Ukor

Nosso Blog

A era da informação e os seus desafios para a produtividade

markus-spiske-466ENaLuhLY-unsplash
Produza mais melhorando o seu sono!

Será que é possível manter a performance quando estamos sendo bombardeados por informações de todos os lados e de todos os tipos?

Você se sente paralisado e confuso com as inúmeras informações que recebe no seu dia a dia? Seja aqueles e-mails de propagandas que parecem se multiplicar exponencialmente ou até mesmo as incontáveis mensagens entre suas diferentes redes sociais?

Calma, você não está sozinho nessa!

Hoje em dia com a facilidade trazida pela internet de se conseguir informações a qualquer momento do dia e em qualquer lugar, é natural que a quantidade de conteúdo que chegam até nós seja imensa.

Vivemos a era da informação ou era da sobrecarga?

Sabemos que atualmente além da facilidade do acesso à informação, também nos tornamos alvos de empresas através de técnicas de marketing que nos enchem de anúncios. Consequentemente, acumulamos o excesso de informações desnecessárias ou até mesmo falsas.

E não é só isso. Encontramos uma vasta produção de conteúdo de diversos tipos pela internet. Não é de se estranhar que na última década produzimos mais informações do que qualquer outro período na história. Diante disso, quem não se sente sufocado ou perdido?

O excesso de informação nos afeta diretamente. Algumas de suas consequências mais impactantes no nosso dia a dia é o aumento da ansiedade e a redução da produtividade. Tentamos dividir a nossa atenção entre todos os conteúdos que recebemos e no final perdemos o foco do que realmente importava.

Acumulamos dados duvidosos, desnecessários, repetitivos ou pouco relevantes para a nossa realidade. Dependendo do conteúdo, podemos sentir emoções negativas ou até mesmo irracionais que estragam o nosso dia e a nossa concentração.

Para agravar ainda mais, vemos Fake News ocasionarem brigas em grupo de amigos, famílias ou publicamente em mídias sociais.

A era da informação não só pode, como deve ser saudável

Mas espera aí!

Isso não é algo negativo se adaptarmos nosso uso para que ele seja consciente. É graças a internet que podemos nos conectar com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Nos últimos meses ela provou a sua importância diante do distanciamento social imposto pelo Coronavírus.

Confira 3 práticas positivas para lidar com a enxurrada de informações diárias:

1 – Não acredite em todas as notícias por aí

Para saber se está lidando com uma Fake News cheque se sua fonte é conhecida ou oficial e se ainda estiver em dúvida pratique o pensamento crítico: quem escreveu? Qual a sua finalidade? É baseada em dados científicos ou em opiniões? Faz sentido?

Você pode contar com o The Trust Project, ou no Brasil Projeto Credibilidade, onde os meios de informações associados ao projeto focam na credibilidade e veracidade das notícias.

Lembre-se que, independente de serem verdadeiras ou falsas, as notícias precisam ser dosadas para não gerar ansiedade ou desvio de atenção. Delimitar um pequeno horário específico diário para se atualizar sobre o que está acontecendo é uma prática positiva que pode ajudar, e isso inclui as “notícias” dos grupos de WhatsApp.

2 – Tudo na vida tem seu momento e limite

Já falamos sobre o assunto outras vezes no blog, mas vale a pena reforçar. Controle os horários que você gasta com as mídias sociais para que elas não consumam muito tempo do seu dia. Bloqueie as notificações do seu celular para manter a concentração no trabalho ou nos estudos.

Essa prática ajudará a amenizar o cansaço mental decorrente do volume de informação desnecessária que encontramos nessas plataformas.

Ainda sobre controle e horários, outra dica é utilizar a mesma prática para o seu e-mail. Crie o hábito de conferir a caixa de entrada poucas vezes ao dia, respeitando a sua lista de tarefas ou prioridades. Quanto mais você conferir o e-mail, principalmente no trabalho, maior a chance de desorganizar a sua lista de atividades. No final do dia você pode estar ansioso, cansado e com uma lista de pendências ainda maior.

3- Concentre-se no que é essencial

Quando estiver pesquisando sobre um assunto, seja para trabalho, estudo ou vida pessoal, mantenha sempre por perto palavras-chave que te remetem ao objetivo de sua pesquisa. Essas anotações, seja em post-it ou em bloco de notas, servirão como norteador para reduzir o excesso de possibilidades, favorecendo a sua concentração.

Por fim, tenha em mente que você não precisa ler todos os e-books que te mandam, conferir todas as newsletter ou dominar todos os assuntos, combinado? Menos é mais! Ocupe a sua mente com os assuntos que estão relacionados ao seu plano de vida, interesses ou carreira.

Aprender a filtrar os conteúdos, priorizando fontes que oferecem qualidade, credibilidade e alinhamento com os interesses de cada um, é o segredo para viver de forma equilibrada na era da informação.   

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

Cuide melhor das suas relações!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

Come melhor! Baixe o APP da Ukor na Loja da Google Play e Apple Store e tenha acesso a mais de 700 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.

Trabalhe o autoconhecimento baixando o APP da Ukor!

Saúde | Bem Estar | Saúde Física | Saúde Mental | Produtividade | Histórias que Inspiram | Ansiedade | Disciplina | Foco | Trabalhar | Podcast | Autoconhecimento | Auto Estima | Equilíbrio | Emoção | Luta pela Vida | Internacional | História de Vida | Mundo | Produtividade

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress