Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Como perceber os sinais de fome para comer com equilíbrio?

pexels-photo-1332313.jpeg

Comer de acordo com a fome é um dos principais pilares da alimentação para uma vida saudável. Comer bem, ir dormir sempre no mesmo horário e se exercitar com regularidade são alguns pontos importantes para quem quer ter mais qualidade de vida, disposição e saúde.

Mas como saber quando, o que comer e ainda conseguir diferenciar isso de uma fome emocional? No post de hoje, vamos começar a esclarecer alguns dos pontos principais. Acompanhe!

Antes de começar, o mais importante é entender que a sua fome não é a mesma todos os dias. Alguns dias você acorda faminto, outros sem fome. Sendo assim, é fácil entender que não faz sentido comer a mesma quantidade de alimento todos os dias. Isso mesmo, o ideal é se questionar, antes de comer, o tamanho da sua fome: ela é pequena, média ou grande? E tentar comer de modo proporcional.

Você tem fome de quê?

Pergunta fácil de fazer, mas muitas vezes bem difícil de responder. Você sabia que nossa fome muitas vezes nos mostra o que nosso corpo está precisando? Ela mostra se seria algo fresco, quente, salgado, ou com mais sustância, por exemplo. Para conseguir identificá-la, você deve se questionar e até mesmo imaginar o que lhe apetece de fato naquele momento. Nesse momento muitos podem pensar que se fizerem isso sempre vão querer comer algo muito calórico ou não tão adequado… será mesmo?

Por exemplo, por mais que você ame comer um bolo com cobertura, será que é isso que seu corpo “pede” todo dia no café ou lanche da manhã? Provavelmente não. Porém, para conseguir dar essa resposta de modo adequado é fundamental que a pessoa esteja com uma fome leve ou moderada. Isso porque quando estamos famintos, nosso corpo passa a preferir alimentos que forneçam energia rápida e em grande quantidade, como alimentos ricos em açúcar e gorduras. Por isso, perceber sua fome aumentando e responder a ela antes que ela fique muito grande é um passo fundamental!

Caso você tenha dificuldade em perceber esses momentos, programe pausas no seu dia (pode colocar alarme no celular, por exemplo) e, nesses momentos, tome um bom copo de água para matar sua sede e manter seu copo bem hidratado e se questione se está com fome para comer algo naquele momento ou se pode retornar ao trabalho ou afazeres do dia.

Organização é fundamental para ter sempre opções boas e frescas por perto e não correr o risco de a fome atacar e você acabar comendo qualquer coisa que encontrar pela frente. Se você passa o dia fora, planeje com antecedência suas refeições e lanches e procure ao máximo levar com você boas opções. Pode ser uma fruta, iogurtes, queijos, castanhas ou sanduíches naturais. Lembre que quanto mais natural, melhor!

Como diferenciar a fome da vontade de comer?

Essa é uma dúvida muito frequente, afinal, não comemos apenas quando estamos com fome física, mas diversos fatores emocionais, como estresse, tristeza, tédio, alegria e outros sentimentos também estimulam nosso apetite.

EMOÇÃO COMPREENDIDA NÃO VIRA COMIDA!

Saber reconhecer seus pensamentos, sentimentos ou desejos é uma tarefa que exige treino e atenção. A fome é um sinal fisiológico, mas nem todo mundo a sente do mesmo modo. Sinais comuns de fome podem ser: sensação de estômago vazio ou roncando, queda de energia, sono, irritação, dor de cabeça, entre outros. Por isso, é importante saber como seu corpo reage. Ficar esperando o sinal clássico do estômago roncar geralmente implica em estar muito faminto e, ao comer, acabar perdendo o controle. Se isso acontece com você com frequência, tente antecipar o horário da sua refeição ou incluir um dos lanches que sugerimos acima, sempre buscando atender a fome quando ela está moderada.

Já a vontade de comer é diferente da fome: normalmente, ela vem acompanhada por um desejo de algo específico de doces, refrigerantes, salgados ou algum outro alimento altamente palatável – em geral, alimentos industrializados ou com alto teor de açúcar, sal, gordura como biscoitos, bolos, sorvetes, chocolates, salgados, etc…

Nesse momento, é importante parar e pensar se você realmente está com fome, se é hora de comer ou se a vontade apareceu por algum outro motivo – por exemplo, você precisa de uma pausa no trabalho, está entendiado, cansado, nervoso…

Se isso for muito difícil, uma dica é buscar um profissional que possa ajudar você a treinar esta habilidade. Dessa maneira, fica mais fácil distinguir a fome da vontade de comer.

Comer com regularidade, respeitando horários e intervalos entre as refeições, atento aos sinais do seu corpo é um dos segredos para ser mais saudável. Portanto, insira esse hábito no seu dia a dia e perceba como seu corpo vai se adaptar bem e aquela vontade de comer fora de hora vai desaparecer aos poucos.

Agora que você já sabe que comer com regularidade pode fazer a diferença, compartilhe esse texto em suas redes sociais e ajude seus amigos a se alimentarem melhor também!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress