Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Café da manhã é a refeição mais importante do dia?

rachel-park-hrlvr2ZlUNk-unsplash

Alguns estudos verificaram que pessoas que consomem café da manhã tendem a ficar fisicamente mais ativas no período matinal. Relacionam também essa refeição à melhora de alguns parâmetros metabólicos – como a sensibilidade à insulina, importante marcador do diabetes – e até mesmo com a manutenção do peso corporal. 

Outros, mostram que não faz diferença e, apesar de escutarmos desde pequenos que é a principal refeição do dia, as evidências científicas não são tão claras nesse aspecto.

Como saber

É fundamental saber se essa refeição é importante para você, pensar se o seu corpo precisa desses nutrientes nesse horário, ou seja, se você acorda com fome. Se sim, talvez não seja muito adequado pular o café da manhã e chegar ao horário de almoço faminto.

Quanto maior a nossa fome, menor a nossa capacidade de fazer boas escolhas alimentares e maiores as chances de exagero. Agora, se você acorda sem fome e sente que ela só começa a se intensificar para o almoço, e ao chegar nele você consegue se alimentar bem, então o café da manhã para você talvez seja dispensável. Mas ATENÇÃO! Uma coisa é pular o café da manhã pois não se tem fome, outra bem diferente é ter fome e não comer por querer emagrecer.

Muitas vezes esse desrespeito às necessidades básicas do corpo pode gerar comportamentos indesejados como exageros alimentares ou até mesmo compulsão alimentar em outro momento do dia.

Na nutrição não existe uma única regra, o importante é testar e descobrir se a estratégia faz sentido ou não para VOCÊ. Se você se sente bem ficando em jejum e não tem qualquer tipo de prejuízo com isso, ótimo! Agora, se você chega no almoço ou jantar faminto e tende até a exagerar nessas refeições, veja se incluir um café da manhã de qualidade pode te ajudar.

Além disso, a nossa fome não é a mesma todos os dias, por isso o mais importante é ficar atento a essas mudanças e respeitá-las.

Logo, por mais que na maioria dos dias você acorde com fome, se um dia acordar sem fome a achar que não precisa comer, tudo bem. Apenas leve um lanche leve com você para o caso da fome aumentar no meio da manhã.

Prepare-se

Uma das principais dicas para uma alimentação de qualidade é a organização!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress