Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Autocuidado: 8 dicas para cuidar melhor de você mesmo!

darius-bashar-xMNel_otvWs-unsplash

Você já ouviu falar em autocuidado? Talvez você não saiba definir exatamente o isso significa, mas o coloca em prática diariamente, em diversos momentos.

O autocuidado reflete ações desde escovar os dentes, tomar banho e passar filtro solar no rosto, até ações mais complexas, como escolher refeições mais saudáveis, praticar uma atividade física e evitar situações desconfortáveis, entre outras. 

 

O que é autocuidado?

O autocuidado é o engajamento de uma pessoa em ações que visam a preservação da sua vida e do seu bem-estar.

Em outras palavras, é o cuidar, ocupar-se e preocupar-se consigo mesmo. 

Essas ações são voluntárias e intencionais, envolvem a tomada de decisão e têm como objetivo preservar a integridade, o funcionamento e o desenvolvimento humano.

Ou seja, é uma habilidade extremamente adaptativa. E essas ações podem ser afetadas e diferenciadas de acordo com a idade, o sexo, o estado de desenvolvimento e de saúde, condições sócio-econômicas e costumes do meio em que se encontra.

Assim, por exemplo, o que é autocuidado para você, na sua família, na sua cidade e no seu pais, é diferente do autocuidado praticado em outro contexto.

 

Quais ações caracterizam o autocuidado?

Como já mencionado acima, o autocuidado significa escolher e adotar comportamentos que preservem a nossa vida e bem-estar.

Entre eles, podemos citar: praticar uma atividade física, comer alimentos saudáveis, dormir o suficiente, praticar yoga ou meditação, abster-se do uso de substâncias tóxicas, evitar comportamentos de risco físico e aprender a lidar de forma construtiva com nossas emoções. 

E essa habilidade é desenvolvida ao longo da nossa vida. Você se lembra da sua mãe dizendo para você andar devagar, senão ia cair e se machucar?

E quando caia e se machucava, ela dizia para você ficar calmo, assoprar e lavar o arranhão no joelho?

Essas lições iniciais de autocuidado nos ajudavam a preservar a nossa integridade física, e a acalmar nossas emoções de medo e dor, e foram se ampliando ao longo da nossa história.

 

8 dicas para cuidar melhor de você

Praticar o autocuidado nem sempre é fácil. Muitas pessoas estão muito ocupadas, têm trabalhos estressantes e são pressionadas para sempre produzirem mais, sem tempo para olhar para si.

Pior, às vezes se sentem culpadas por dedicar tempo para cuidarem de si mesmas. Portanto, seguem algumas dicas para praticar o autocuidado.

1. Descubra quais atividades são prazerosas para você

O autoconhecimento é o primeiro passo para o autocuidado. Quais são as suas preferências? O que você gosta de fazer? O que te dá prazer?

Faça uma lista respondendo essas questões, como ler um livro no seu cantinho favorito, assistir um filme ou série que te agrada, cuidar do jardim, ou passear com seu pet, entre outros.

🤍 Este é um convite para refletir sobre seu próprio caminho e se conectar com sua intuição: Autoconhecimento como aliado da saúde mental

2. Seja organizado

Após reconhecer o que você gosta de fazer, organize-se!

Tenha um planner em que você organize seus compromissos e afazeres, bem como seus momentos de lazer e prazer, sabendo exatamente o que você precisa fazer para se cuidar melhor.

3. Cuide do seu sono

O sono pode ter uma grande influência sobre a sua saúde física e mental. E muita gente acaba negligenciando-o por falta de tempo ou por não dar devida importância.

Assim, cuide do seu sono! Estabeleça uma rotina do sono, dormindo e acordando o mesmo horário todos os dias, evite cafeína e outros estimulantes no período da noite e prepare o seu ambiente para dormir, de modo que o quarto esteja escuro, silencioso e com uma temperatura amena. 

💬💤 Faça parte da Comunidade Dormindo Melhor: Receba informações, materiais e aulas com dicas para superar a insônia, praticar a higiene do sono e viver com mais saúde e vitalidade no seu dia a dia. Aqui, você terá acesso a suporte contínuo e a chance de trocar ideias com uma comunidade que prioriza o bem-estar e a qualidade do sono.Participe!

4. Faça exercícios diariamente

Praticar um exercício melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose e cânceres, controla a pressão arterial, melhora a qualidade do sono e contribui para a manutenção do peso e da sua autonomia na vida diária.

Além disso, reduz o estresse e a ansiedade e melhora o desempenho cognitivo, como a memória e a concentração.

Pode ser difícil praticar sistematicamente um exercício todo dia, mas você pode incorporar outros exercícios, como caminhadas, yoga e exercícios em casa para se encaixarem na sua agenda mais facilmente.

5. Cuide da sua alimentação

O que você come impacta significativamente na sua saúde física, que pode auxiliar no controle de peso e prevenção de diversas doenças citadas acima, como também na saúde mental, melhorando nossa cognição e produzindo emoções associadas ao bem-estar.

Ingerir alimentos naturais e saudáveis, como peixes, frutas, vegetais e oleaginosas é extremamente importante para cuidar de você mesmo.

6. Saiba dizer não

Dizer não é uma tarefa muito difícil para algumas pessoas, que se sentem na obrigação de dizer sim e agradar aos outros a todo momento, anulando suas próprias vontades.

Isso pode trazer diversos prejuízos, levando à sobrecarga de tarefas, esgotamento, estresse e irritabilidade.

Pode levar um pouco de prática, mas depois que você aprende a dizer educadamente não, começará a se sentir melhor e terá mais tempo para cuidar de você mesmo.

7. Tenha equilíbrio e consciência

Autocuidado é também saber parar e/ou eliminar alguns comportamentos.

Por exemplo, saber reconhecer uma dor de lesão e encerrar o treinamento, fazer pausas em um dia estressante no trabalho ou trocar de esporte quando o atual está gerando muitas lesões e sofrimento.

8. Pratique a autocompaixão

Autocompaixão é uma forma de nos relacionarmos gentilmente, aceitando todas as nossas falhas e imperfeições.

Isso significa que não devemos ser tão rígidos e severos com nós mesmos, devemos reconhecer que também passamos por momentos difíceis e tristes, que isso faz parte da experiência humana e que não devemos nos julgar de forma tão crítica.

Significa sermos bondosos e amorosos com nós mesmos.

 

É imprescindível reservar um tempo na sua vida para cuidar de você mesmo.

Não somos robôs, e sim seres humanos com seus deveres e prazeres, e manter um equilíbrio para cuidar da nossa saúde e bem-estar é essencial nos dias de hoje.

Acordar 10 minutos antes para praticar meditação, tomar uma xícara de café saboroso no meio do expediente, fazer uma caminhada, tomar um banho quente e aromático, ou sair para curtir os amigos fará diferença no seu dia-a-dia.

 

O ambiente seguro para tratar sua ansiedade e estresse sem remédio

Ukor ensina um método com base científica para reduzir em 45% a insônia, ansiedade, depressão e estresse em 12 semanas. Conheça clicando aqui!

Siga a Ukor nas redes sociais ▫ Instagram | Linkedin

🎧 Podcast Cuidando de Você: Spotify | Deezer | Apple Podcasts | Google Podcasts

 

Saúde | Bem Estar | Saúde Física | Saúde Mental | Produtividade | Histórias que Inspiram | Ansiedade | Comer Bem | Dietas | Emagrecer | Comer Saudável | Autoconhecimento | Auto Estima | Equilíbrio | Emoção | Luta pela Vida | Internacional | História de Vida | Mundo | Esporte | Apresentador | Repórter

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress