Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Ansiedade durante a noite: quais os sintomas e tratamentos

Design sem nome - 2022-01-31T203642.122

O coração aperta, a garganta fica seca, os olhos não conseguem fechar e vem aquela angústia, aquele medo pelo futuro, às vezes, até as mãos ficam suadas.  Você se identificou com essas sensações? Elas podem ser sinais  da ansiedade noturna. 

Durante o dia passamos horas trabalhando, cuidando, muitas vezes, dos filhos, da casa, reuniões e toda uma rotina agitada. Seria natural, a noite o corpo descansar facilmente e ao deitar você adormecer rapidamente, mas não é isso o que acontece.   

30% dos adultos sofrem de insônia crônica ou problemas para dormir, segundo pesquisas da Sleep Foundation in America. 

👉 Siga: @ukoroficial

Mas porque certos pensamentos vem à tona na hora de dormir?

Abaixo você encontrará resposta para essa pergunta e quais caminhos seguir para se livrar desses pensamentos indesejados e ter uma noite tranquila. 

Como identificar a ansiedade noturna?

Alguns fatores que acometem as pessoas que tem ansiedade noturna, são:

  • Dificuldade em adormecer;
  • Preocupações sobre as tarefas do dia seguinte;
  • Insegurança pelo futuro;
  • Antecipação de acontecimentos ruins;
  • Palpitações;
  • Respiração ofegante;
  • Insegurança;
  • Sono não contínuo;
  • Mente agitada;
  • Cansaço emocional e físico;
  • Inquietação;
  • Necessidade de levantar-se de madrugada;
  • Necessidade de manter os olhos abertos;
  • Dificuldade de concentração.

O Transtorno de ansiedade generalizada (TAG) pode ser acometido em qualquer horário. Para muitas pessoas ele aparece à noite porque é o momento onde o cérebro recebe menos estímulos a distrações. Nesse momento o que vivemos durante o dia, as situações ruins, inacabadas e problemas que devem ser resolvidos no dia seguinte vem à tona. 

Um alerta sobre a ansiedade noturna – apesar de acometer a noite, ela é reflexo do que foi vivido durante o dia. À noite, o córtex pré-frontal, área do cérebro que é voltada à execução, ao planejamento e por sentirmos e expressamos emoções, fica mais focado em executar as atividades racionais, por exemplo, nossas atividades no trabalho. Com o fim das tarefas e o relaxamento dessa área, ela se volta às emoções.

Assim, os pensamentos ficam mais conectados ao emocional, por isso aparece a ansiedade noturna.

Estudos indicam que a diferença entre uma pessoa que dorme tranquilamente e uma pessoa que apresenta dificuldades em adormecer está na qualidade dos seus pensamentos na hora de dormir. Aquele que leva mais tempo para dormir, normalmente, está com os pensamentos mergulhados em preocupações. 

Mas como controlar os pensamentos? Não controlamos. Apenas deixe existir e ir embora. Quanto mais você tentar controlá-los mais sua cabeça estará imersa nesses pensamentos, e assim, um ciclo vicioso é criado. 

É importante lembrar que nem todas as pessoas sentem o distúrbio do sono da mesma maneira, enquanto uns podem ficar com emoções mais agitadas, outros podem simplesmente paralisar. Fique alerta enquanto os sinais que o seu corpo dá, e se, esses pensamentos à noite estiverem atrapalhando no dia seguinte o seu desempenho no trabalho, nas relações familiares, chegou o momento de procurar um tratamento específico e voltar a dormir tranquilamente. 

Durma melhor e mude a sua vida!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

6 dicas para acabar com a ansiedade noturna

Algumas pessoas quando sentem essas emoções que a impedem de dormir tranquilamente a noite, tendem a procurar medicamentos para sanar o mal acometido, mas o caminho mais adequado e eficaz de se livrar da ansiedade noturna é mudando hábitos. 

Coloque os problemas no papel

Um estudo feito por Oxford descobriu que escrever sobre as preocupações antes de dormir pode ser uma boa técnica para se livrar da ansiedade noturna. funciona como se a pessoa extraísse o que está sentindo e colocasse tudo no papel, deixando-a mais leve e menos ansiosa. Por isso, 5 minutos antes de dormir, faça esse exercício. 

Respire

A respiração correta oxigena o corpo e acalma os pensamentos e o corpo. Faça exercícios de respiração ou medite antes de dormir.

Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos estimulam mudanças metabólicas no nosso organismo. Dependendo do tipo de exercício nosso corpo pode ficar disposto ou relaxado. À noite, tente fazer exercícios que vão relaxar seu corpo, como alongamento, yoga. 

Tenha um Hobby

Fazer uma atividade que você ama, além daquelas que você é obrigado, é fundamental para reduzir a pressão psicológica.

Faça algo sem cobranças, apenas que você goste e tenha prazer.  Dedique, pelo menos, uma hora por dia nessa atividade. 

Aceita a vulnerabilidade

A ansiedade normalmente está ligada a problemas que você quer resolver. Mas, nem tudo você irá resolver, pois nem sempre está nas suas mãos a decisão. Sempre que possível, repita a frase do psicólogo Paul Coleman “ eu aceito a incerteza por ora, vou agir quando for possível”.

Faça a higiene do sono

Antes de dormir afaste-se do celular, luzes fortes, tabletes, pois as luzes que esses aparelhos emitem atrapalham o sono. A partir das 21h a melatonina, o hormônio do sono, começa a agir no nosso corpo, então, o ideal é não consumir mais nenhum estímulo que atrapalhe o seu sono após as 21h. 

Faço do seu quarto um local adequado para o sono. Deixo-o com uma iluminação e temperatura agradável.

Você pode fazer todo o passo a passo da higiene do sono através do curso: O Poder do sono

Se depois de seguir as 6 dicas para dar adeus à insônia noturna e mesmo assim, sentir que ainda não está 100% com o sono tranquilo, o ideal será procurar um médico especialista em transtornos do sono. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. https://canaltech.com.br/saude/ansiedade-noturna-por-que-certos-pensamentos-nos-atrapalham-na-hora-de-dormir-207615/
  2. https://apsiquiatra.com.br/ansiedade-noturna/
  3. https://psicologiadockhorn.com/blog/ansiedade-noturna-entenda-o-que-e-e-como-tratar-esse-problema/
  4. https://www.zydusbrasil.com/2019/08/23/ansiedade-noturna/

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress