Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

A importância do sono para o Organismo

mediabox-orgasmo-amp_card-1-min

Uma noite bem dormida deixa qualquer pessoa de bom humor no dia seguinte. A importância do sono para o organismo é muito grande, pois é nesse momento em que o corpo restabelece suas funções vitais, faz aquela limpeza na memória e restaura as células e os músculos, renovando o corpo para enfrentar um novo dia com disposição.

A partir do momento em que você adormece, as renovações no corpo já começam. Os batimentos cardíacos, por exemplo, desaceleram e os vasos ficam menos contraídos, promovendo o relaxamento completo do corpo. A partir daí, começam as etapas do sono, as sínteses hormonais e vários outros processos que fazem seu corpo ficar relaxado e pronto para o dia seguinte. Hoje, você vai descobrir mais sobre a importância do sono para o corpo e os benefícios de uma noite bem dormida.

Ajuda a regular a fome

É durante a noite que seu corpo produz a leptina, substância que ajuda a controlar a fome, trazendo uma sensação de saciedade por mais tempo depois que você come. A falta de uma boa noite de sono, portanto, pode resultar em uma fome maior no dia seguinte, podendo prejudicar o processo de emagrecimento.

Mantém os músculos no lugar

O hormônio GH também tem seu pico de produção durante o sono. É ele que ajuda a manter a sua massa muscular e, se você pratica algum exercício físico, é nesse momento em que seus músculos vão se regenerar das lesões causadas durante o treino. Então, o momento de descanso é muito importante se você quiser ver mais resultado nos treinos e manter a musculatura.

A importância do sono no combate à hipertensão

Quando você dorme mal ou seu sono é interrompido antes do recomendado, os níveis de estresse e o fluxo sanguíneo ficam alterados. Quem passa por essa situação constantemente tem mais chances de sofrer com hipertensão e ficarem irritadas mais facilmente.

Aguça a memória

Ao longo do dia, o cérebro humano é alvo de diversas informações, entre elas coisas mais e menos importantes. Durante a noite é que ocorre um filtro da memória, onde ocorre uma seleção do que deve ser mantido na memória e o que deve ser descartado. Dormir bem, portanto, pode ser um hábito muito saudável para quem quer ter uma boa memória.

Auxilia na prevenção da depressão

Existem estudos que comprovam que pessoas que dormem entre 6 e 8 horas por noite têm menos chances de apresentarem quadros de depressão. A constante privação de sono, ou seja, dormir menos do que o recomendado, pode gerar, além de depressão, quadros de ansiedade e outros problemas psicológicos.

Controla a diabetes

A importância do sono também é citada quando o assunto é diabetes. Durante o descanso, o corpo regula os índices glicêmicos no organismo. Se você dorme pouco, não há tempo suficiente para que eles fiquem na quantidade certa, podendo até causar diabetes tipo 2.

Entender a importância do sono e os benefícios de uma noite bem dormida certamente vai fazer com que você dê mais atenção para esse momento do seu dia. Durma de 6 a 8 horas por noite e perceba a diferença no seu ânimo e na energia para executar suas atividades no dia seguinte.

Se você quer ficar por dentro de todas as nossas novidades, não deixe de assinar nossa newsletter e receber tudo por e-mail!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress