Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Chupar o dedo na hora de dormir e os impactos no sono

3fz10qkfzqf4jzw18rv0pih59

Quando bebê ou ainda criança, os pais acham que chupar o dedo na hora de dormir é um ato gracioso, que essa ação inocente é desprovida de impactos no sono. Inclusive, alguns adultos possuem esse comportamento na hora de dormir. Nosso tema hoje é sobre essa relação que pode parecer simples, mas que gera impactos num momento importante para o corpo.

POR QUE AS PESSOAS CHUPAM DEDO?

Antes de tudo, é preciso partir de onde tudo começa, do nosso nascimento. Com a amamentação, a mãe cria laços ainda mais fortes com a criança e esta, se sente mais protegida, segura, acalentada emocionalmente, além das suas questões de alimentação.

Devido a estas questões, “estudos revelam que o ato de chupar o dedo vai além da necessidade de sucção, ou seja, para fins nutritivos, podendo oferecer à criança um conforto emocional.”

Em outras palavras, pessoas possuem o hábito de chupar o dedo por remeter a esse sentimento de proteção. No subconsciente, isso traz conforto tanto físico quanto emocional.

“Um estudo na Itália mostrou que o comportamento de chupar o dedo começa para estimular receptores na região nasopalatina e receber balanço muscular para aliviar tensão psicológica e física. Falando em português, dormir chupando o dedo dá uma sensação de prazer para quem tem esse hábito.”

EFEITOS DESSE HÁBITO E O SONO

O sono é prejudicado com esse hábito que no dia a dia parece ser inofensivo.

Contudo, antes de falarmos do sono, alguns outros fatores são também prejudicados. Analisando atentamente, chupar o dedo já implica primeiramente na higiene bucal. Levar a mão até a boca colabora com o contato a diversas bactérias e à sujeira. Não só isso, como inclusive na formação da boca e do maxilar.

“Chupar o dedo altera os músculos da língua e da face, pode levar a alterações de fala, de deglutição e necessidades de correção ortodôntica.”

Falando sobre o sono, um momento de relaxar, de fazer o corpo trabalhar perfeitamente em suas funções, contribuindo para uma boa ação do sistema imunológico, como também de aliviar as tensões, as pessoas que possuem o hábito de chupar o dedo, involuntariamente, por este ato ser de muitas vezes conforto emocional, faz com que quem tem essa prática associe ao sono para poder dormir melhor e se sentir protegido.

Contudo, podemos ver que enquanto a pessoa está dormindo, o ato de sucção ou até mesmo o dedo na boca, causa efeitos prejudiciais na formação óssea da face.

👉 Siga a Ukor nas redes sociais e acesse mais 700 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.

COMO PARAR COM O HÁBITO DE DORMIR CHUPANDO O DEDO?

Quando se possui um hábito, sabemos que é mais difícil de ser desconstruído. Principalmente se o ato de chupar o dedo estiver relacionado com o momento de dormir.

“O processo é diferente para adultos e crianças. No caso dos mais velhos, o primeiro passo é ter como meta parar. Parece pouco, mas no momento em que você decide fazê-lo e trabalha ativamente para isso, já deu um grande passo.”

Técnicas de relaxamento, meditação, procurar atividades físicas para que ao longo do dia o corpo relaxe mais e o cérebro consiga aliviar o estresse, podem ajudar sobretudo nas pessoas que usam o hábito de chupar dedo para dormir.

Escolher hábitos que sejam benéficos e que possam substituir aquilo que acarreta em prejuízos para a saúde.

CONCLUSÃO

Podemos perceber que chupar o dedo não traz benefícios e esse hábito deve ser observado desde quando bebê para que seja reparado o mais breve possível. Levar o dedo à boca para dormir não possui relação para um sono melhor, apenas traz malefícios para a formação da face. Sendo assim, o mais recomendado a se fazer é não aderir a essa prática. Nosso blog está repleto de informações que podem te ajudar a dormir melhor. Conte com a UKOR

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1) https://www.marisapsicologa.com.br/chupar-dedo.html

2) https://persono.com.br/insights/sono-e-ciencia/dormir-chupando-o-dedo

3) https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/saude-bucal/diversao/tiago-abravanel-chupa-o-dedo-conheca-os-riscos-da-pratica,7b261a6f3f29bf8e5b817d1087a9f0af2ob4jjyb.html

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress