Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Os impactos do bullying na saúde do adolescente

bullying adolescente

O bullying é um tipo de violência que impacta negativamente os jovens, principalmente em ambiente escolar. O bullying, como está definido na Lei n°13.185, é classificado como um tipo de intimidação sistemática, havendo violências físicas ou psicológicas em atos de humilhação ou discriminação. Segundo os dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) publicado em 2015, cerca de 1 em cada 10 estudantes no Brasil é vítima de bullying [1]. Além disso, pesquisas mostram os danos de curto e longo prazo que o bullying pode acarretar na saúde mental dos adolescentes no ambiente escolar [2], sendo que a depressão, baixo autoestima, ideação e tentativas de suicídio são frequentes na população envolvida com o bullying.

A relação do bullying e distúrbios do sono

Além disso, estudos sugerem que o bullying está relacionado com distúrbios no sono. Em um estudo chamado “Sleep it off: Bullying e distúrbios do sono em adolescentes” [3], as diferenças nos distúrbios do sono (medo noturno, insônia e parassonias) entre jovens vítimas de bullying, jovem que fazem bullying e jovens não envolvidos foram examinadas. Os resultados demonstraram que os grupos de vítimas de bullying reportam mais distúrbios de sono. Desse modo, as consequências do bullying podem ser severas.

Em outro estudo, chamado “Bullying em adolescentes e dificuldades do sono” [4], foram investigados a associação de maiores problemas de sono e saúde com os envolvimentos de jovens no bullying. O estudo demonstrou que jovens que sofrem com o bullying têm mais chances de ter dificuldades de dormir sérias.

Desse modo, o bullying pode ser um fator estressor na vida de muitos jovens, o que impacta sua qualidade de sono. Os problemas no sono podem ser um agravante em outros campos da saúde mental, já que outros quadros, como a depressão ou a ansiedade são comuns em pessoas com dificuldades em dormir.

Durma melhor e mude a sua vida!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

Conclusão

Em resumo, pode ser importante, ao se deparar com um jovem com problemas no sono, avaliar como se dá seu contexto educacional. Dada a alta incidência de bullying nos jovens, e os resultados dos estudos mencionados, o bullying pode ser tanto um evento que ocasiona como mantém os transtornos do sono. 

Cuidar dos problemas de sono de um jovem sofrendo bullying pode ser um fator protetivo para que ele não desenvolva outras questões que podem prejudicar sua saúde mental. Essas informações, podem ser importantes para todos aqueles profissionais da saúde que trabalham com adolescentes e jovens, como por exemplo pediatras e educadores.

Um jeito que pode ser de baixo custo e que diferentes profissionais podem aplicar, é ensinar os hábitos da higiene do sono! Entretanto, é importante lembrar que dependendo da severidade do transtorno do sono, o acompanhamento com médicos e psicólogos do sono são de muita importância, pois são profissionais que, no caso dos médicos, podem receitar medicamentos se necessário e, no caso dos psicólogos, aplicar tratamentos não farmacológicos como a Terapia Cognitivo-Comportamental para a Insônia.

Referências

[1] http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/34487#:~:text=A%20Lei%20n%C2%BA%2013.185%2C%20em,e%20apelidos%20pejorativos%2C%20entre%20outros.

[2] https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/4354

[3] https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1016/j.adolescence.2018.07.012

[4] https://ejop.psychopen.eu/index.php/ejop/article/view/815

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress