Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Autoestima: Veja 6 formas para desenvolvê-la

sandra-l-sarango-toM-BH2nOHg-unsplash (2)

Muitas pessoas queixam-se da baixa autoestima e o quanto isso afeta a sua vida pessoal, profissional e os seus relacionamentos. De fato, a autoestima é essencial para nos sentirmos bem e confiantes e enfrentarmos as diversas demandas do nosso cotidiano. Para tanto, vamos entender um pouco melhor o que é autoestima e algumas dicas simples para desenvolvê-la.

O que é autoestima?

A autoestima é um sentimento que referente a confiança e valorização de si mesmo. É uma avaliação subjetiva que fazemos de nós, que pode ser positiva ou negativa. Por exemplo, pessoas com boa autoestima são mais confiantes, têm um autoconceito positivo e são menos sensíveis às avaliações externas. Já pessoas com baixa autoestima são mais inseguras, autocríticas, se colocam “para baixo” com frequência e são mais sensíveis às avaliações externas, por conta do constante medo da rejeição. E como podemos melhorar nossa autoestima?

Dicas para aumentar a autoestima

  1. Tenha uma atitude positiva em relação a si mesmo

Que tal começar a reconhecer e acreditar no seu potencial, assim como você faz com as pessoas que estima? Para que possamos alcançar qualquer coisa na vida, devemos ter uma atitude positiva e acreditar em nós mesmos, reconhecendo nossos pontos fortes. Faça uma lista sobre isso! No começo pode ser difícil, mas eu tenho certeza que você tem atributos e diferenciais ímpares.

  1. Comece fazendo

A baixa autoestima pode gerar insegurança e nos paralisar diante de várias situações. No entanto, nunca teremos consequências positivas se não fizermos nada. Assim, mesmo que você sinta medo ou insegurança, tenha objetivos claros e alinhados com seus valores, e vá em frente, “step by step“! Seja no acerto ou no erro, sempre há algo novo a ser aprendido.

  1. Cuide de você

Se você não cuidar de si mesmo, quem o fará? Assuma a responsabilidade pelo seu autocuidado: identifique atividades que você gosta e são prazerosas, e as insira na sua rotina. Você não precisa esperar o final de semana ou as férias para cuidar de você e se divertir.

  1. Pratique atividade física

Além de liberar neurotransmissores associados à felicidade e ao bem-estar, como serotonina e betaendorfina, a prática de atividade física promove a autoestima, autoconfiança e autoconceito. Com o tempo, melhoramos a percepção da nossa imagem corporal e o relacionamento com nós mesmos.

  1. Cuide da sua alimentação

Comer de forma saudável ajuda a nos sentirmos bem com nós mesmos, já que nos sentimos mais energizados e com mais disposição para lidar com o nosso cotidiano. Evite dietas da moda e opte por alimentos naturais ou pouco processados. Prefira frutas, verduras, vegetais e carnes magras, ao invés de alimentos ricos em açúcar e gordura.

  1. Pratique a autocompaixão

A autocompaixão é uma forma de nos relacionarmos gentilmente, acolhendo nós mesmos, com todas nossas imperfeições e dificuldades. Ela está relacionada à compreensão de que a imperfeição faz parte da experiência humana, e assim não precisamos nos julgar com tanta dureza ou severidade. Saiba que você não precisa ser perfeito para ser aceito, precisa ser você mesmo!

A autoestima precisa ser praticada diariamente para que possa florescer! Assim, comprometa-se com o cuidado de si mesmo e divirta-se!

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

Trabalhe sua autoestima e coloque em prática!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

Melhore sua autoestima! Baixe o APP da Ukor na Loja da Google Play e Apple Store e tenha acesso a mais de 700 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.

Saúde | Bem Estar | Insegurança | Saúde Mental | Produtividade | Ansiedade | Disciplina | Foco | Trabalhar | Podcast | Autoconhecimento | Auto Estima | Equilíbrio | Emoção | Autoestima

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress