Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Como construir relacionamentos saudáveis?

ben-duchac-96DW4Pow3qI-unsplash

Já dizia o sábio Tom Jobim “é impossível ser feliz sozinho”. E hoje a ciência está aí para comprovar sua fala.

Após décadas de estudo, a Psicologia Positiva afirma que os relacionamentos são essenciais para a nossa felicidade. É quase impossível encontrar pessoas felizes que não tenham relacionamentos significativos.

E não nos referimos apenas aos relacionamentos amorosos, mas também àqueles que você estabelece com seus amigos e familiares.

Em todas as fases da nossa vida, os relacionamentos são extremamente importantes para o nosso desenvolvimento e realização.

Fases da Vida

Na infância, é por meio das relações familiares que sobrevivemos e aprendemos os valores e princípios fundamentais para a vida.

Na adolescência, os amigos são um suporte importante para a transição da infância para a idade adulta, e para o desenvolvimento da independência e autonomia.

Quando na vida adulta, é por meio dos nossos relacionamentos que podemos nos realizar profissional e pessoalmente, tendo um bom relacionamento com os colegas de trabalho e formando uma família, por exemplo.

Assim, dada a importância dos nossos relacionamentos para a nossa felicidade, desenvolvimento e realização, como podemos construir relacionamentos melhores e mais saudáveis?

Ouça!

Não escute apenas os ruídos que o outro emite – o que tem sido cada vez mais comum-, mas ouça o outro com curiosidade e empatia. Valide suas experiências e emoções, e tente o exercício de utilizar mais frases como “conte-me mais” do que “entendi” ou “complicado”.

Elogie

Quando foi a última vez que você fez um elogio à sua mãe ou ao seu pai? Parceiro? Amigos? Elogiar é uma ótima oportunidade de valorizar o outro e a presença dele na sua vida, promovendo emoções positivas tanto em quem elogia quanto em quem é elogiado!

Celebre!

Não espere chegar o dia do aniversário do seu familiar, amigo ou parceiro para celebrar. Comemore o sucesso deles quando conseguirem um emprego, receberem uma promoção ou realizarem algo importante. Mostre o quanto você se sente feliz e orgulhoso pelas conquistas do outro.

Desconecte-se

Ao mesmo tempo em que os celulares tentam nos conectar e unir às pessoas, eles podem nos afastar e criar grandes abismos entre nós. Antes, as pessoas sentavam-se à mesa para almoçar ou jantar e conversavam. Hoje, até mesmo crianças sentam à mesa com tablets, sem qualquer possibilidade de interação social. Faça o exercício de sentar-se à mesa sem o seu celular, deixe-o fora de vista e concentre-se nas pessoas que você ama.

Não suponha, faça!

Não suponha que o outro saiba que você o ama e que ele é importante na sua vida. 

Além de dizer isso, demonstre com pequenas ações. O amor pode ser demonstrado em pequenas atitudes do seu dia a dia, como fazer um jantar diferente e saboroso, oferecer uma massagem após um dia cansativo ou levar um café na cama de vez em quando. 

Já dizia uma banda, “cuide bem do seu amor, seja quem for”. E isso significa agir, demonstrar e cuidar de quem anda ao seu lado!

Baixe nosso app e tenha acesso a todo o conteúdo em vídeo, textos , podcasts e muito mais.


Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress