Ukor

Nosso Blog

Adeus Ano Velho!

new-years-eve-3905176_1920

O ano está acabando e nesse processo de despedida, de não só 365 dias, mas de um ciclo que se encerra, é comum que façamos reflexões e perguntas como “o que eu fiz esse ano?”, “quais foram as coisas boas?”, “quais foram as minhas realizações?”, “quais objetivos foram atingidos?”, bem como “o que faltou realizar?”, “quais foram as coisas ruins?”, “quais foram as minhas perdas?”, “quais objetivos não foram atingidos?”.

Ter esse momento para fazer uma retrospectiva, um “balanço geral” do seu ano de 2019 pode ser muito mais importante do que você imagina.

Primeiramente, podemos usar esse momento para pensarmos nas nossas realizações. Você pode enumerar quais foram as coisas boas que aconteceram nesse ano de 2019, entrando em contato com suas conquistas e vitórias. Assim, esse balanço pode ser acompanhado de emoções e sensações agradáveis, como satisfação pelos seus feitos, autoconfiança pela sua capacidade de ação e realização, e gratidão por tudo o que passou e alcançou.

E, ao fazer esse balanço de final de ano, é importante também entrarmos em contato com emoções e sensações negativas, já que também passamos por momentos não tão bons assim. Tivemos algumas perdas, enfrentamos momentos difíceis e situações inesperadas, provocando tristeza e dor por uma ausência, culpa por um fracasso e frustração por não ter realizado alguns planos. 

Por fim, esse momento é importante para que possamos exercitar o nosso autoconhecimento, a ser grato por tudo o que passou e que, de alguma forma, contribuiu para o nosso crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, nada de ficar se culpando pelos insucessos ou se lamentando demasiadamente por suas perdas. Lembre-se de que essas cicatrizes mostram as batalhas que você venceu e o quanto se fortaleceu por ter passado por cada uma delas.

Para realizar esse “balanço geral” de uma forma mais clara, pegue uma folha de papel, uma caneta, e responda as seguintes questões:

Quais foram as conquistas de 2019?

Cite, pelo menos, 3 ações ou conquistas que você alcançou em 2019. Pode ser relacionado à sua vida pessoal, como melhorar a qualidade dos seus relacionamentos, ou mesmo profissional, como concluir um curso ou ser promovido no seu trabalho.

Quais habilidades foram desenvolvidas em 2019?

Enumere, no mínimo, 3 habilidades pessoais e/ou profissionais que você desenvolveu nesse ano. Por exemplo, você pode ter melhorado a sua comunicação com os seus pares, o que influenciou a qualidade dos seus relacionamentos. Ou, em relação à sua vida profissional, você pode ter desenvolvido sua autoconfiança ao ter buscado capacitação e coragem por ter aceitado novos desafios na sua carreira.

Quais são os motivos pelos quais você é grato (a) por 2019?

Escreva, pelo menos, 3 motivos pelos quais você é grato (a) por esse ano. Há sempre algo para agradecer. Tanto pelas coisas boas, como a saúde, a conquista de um emprego ou mesmo a sua vida, quanto também pelas coisas não tão boas que aconteceram, mas que lhe trouxeram grande aprendizado, como o término de um relacionamento ou a perda de um emprego, que te fizeram abrir os horizontes e buscar outras formas de realização.

Enfim, termine seu 2019 com chave de ouro! Coloque na balança todas as conquistas e perdas, sucessos e fracassos, satisfações e decepções, e saiba que, no fim, você tem milhares de motivos para agradecer por mais um ano que passou. Mais um ciclo se encerra e saiba que é de consciência tranquila e de alma limpa que a vida prossegue!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress