Para quem não gosta de água, existem diversas bebidas que hidratam o corpo. Afinal, nas estações mais quentes, hidratação é fundamental. É durante o período de temperaturas mais quentes e secas que o corpo perde muito líquido, principalmente através da transpiração.
Qual o mínimo de líquido recomendado?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado o consumo de ao menos 1,5l de água por dia. Nas estações secas, ou quando se pratica atividades físicas, é recomendado o consumo de 3 litros ao dia.
Caso contrário, os efeitos da desidratação começam a surgir: pele ressecada, enxaquecas, problemas arteriais etc. Você não quer ter esses problemas, estamos certos disso!
Quais bebidas que hidratam o corpo?
Se você não é muito fã de água, ou gosta de variar na hora de manter uma boa hidratação, existem diversas outras opções para isso. Confira a nossa lista com as principais bebidas que hidratam o corpo que você pode incluir na sua dieta.
Isotônico
São bebidas utilizadas após a realização de exercícios físicos. Isso porque em sua composição, é uma bebida rica em sais minerais, que são perdidos via transpiração. Mas é preciso ter cautela: esse tipo de bebida pode sobrecarregar os rins, caso consumida em excesso ou incorretamente.
Ela é recomendada apenas nos casos de desidratação intensa, como após a pratica de uma atividade física, por exemplo.
Suco de frutas natural
Algumas frutas já possuem um alto poder de hidratação, pois tem muita água em sua composição. Entre elas, podemos citar a melancia, abacaxi e laranja. Elas também são ricas em fibras, vitaminas e sais minerais. Além do mais, os sucos provenientes dessas frutas podem ser consumidos em natura, sem adição de açúcar.
Chás
Essas bebidas são muito nutritivas. Além do seu poder de hidratação, possuem propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Porém é preciso cautela: chás diuréticos, tais como o de hibisco, devem ser consumidos com moderação, uma vez que podem eliminar água e sais minerais.
Os chás que contém cafeína devem ser excluídos da alimentação, pois podem causar mais desidratação e também piorar a pressão sanguínea. Portanto, atente-se!
Águas saborizadas
Uma das febres do momento são as águas saborizadas. Elas consistem em colocar frutas em jarras de água. Assim a água pega naturalmente o gosto das frutas, trazendo um sabor suave e refrescante. O legal desses refrescos, é que você pode escolher diversos sabores e combinações. Os nutrientes das frutas são misturados com o da água, e o poder de hidratação é garantido.
Água de coco
Essa bebida tem o mesmo poder dos isotônicos, com a grande vantagem de ser natural. É altamente recomendada para ser consumida após um exercício físico ou qualquer outro período de desidratação profunda do corpo.
Quais bebidas devem ser evitadas?
Vimos acima as bebidas que hidratam o corpo. Porém, existem aquelas que desidratam e podem causar prejuízos, ainda mais no calor. São elas:
- Refrigerantes: Não possuem nenhum valor nutritivo e são ricos em sódio e açúcares, responsáveis por desidratar o corpo e sobrecarregar os rins.
- Energéticos: Não proporcionam hidratação, muito ao contrário: ajudam a desidratar, pois tem efeito diurético.
- Sucos industrializados: Mesmo risco dos refrigerantes, são apenas açúcar e sódio, não hidratam e sobrecarregam fígado e rins.
O importante é evitar bebidas que não são hidratantes e podem prejudicar sua saúde. Nas atividades físicas, ou na correria do dia a dia, não se esqueça da hidratação. Nosso corpo é composto por 75% de líquido e desidratar pode causar problemas aos rins e outros órgãos.
Agora que você já conheceu as bebidas que hidratam o corpo, ajude mais pessoas com essas dicas. Compartilhe o post em suas redes sociais.