Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Como organizar a rotina diária de forma eficiente?

pexelsphoto1020323

Muitas pessoas sentem dificuldade para organizar a rotina diária e acabam se perdendo nas tarefas, ficando sobrecarregadas. A falta de organização nessas atividades cotidianas ocasiona aquela conhecida sensação de que o dia não tem horas suficientes.

Além disso, fica mais complicado sobrar tempo para atividades de lazer e descanso. Com isso a rotina se torna desgastante.

É possível organizar a rotina diária?

Para que você consiga se organizar no seu dia a dia, primeiramente é preciso derrubar algumas crenças. Nos dias atuais, em que tudo precisa ser para ontem, acabamos assumindo mais obrigações do que se deveríamos.

O conceito da pessoa multi-tarefa, que faz tudo ao mesmo tempo, por um longo período foi aceito e muito valorizado e, convenhamos é até hoje bem visto e associado a produtividade. Entretanto, todas as pesquisas recentes de Mindfulness – Atenção Plena – contrariam essa ideia e indicam que uma tarefa bem feita precisa de atenção exclusiva.

Querer fazer várias coisas em pouco tempo ou ao mesmo tempo, pode gerar estresse e até desencadear transtornos ansiosos ou depressivos, dependendo do seu nível de autocrítica e da pressão que você está submetido.

Portanto, organizar a rotina diária e otimizar tempo são necessidades para a manutenção da saúde mental. Para te ajudar a descobrir as melhores formas de fazer isso, separamos algumas dicas. Confira:

1 – Organização e planejamento das principais atividades

Durante o dia, diversos imprevistos podem acontecer e que precisam ser resolvidos. Porém, algumas atividades são parte da sua rotina, tanto da vida profissional, quanto da pessoal.

Portanto, faça uma provisão das suas atividades corriqueiras. Coloque no papel tudo que você executa diariamente, utilize uma agenda de papel ou a agenda do seu celular. Deixe bloqueado os horários dos seus compromissos diários.

Caso alguma tarefa extra apareça, preze pela organização e planeje com antecedência sua execução, para que ela não atrapalhe as demais, nem cause sobrecarga. Vá para sua agenda e observe os horários livres que você tem para executá-la.

2 – Controle o tempo e defina prioridades

Tempo é o fator essencial. É preciso administrar quanto você gasta, para realizar determinado processo. O importante é ter em mente um planejamento e tempo determinado para cada tarefa e o andamento da mesma durante sua semana. Assim você não permite que uma atividade se sobreponha sobre a outra.

Outro ponto importante, é definir o que é prioridade. Se a sua rotina possui muitas atribuições, aprenda a realizar cada uma de acordo com a prioridade. Dessa maneira, atribuições menos “importantes” não atrapalham na execução das fundamentais e ficam numa lista de espera. Deixe a sua lista de espera por escrito na sua agenda para que você se lembre de encaixar as atividades uma a uma quando sobrar espaço no seu dia.

3 – Em jornadas longas, opte pelas pausas

Quando se está trabalhando por muito tempo, opte por fazer pausas, levantar para tomar uma água ou dar uma volta. A nossa mente não consegue manter a mesma eficiência e concentração em longos períodos, quebrar uma rotina longa em menores com intervalos para se alimentar ou apenas respirar e pensar em outra coisa pode te ajudar a ser mais produtivo.

Evite o desgaste mental e que pode causar um atraso para execução das atividades, faça pausas constantes, sempre que notar um desgaste que esteja atrapalhando sua produtividade.

4 – Se presenteie com descanso e lazer

Para ter energia na rotina diária, é preciso colocar na agenda atividades ligadas ao lazer, descanso e recuperação física e mental.

Um corpo cansado e estressado, não consegue executar as tarefas corretamente, uma mente exausta não é capaz de raciocinar com eficiência. Então, se dê o direito de possuir esses momentos e desfrute-os.

5 – Evite distrações durante as obrigações

Quem nunca se distraiu durante o trabalho, olhando o celular e as redes sociais? Porém, para organizar a rotina diária, é preciso eliminar essas distrações. Coloque seu celular no silencioso e desative as notificações que não são importantes. Estipule os momentos que você vai verificar mensagens e responder e-mails.

Claro que, nos momentos de descanso e ócio o uso é liberado, com moderação. Entretanto, sua utilização durante os períodos produtivos, atrapalha a concentração além de você perder um tempo valioso sem produzir nada.

Não tente “abraçar o mundo”. Conheça seus limites!

Ficar pensando demais no que você precisa fazer, gera ansiedade e acaba atrapalhando ainda mais. Saia do pensar e vá para o agir! Gastar tempo ruminando se vai ou não vai dar certo, se vale ou não a pena, só diminui o seu tempo de realmente colocar em prática seus planos!

Não assuma atribuições que você não vai dar conta ou que que você não quer, saiba seus limites e aprenda a dizer não para as pessoas. Assim você minimiza um desgaste desnecessário.

Agora que conhece algumas dicas, vamos colocá-las em prática? E ajude seus amigos a fazer isso também, compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais.

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress