Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Autocompaixão como aliada para lidar com a ansiedade

sarah-gualtieri-pki4OcVbfEI-unsplash
Cuide de você! Comece pelo sono.

Você está sentindo que seus pensamentos estão acelerados, seus músculos estão tensos e seu coração parece um tambor em alguns momentos? Pois bem, você pode estar experimentando ansiedade. E saiba que você não está sozinho. Segundo pesquisas, os casos de ansiedade e estresse mais do que dobraram no período da pandemia.

Mas por que estou sentindo isso?

A ansiedade é a antecipação de uma ameaça futura, que pode ser real ou não. É acompanhada da percepção de que estamos sendo ameaçados, vulneráveis ou de que perdemos o controle de tudo. De alguma forma, a ansiedade tem a função de nos proteger de situações ameaçadoras, como higienizar as mãos e evitar sair de casa. Podemos dizer, nesse contexto, que a ansiedade é adaptativa. No entanto, podemos superestimar a ameaça, e a ansiedade pode ser descontextualizada, persistente, com grande intensidade e por períodos prolongados, o que pode prejudicar a realização das nossas atividades cotidianas.

E como lidar com isso?

E se, ao invés de se martirizar e tentar reprimir seus sentimentos, você praticar a autocompaixão? A autocompaixão não é uma maneira de nos julgar positivamente ou fugir dos nossos problemas, mas é uma forma de nos relacionarmos gentilmente, acolhendo nós mesmos, com todas nossas dificuldades. Está relacionada à compreensão de que o sofrimento e a imperfeição fazem parte da experiência humana, não nos julgando com tanta dureza ou severidade.

E a autocompaixão, nesse momento que estamos passando, pode ser útil para continuarmos avançando, apesar das adversidades. Pesquisas mostram que a autocompaixão pode reduzir a ansiedade, depressão e sentimentos de estresse. Então, ao invés de nos martirizarmos e nos julgarmos exageradamente, sendo muito duros com nós mesmos, por que não praticar a autocompaixão?

Ao invés de tentar negar ou fugir do que está sentindo, como “não posso sentir isso” ou “isso não pode estar acontecendo comigo”, mantenha-se atento e conectado aos seus sentimentos. Pode ser útil tomar consciência dos seus sentimentos sem julgamentos, reconhecer que isso faz parte da experiência humana e de que outras pessoas passam e sofrem por isso, e oferecer a você mesmo o acolhimento gentil e amoroso.

Como praticar a autocompaixão?

  1. Seja seu amigo

Imagine que um amigo próximo está desabafando com você, confidenciando a sua ansiedade e medo. Como você reagiria nessa situação? O que você diria a ele? Adote essa postura gentil e acolhedora consigo mesmo.

Encontre e se engaje em atividades que você gosta e sente prazer. Pode ser ler um livro, praticar meditação ou algum exercício físico. Cuide de você, afinal de contas, só você pode fazer isso!

  • Ajude e seja ajudado

Você não precisa ser forte o tempo todo, especialmente nesse momento. Procure alguém de confiança e converse e compartilhe o que você está sentindo. Permita-se ser ajudado. E você pode, também, ajudar outras pessoas. Pense em como é significativo poder ajudar e amparar pessoas que estão precisando.

  • Medite!

A meditação é uma ótima ferramenta para praticar a autocompaixão, e mesmo para reduzir os sintomas da ansiedade. Você pode iniciar aos poucos, com tempos reduzidos, e com o passar do tempo vai pegando a prática!

E caso precise, não hesite em buscar ajuda profissional!

Trabalhe a autocompaixão e se conheça melhor. Baixe o APP da Ukor na Loja da Google Play e Apple Store e tenha acesso a mais de 700 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.


Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress