencial que está realizando.
Quem trabalha em um ambiente com muito barulho, pessoas interrompendo a todo momento, colegas que exigem respostas imediatas a e-mails não emergenciais ou qualquer outro cenário em que a atenção acaba muito rápido, sabe o quão desafiador isto pode ser.
Por isso o Deep Work consiste em alguns fundamentos que ajudam o nosso cérebro a desenvolver o foco e a atenção em uma única tarefa.
Fundamentos do Deep Work
Antes de avançarmos, vale lembrar que é normal enfrentar resistências no começo, afinal, esse será um novo comportamento para a sua mente, mas com o tempo você reprogramará hábitos e favorecerá a concentração.
- Classifique as tarefas em essenciais e superficiais
As tarefas essenciais são aquelas que estruturam o seu trabalho. Ou seja, que se não forem entregues interferem diretamente nos seus resultados, desempenho ou na conquista de objetivos e metas.
Por outro lado, as superficiais são as menos importantes. Aquelas que podem ser adiadas para um momento que não exija tanto de seu cognitivo ou que podem ser delegadas. Por exemplo: ler e responder e-mails não urgentes, conversar com os colegas, participar de reuniões que não envolvem o seu trabalho ou setor diretamente.
- Planeje o dia, as entregas e os prazos
Pode parecer chato, mas se você planejar seu dia baseado nas horas disponíveis e nas tarefas a serem feitas o seu cérebro entenderá a sequência lógica das entregas. Outro ponto importante é deixar esse planejamento em um lugar visível.
Estipule prazos realistas para cada entrega, mesmo para as que não possuem data limite. Quando trabalhamos sem prazo temos a falsa sensação que podemos deixar para depois, abrindo espaço para o péssimo hábito da procrastinação.
Lembre-se que você precisará respeitar o seu planejamento, colocando a sua concentração e energia nas atividades classificadas como essenciais. Ter disciplina para entregar resultados cumprindo os horários destinados para cada atividade é o segredo para uma mente focada e livre de ansiedade. Com o tempo você perceberá como é saudável minimizar as interrupções ou distrações.
- Pratique o “tédio criativo”
A capacidade de manter o foco sem interrupções é limitada a 90 minutos aproximadamente. Por isso, quando estiver planejando seu dia, coloque intervalos de 5 a 10 minutos a cada sessão de foco intenso.
Este momento de descanso poderá parecer tedioso, uma vez em que você não deverá realizar nenhuma atividade de raciocínio, nem mesmo aquela conferida nas redes sociais. Isto fará toda diferença para que o seu cérebro descanse e se recupere.
Outra vantagem é que essa prática auxilia na capacidade de se acostumar com tarefas tediosas, fato que será essencial, já que para nós qualquer atividade que se mantenha por mais de 15 minutos sem distrações é percebida como tediosa.
Viu como Deep Work é uma excelente maneira de aprimorar a produtividade e favorecer um elevado desempenho no trabalho? Para encontrar novas dicas de produtividade, siga a Ukor nas redes sociais e no canal de podcast nas principais plataformas: Facebook, Instagram e LinkedIn.
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