Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Como a atividade aeróbica pode reduzir a apneia do sono

Apneia do sono e exercício aeróbico

Em 2007, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que cerca de 100 milhões de pessoas sofriam de apneia obstrutiva do sono (AOS). Na época, já admitiram que os dados poderiam ser incompletos, devido ao grande número de pessoas não diagnosticadas e à limitação dos meios de pesquisa.

Em 2018, na conferência internacional da American Thoracic Society (ATS), um novo estudo foi apresentado, estimando desta vez, que mais de 936 milhões de pessoas sofrem com a AOS ao redor do mundo. Seria um aumento de quase 10 vezes, não fossem as limitações de pesquisa citadas.

De qualquer forma, é evidente a importância deste assunto. No artigo de hoje vamos demonstrar como a prática de exercícios aeróbicos pode reduzir os sintomas da apneia. Continue lendo para entender melhor.

O que é Índice de Apneia-Hipopneia (IAH)?

A gravidade da apneia é medida pela quantidade de apneias e hipopneias que acontecem dentro de uma hora. Apneia é a interrupção total da passagem do ar para os pulmões, enquanto a hipopneia é a interrupção parcial, mas que também compromete a respiração. O exame através do qual se identifica isso é a polissonografia (já falamos sobre isto aqui). O médico faz a contagem dos eventos de apneias e hipopneias e estabelece uma média.

Os índices para adultos são: (1) apneia leve, quando o IAH é de 5 a 10 eventos por hora, (2) apneia moderada, se o IAH for entre 15 e 30 eventos por hora, e apneia grave se o IAH for de 30 eventos ou mais dentro de uma hora.

Estudos sobre o impacto do exercício físico no IAH

Um artigo publicado no Jornal Brasileiro de Pneumologia aponta para a escassez de estudos específicos relacionando diretamente, e de forma isolada, atividade física e AOS. Mas, em duas meta-análises envolvendo diversos estudos, observou-se que exercícios aeróbicos, isolados ou combinados com outros tipos de exercício, resultaram em melhoras significativas em vários aspectos relacionados à apneia.

Estes estudos descobriram que pessoas que sofriam de AOS, quando submetidas ao exercício regular, apresentavam redução de 32% no IAH (isto é, redução de 6,27 eventos por hora). Além de uma redução de 28% na sonolência diurna e aumentos de 5,8% na eficiência do sono e 17,65% no volume de oxigênio no sangue, VO2 (no momento de maior pico).

Por que isso acontece?

A prática de exercícios aeróbicos trabalha principalmente o sistema cardio-respiratório. Isso significa que a musculatura responsável pela respiração e pelo controle da pressão sanguínea vai se fortalecendo. À noite, quando dormimos, esta musculatura continua trabalhando para manter nossos sinais vitais. Como a apneia e a hipopneia são obstruções respiratórias, quanto melhor preparada for a musculatura que envolve pulmão, coração, diafragma, etc., melhor!

Há também uma correlação entre a quantidade de gordura acumulada na região do pescoço e a AOS. Em um estudo experimental realizado pelo Laboratório do Sono do Instituto do Coração (InCor) em São Paulo, os voluntários que praticaram diariamente, por três meses, alguns exercícios para fortalecer a musculatura da garganta em torno da língua, do palato mole e das paredes laterais da faringe, tiveram a circunferência do pescoço diminuída em até 1 centímetro.

Quando falamos de exercícios aeróbicos, é claro que não são exercícios isolados para esta região, como este tratamento do InCor propôs, mas há um efeito indireto na queima de gordura, o que pode também influenciar no funcionamento da musculatura da via aérea superior.

Diante de um problema que atinge tantas pessoas – quase 1 bilhão ao redor do mundo, como vimos –, é fundamental conhecer formas acessíveis de tratamento e prevenção da apneia obstrutiva do sono (AOS). A prática de exercícios aeróbicos pode ser uma destas alternativas. Portanto, fazer uma caminhada, correr, pedalar ou nadar, podem ser muito úteis para quem sofre deste mal.

Lembrando que toda atividade física, por mais simples que pareça, envolve certo risco, então é importante procurar um profissional de educação física ou um médico para avaliar outros fatores da sua saúde. De qualquer forma, ao começar, lembre-se de respeitar seus limites e seu condicionamento físico atual. Exercitar-se dentro do que é saudável pode ser muito útil para melhorar seu sono!

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

Durma melhor e mude a sua vida!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

Mude seu sono e viva melhor! Baixe o APP da Ukor na Loja da Google Play e Apple Store e tenha acesso a mais de 700 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.

Saúde | Bem Estar | Insegurança | Saúde Mental | Produtividade | Histórias que Inspiram | Ansiedade | Disciplina | Foco | Trabalhar | Sono | Autoconhecimento | Auto Estima | Equilíbrio | Emoção | Durma Melhor | Relacionamento | Humor | Produtividade | Ronco

Referências Bibliográficas

1: Andrade, Flávio Maciel Dias de and Pedrosa, Rodrigo PintoThe role of physical exercise in obstructive sleep apnea. Jornal Brasileiro de Pneumologia [online]. 2016, v. 42, n. 06 [Accessed 23 November 2021] , pp. 457-464. Available from: <https://doi.org/10.1590/S1806-37562016000000156>. ISSN 1806-3756. https://doi.org/10.1590/S1806-37562016000000156

2: Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/exercicios-contra-a-apneia/, consultado em 23/11/2021, às 12h14.

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress