Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Como o autoconhecimento pode ajudar na sua produtividade?

bart-larue-jMd3WS9LBcc-unsplash

Você sabia que quando entendemos algumas características próprias, conseguimos entregar resultados melhores? O autoconhecimento e a compreensão do que nos motiva, e como lidamos com as situações do dia a dia ou até mesmo com os nossos desafios faz toda a diferença.

Mas como algo que parece tão simples e fácil, pode impulsionar a nossa performance e ajudar no equilíbrio diário? 

Para responder essas e outras perguntas, continue a leitura.

O que é autoconhecimento? 

Autoconhecimento nada mais é do que uma profunda busca interna, que nos ajuda a responder questões fundamentais sobre nós mesmos.

Como por exemplo: o que te motiva? Quais são os seus pontos fortes? Quais são os seus pontos fracos? Por que você se comporta de diferentes maneiras ao longo do dia? Quais são os seus medos?

Porém, não se engane. Esse processo de descoberta não é tão simples quanto parece. Ele requer coragem para se fazer essas e outras perguntas. Por se tratar de algo que tem sua base em sentimentos, memórias, erros e acertos, é natural encontrar uma certa resistência para esse caminho de autodescoberta.

Por isso, muitas pessoas acabam procurando algum tipo de ajuda, seja ela na psicoterapia, em livros de autoajuda ou até mesmo no coaching. 

Métodos para se alcançar o autoconhecimento

Como dito acima, existem várias formas de se autoconhecer. Algumas pessoas optam por seguir essa busca sozinha, sem ajuda alguma. Entretanto, a maioria acaba recorrendo a algum auxílio de profissionais especializados no assunto.

Um dos métodos mais conhecido é a psicoterapia. Terapia feita por um psicólogo ou psiquiatra, que te guia em uma jornada profunda sobre você e a sua vida. Através desse suporte você conseguirá encontrar as respostas que procura e poderá aperfeiçoar comportamentos que impactam diretamente na sua produtividade.

Outro método que tem ganhado cada vez mais espaço é o coaching pessoal. Realizado por um profissional qualificado, esse processo te ajudará a traçar objetivos de vida e identificar características pessoais que te impulsionam nessa jornada, assim como os pontos fracos que te bloqueiam.

Agora que já vimos um pouco sobre o autoconhecimento e alguns caminhos para alcançá-lo, que tal entender a sua relação com a produtividade?

Autoconhecimento e produtividade

Antes de mais nada, vale reforçar o que falamos em nosso Podcast sobre produtividade: ser ocupado ou viver correndo para realizar inúmeras atividades ao mesmo tempo não significa ser produtivo. 

As pessoas mais produtivas costumam ser organizadas e conseguem otimizar os seus recursos para realizar as atividades necessárias com qualidade. Nesses casos, existe também um bom controle emocional que ajuda a lidar com os inúmeros imprevistos que costumam surgir.

Além disso, ao contrário do que muitos acreditam, a produtividade não é uma fórmula pronta que funcionará para todos da mesma maneira. Por isso, o autoconhecimento é peça-chave.

É através dele que você percebe sua maneira de ser produtivo, quais os melhores métodos a serem seguidos e o que de fato funciona para você. Por meio dele, como já vimos, você entenderá sua maneira de enxergar como o mundo funciona, como você lida com os desafios diários e como gerencia os sentimentos. 

Desenvolva a sua produtividade

E não é só isso! Além do autoconhecimento existem muitos fatores que podem impulsionar a sua produtividade e o seu equilíbrio diário. Por exemplo, você sabia que manter uma alimentação saudável e uma rotina consistente de atividade física favorece a concentração?

Aqui na Ukor temos conteúdos que te ajudam nesse processo de descoberta. Clique aqui para conferir tudo que já preparamos para você!

Baixe nosso app e tenha acesso a todo o conteúdo em vídeo, textos , podcasts e muito mais.

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress