Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

A Psicologia por trás das Fake News

markus-winkler-BCvjjPU5RG4-unsplash

Não é de hoje que temos enfrentado uma epidemia de fake news. São notícias a respeito de vacinas, curas milagrosas, dinheiro fácil e crenças políticas. Mas o que leva as pessoas a espalharem notícias falsas?

Nesse post, vamos entender um pouco melhor o que são as fake news, bem como discutir fatores que nos levam a acreditar nelas.

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e Conteúdos exclusivos!

O que são fake news?

Fake news são informações falsas que se disfarçam de notícias e fatos verdadeiros. Elas têm tomado grande repercussão especialmente nos últimos anos.

Diferentemente do tempo em que havia somente três ou quatro redes de TV nacionais e alguns jornais impressos responsáveis pelas notícias, agora existem milhares de produtores de notícias em nossas redes, principalmente nas mídias sociais.

Essa enorme quantidade de notícias dificulta que as pessoas discriminem quais notícias são confiáveis ou não. E, ainda, além do maior número de informações, há fatores psicológicos que envolvem as fake news.

Por que as pessoas acreditam e compartilham fake news?

Podemos achar que somos ilesos em acreditar em fake news, não é mesmo? E é aí que nos enganamos.

Por diversos motivos podemos ser enganados, pelos outros ou por nós mesmos, devido à fatores psicológicos, como coesão social, viés de confirmação e credibilidade da fonte.

Coesão social

Pertencer a um grupo social é adaptativo ao ser humano. Isso significa que há uma tendência para criar uma coesão, uma união com algum grupo específico, isso é, de escolher um “lado” da história. 

Nesse contexto, defender um partido político ou fazer parte de um grupo social preenche necessidades fundamentais, como a de pertencimento, que substituem nossa necessidade de buscar a verdade.

Ou seja, muitas vezes, as posições particulares são deixadas de lado, em prol da necessidade de pertencer à um grupo. 

Viés de confirmação

Nosso cérebro tem a tendência a preferir notícias que correspondam e reforçam as nossas próprias crenças e opiniões. Dessa forma, evidências e opiniões contrárias são simplesmente ignoradas e descartadas.

É esperado, ainda, que algumas pessoas acreditem em informações absurdas, mas que digam o que elas queiram ouvir, e ainda a repassem para outras pessoas sem uma reflexão mais profunda e racional.

Julgamento da credibilidade da fonte

Outro fator que pode levar à credibilidade em fake news é a fonte de informação. Nós acreditamos mais em quem está em uma posição hierárquica considerada superior ou de grande credibilidade.

É comum encontrarmos no início de fake news uma apresentação extensa de quem, supostamente, originou a fala, como “Doutor especialista em infectologia” ou “Professor doutor em neurociências”, entre outros exemplos, para dar credibilidade à informação conseguinte.

E muitas vezes, se pesquisarmos afundo, esses profissionais sequer existem ou nunca passaram determinada informação.

Como combater as fake news?

Embora nossa capacidade de raciocinar possa ser falha, especialmente quando queremos pertencer à um grupo e confirmar nossas crenças, podemos utilizar algumas estratégias para que possamos compreender e agir de acordo com informações verdadeiras.

Não acredite em tudo o que você recebe

O desafio maior é entender que notícias falsas, tendenciosas e a desinformação estão presentes em todo lugar, e devemos estar atentos para detectá-las e evitá-las.

Na dúvida, pesquise a informação em fontes confiáveis: coloque as palavras-chave no navegador, e veja se a informação condiz com a realidade ou não.

Tenha a mente aberta

Embora tenhamos a tendência em acreditar apenas no que condiz com nossas crenças, leia notícias de várias fontes e de diferentes pontos de vista.

Procure informações com opiniões contrárias ao que você acredita, buscando compreender o que o outro lado pensa.

Esse exercício de empatia deve ser diário, e pode fazer com que você mude um pouco de ideia, ou tenha ainda mais argumentos para fortalecer a sua opinião.

Busque provas

Notícias verdadeiras apresentam dados concretos, bem como suas fontes e técnicas de apuração.

Assim, suspeite de notícias que tragam apenas achismos e opiniões pessoais. Busque aquelas que possuem provas e dados concretos.

O maior desafio dos últimos tempos é o dialogar sobre crenças e opiniões diferentes.

Pratique a empatia e a curiosidade, tentando compreender o ponto de vista do outro, e sustente suas ideias e argumentos com fatos concretos.

Não esqueça de “assinar/curtir” nosso Podcast na sua plataforma preferida e receber os últimos episódios sempre que forem lançados.

Ouça na sua plataforma favorita:

🎧 Spotify

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

🎧 Deezer

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress