Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

6 malefícios de uma noite mal dormida

6maleficiosdeumanoitemaldormida

Quais prejuízos uma noite mal dormida pode causar para a minha saúde? Conhecer a resposta dessa pergunta vai te mostrar a importância de manter uma qualidade de sono.

Mas o que é dormir mal? Dormir menos do que as 8 horas recomendadas, não dormir direito, acordando diversas vezes durante a noite, insônia. Tudo isso se enquadra nesse quesito.

Mas quais malefícios uma noite mal dormida pode causar?

Existem os prejuízos a curto prazo, que são aqueles que acontecem imediatamente após a má qualidade do sono. E existe aqueles que são a longo prazo, ou seja, problemas que vão se agravando e piorando após uma exposição muito longa a noites mal dormidas.

Conheça agora as principais consequências que a noite mal dormida pode causar para o seu corpo e mente:

1 – Alterações repentinas de humor

Um dos primeiros prejuízos a curto prazo é o efeito sobre o humor, principalmente em mulheres.

A noite mal dormida causa um estresse muito grande no corpo, o que faz com que ele secrete hormônios como a noradrenalina e cortisol.

Eles desequilibram o funcionamento orgânico como todo, desde funções corpóreas, até as mentais, portanto, a pessoa tende a ficar mais irritada e impaciente.

2 – Prejuízos ao funcionamento cognitivo

Esses daqui são notados a curto e longo prazo. Quando a pessoa dorme mal, a memória, raciocínio, atenção e até a coordenação motora são duramente afetados.

Isso afeta a vida pessoal e até profissional, reduzindo a produtividade no trabalho e também aumentando o nível de estresse.

3 – Sistema imunológico é afetado

Durante o sono que o nosso organismo limpa e recupera as células de defesa do corpo, acelerando o processo de cura.

Quando se tem uma noite mal dormida, esse processo simplesmente não é feito, o que causa que células contaminadas continuem circulando no organismo.

Infecções oportunistas, como a gripe, aproveitam essa imunidade baixa e atacam com força o organismo.

Além do mais, conforme comprovado cientificamente, quando se dorme menos, o organismo entende que existe uma agressão, aumentando o número de leucócitos que passam a atacar o próprio corpo.

4 – Dormir mal atrapalha o metabolismo.

Noite mal dormida afeta o metabolismo diretamente, pois a privação do sono faz com que a capacidade metabólica caia cada vez mais.

Ai que começam os problemas com obesidade e diabetes. Pessoas que dormem pouco tem uma probabilidade muito maior de desenvolver essas doenças do que aquelas que tem o sono regular.

5 – Doenças cardiovasculares, como a hipertensão

Essas doenças estão muito ligadas ao metabolismo também, sendo prejudicadas por uma noite mal dormida.

Os mesmos hormônios, cortisol e noradrenalina, acabam contraindo os vasos sanguíneos e causando taquicardias, pois aceleram o coração.

Tudo isso é fator de preocupação para o aparecimento de diversas doenças do coração e da pressão.

6 – Agravamento de transtornos mentais

Depressão e ansiedade se fortalecem quando se tem noite mal dormida. Isso porque quando não se tem uma qualidade de sono, os hormônios negativos são produzidos com mais frequência.

Enquanto os responsáveis pelo combate dessas doenças, tais como a serotonina e dopamina, não são liberados, o que favorece a piora dos sintomas.

Dormir bem é sinônimo de qualidade de vida e saúde

Agora que você conhece os prejuízos que uma noite mal dormida pode causar, é preciso se cuidar para evitar que tudo isso aconteça e te prejudique.

Durma no mínimo as 8 horas necessárias. Evite ficar estressado a noite e deixe seus problemas de lado antes de ir dormir.

Pratique atividades físicas e meditação guiada, elas ajudam a relaxar e dormir melhor. Cuidar do seu sono é cuidar da sua saúde.

Sua saúde e seu sono não podem ser deixados para lá. Conheça os riscos e mude seus hábitos nesse momento, antes que seja tarde demais.

O que achou do nosso material? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude as pessoas a entenderem a importância de uma noite bem dormida!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress