Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Você sabe o que é Insônia? Confira os sintomas mais comuns

Insonia

O que é insônia? Sempre vemos algumas notícias referente a esse termo, mas poucas pessoas realmente entendem o que ele significa.

Mas nem sempre as definições que são divulgadas realmente correspondem ao que ela realmente é, e nem explica os prejuízos que ela pode causar a nossa saúde.

Então, o que é Insônia?

Muitas vezes pensamos que a insônia aparece quando a pessoa não sente sono. Mas na verdade isso é um grande mito. Pessoas que sofrem insônia sentem sim muito sono e cansaço, porém devido a esse estado crônico não conseguem dormir.

O desgaste emocional e físico começam a ser muito agravantes, uma vez que vira um ciclo vicioso e que se não tratado pode causar muitos problemas.

Mas ela nunca caminha sozinha: acompanhando a insônia, em grande parte dos casos, estão a ansiedade e depressão.

Quais são os principais sintomas?

Agora que você teve uma noção sobre o que é a insônia, você precisa ficar atento ao seu aparecimento. Vamos listar os principais sintomas, confira abaixo:

Incapacidade de pegar facilmente no sono

Nada ilustra mais o que é a insônia do que esse sintoma. Apesar da pessoa estar muito cansada e querendo dormir, simplesmente ela não o consegue.

Ela pode demorar horas até finalmente conseguir adormecer, porém o sono não será tranquilo e nem vai conseguir descansar o corpo nem a mente.

Acordar frequentemente de madrugada

Quem sofre de insônia nunca consegue realmente dormir. Depois de muito trabalho para conseguir entrar no sono, as pessoas simplesmente não dormem, não tem um sono confortável e acordam incontáveis vezes na madrugada.

É muito recorrente os casos em que uma pessoa acorda diversas vezes durante a noite, sempre assutada e cada vez mais cansada, com mais sono. É uma sensação terrível, que somente quem já sofreu de insônia pode explicar.

Extremo cansaço matinal

Sem a qualidade do sono, a pessoa acorda mais cansada e desgastada do que foi dormir. Isso acontece porque ao não conseguir dormir, o corpo ficou mais estressado e liberou mais toxinas.

Por isso é comum acordar exausto e sem forças para realizar atividades corriqueiras, como, por exemplo: ir no supermercado, frequentar uma academia, ter forças para enfrentar a rotina de trabalho, as tarefas do dia a dia etc.

Prejuízo nas funções cognitivas

Esse prejuízo das funções cognitivas é outro sintoma que representa muito bem o que é insônia. Por estar sempre exausto, uma das primeiras funções a serem prejudicadas é a cognitiva.

Memória, concentração e habilidades motoras são totalmente afetadas, atrapalhando a rotina e até a produtividade no trabalho e na vida pessoal.

Aparecimento frequente de sintomas ansiosos e de estresse.

A pessoa que está com uma insônia crônica consegue perceber uma grande piora em sintomas da ansiedade: agitação, desespero, coração e respiração acelerados e o típico congestionamento de pensamentos.

Além disso, ficam mais irritadas e predispostas a reagirem com um estresse elevado a situações divergentes.

Crises frequentes de enxaqueca

Com a falta de sono e o excesso de estresse e cansaço, dores de cabeças crônicas começam a se tonar rotina.

Isso começa a afetar a qualidade de vida e desempenho nas funções do cotidiano da pessoa.

Aparecimento de crises intestinais.

Existe uma doença chamada de síndrome do intestino irritável. É considerada como uma doença somática, ou seja, agravada por fatores psicológicos.

A falta de sono, somada ao mau funcionamento do organismo decorrente a insônia, provocam esse tipo de doença.

Se você já tem uma predisposição a problemas gastrointestinais que estão piorando, é um grande sintoma da falta de sono.

Portanto é importante se cuidar.

Agora que você já sabe o que é insônia e quais seus principais sintomas, é preciso ficar atento e tomar ação se perceber que está entrando nesse estágio.

Lembre-se que o sono é o elixir da vida, sendo o remédio do cérebro. Sem sono, você perde sua saúde física e mental e começa a ter diversos problemas. Insônia não é brincadeira. Para ter longevidade, cuide do seu sono!

Você sofre de insônia? Conta para a gente como que está lidando com ela e quais as maneiras que utiliza para combater esse mal.

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress