Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Armadilhas da Ansiedade: esquiva e distração

adult-beautiful-beauty-1458826

A ansiedade negativa geralmente traz muito desconforto pra nossa mente e para o nosso corpo. Geralmente os pensamentos ansiosos nos leva a um futuro desastroso, nos preocupando gerando agitação e medo.

A reação do nosso corpo acompanha a avaliação ansiosa que nossa mente faz trazendo dor de cabeça, dor no peito, respiração acelerada, tensão muscular e até náusea.

A coisa mais natural que fazemos ao sentir desconforto é tentar exterminá-lo o mais rápido possível, costumamos evitar inclusive possíveis lugares ou situações capazes de gerar a ansiedade.

Esta estratégia pode ajudar a curto prazo, mas é um “tiro no pé” a longo prazo. Você não vai conseguir viver uma vida plena se evitar tudo que o deixar desconfortável. Se você adotar o padrão de esquiva na sua vida, nunca vai conseguir aplicar para o emprego dos seus sonhos e que você ainda não se sente tão preparado.

Nunca vai convidar aquela pessoa pra sair que você se sente especialmente atraído. Nunca vai arriscar se colocar numa situação que inspire alguma duvida. Quando você se esquiva frequentemente tende a se afastar de muitas coisas, pessoas e situações o que cria um ciclo negativo de evitação.

Para piorar, este ciclo de esquiva e evitação pode aumentar a sua ansiedade. Quando você começa a evitar as coisas que te deixam ansioso, você recebe um pequeno alívio a curto-prazo e por isso precisa estar sempre evitando e se esquivando de situações ansiolíticas buscando essa recompensa, um ciclo interminável.

Ao mesmo tempo, quando você deixa de enfrentar as situações ansiolíticas, perde a chance de aprender que a situação geradora de medo e ansiedade não era tão difícil assim. A esquiva vai se tornando um hábito e o que você está evitando vai ficando maior e mais complicado dentro de você.

A partir do que acabamos de te ensinar vamos listar alguns atividades saudáveis para ajudar a enfrentar a ansiedade e outras que você pode usar mas com moderação, cuidando para não cair na armadilha da esquiva e evitação

Atividades e formas de enfrentamento de ansiedade saudáveis

1. Praticar Atividade física
2. Serviço comunitário
3. Dançar
4. Ouvir música
5. Tocar um instrumento
6. Ler sobre assuntos que te interessam
7. Passar tempos com os amigos
8. Estudar um assunto que te interessa
9. Cuidar do seu animal de estimação
10. Escrever

Agora algumas atividades para enfrentar a ansiedade, mas utilize-as com moderação!

1. Comprar algo que você gosta
2. Comer algo gostoso
3. Dormir
4. Cinema ou TV
5. Vídeo game
6. Tempo nas redes sociais

Porque com moderação as atividades acima? Por que elas podem acabar virando atividades de esquiva e gerando aquele alívio a curto prazo. Se você passa o dia todo comendo ou na frente da TV ou do vídeo game não está usando estas práticas de maneira saudável, está no ciclo da esquiva e da evitação das responsabilidades da vida. Use-as com moderação!!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress