Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Comece a praticar diariamente atividades que trazem prazer

pexelsphoto305239

As atividades que trazem prazer, conhecidas também como hobby, são projetos pessoais. Ou seja, são ocupações diferentes das obrigações do dia-a-dia, mas muito bem-vindas porque trazem novas oportunidades de alcançar realização e diversão.

Ter esses projetos faz muito bem para a sua saúde física e mental. Mas você consegue imaginar porque elas possuem esse poder?

A explicação é bem simples: quando nos voltamos a atividades que trazem prazer, nosso cérebro começa a liberar substâncias do “bem”.

A dopamina, a serotonina e a ocitocina são neurotransmissores e hormônios responsáveis por diversas funções importantes do corpo, mas principalmente pelo bem-estar.

A liberação destas substâncias está diretamente ligada as nossas ações, hábitos e nossa relação com as pessoas e o ambiente em que vivemos. Elas que trazem as sensações de felicidade, prazer, satisfação e recompensa imediata. E por isso, são importantes remédios contra doenças crônicas, combatem o estresse e aliviam também sintomas de depressão e ansiedade.

Quais atividades que trazem prazer posso inserir na minha rotina?

Todos temos aqueles sonhos e projetos desde criança e adolescentes que acabaram engavetados e colocados de lado. Talvez seja aquele desejo de ter virado pintor, ou aprendido a dançar. Ou lembranças divertidas e prazerosas de situações e experiências que vivemos, mas que não estão mais presentes da rotina atual. Talvez as aulas de ballet, ou os jogos de futebol com os amigos.

Por mais que você tenha deixado esses desejos e experiências de lado, assumindo outras responsabilidades, isso não significa que você deva esquecer desses projetos. Nunca é tarde para fazer o que se gosta.

Portanto, vasculhe as suas memórias, relembre aqueles desejos antigos e momentos que você realmente se divertiu, sentiu-se competente, realizado e valorizado, ou busque algo que você sempre quis fazer.

Vamos citar algumas atividades que trazem prazer e podem ser facilmente incluídas na sua rotina:

1 – Aprender uma língua estrangeira

Você pode ter um interesse antigo, por alemão ou italiano, quem sabe. Porém, nunca teve tempo para aprender, ou julgava que não seria tão necessário. Que tal agora você procurar um cursinho de línguas, nem que seja online? É aquele ditado: conhecimento nunca é demais.

2 – Começar uma nova atividade física

Se você quer mudar hábitos e deixar o sedentarismo de lado, inicie uma nova prática. Tudo bem não gostar de academias. Existem diversas outras opções para a prática de exercícios: dança, beach tennis, pilates, surf etc.

Basta encontrar aquilo que te faz bem, que faz sentido para você e onde pode encontrar pessoas com mesmas afinidades que as suas.

3 – Aprender a meditar

A meditação é uma prática milenar que possui diversos benefícios para a saúde comprovados pela ciência. Para se ter uma ideia, ela é uma excelente maneira de combater transtornos ansiosos, e cuidar da regulação das emoções.

Existem diversos aplicativos e vídeos que auxiliam você a começar a meditar, ajudando nessa viagem do autoconhecimento.

4 – Planejar novas viagens

Cientistas já afirmaram que, nada é tão benéfico e prazeroso, do que viajar. Tanto que, os gastos com viagens, são denominados como investimentos em si mesmo.

Portanto, que tal planejar a próxima viagem? Veja os lugares que sempre sonhou em conhecer e comece agora mesmo seu planejamento.
Abaixo seguem outras dicas:

5 – Jardinagem
6 – Fotografia
7 – Culinária
8 – Escrever um blog/ ou fazer um podcast
9 – Tocar um instrumento musical
10 – Fazer voluntariado
11 – Atividades manuais como crochê, tricô, pintura, desenho e cerâmica.

Não enxergue esses projetos pessoais como uma obrigação

O mais importante das atividades que trazem prazer, não é fazê-las com a intenção de ter um ganho profissional. Você pode até se envolver com projetos que possam lhe trazer algum retorno financeiro, mas o motivo principal do seu hobby deve ser o seu prazer e realização, um tempo exclusivo para você se dedicar ao que você gosta.

E aquela desculpa do “não tenho tempo”, não pode mais caber na sua vida. Mesmo que a rotina seja corrida, separe nem que seja uma hora da sua semana, para focar naquilo que te dá prazer, é uma questão de hábito e prioridade. Coloque hoje na sua agenda o horário para o seu hobby!

E você leitor, possui algum projeto pessoal que nunca saiu do papel? Conta para gente nos comentários!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress