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Como ter uma comunicação assertiva?

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Muitas pessoas relatam dificuldades em iniciar e manter uma conversa, e isso acaba interferindo em sua vida pessoal e profissional. Assim, o livro de Steve Allen, intitulado “Técnicas de conversação para principiantes”, recomenda algumas técnicas para melhorar a conversação, tornando-a simples e produtiva. Veja abaixo, como ter uma comunicação mais assertiva:

  1. Não seja multitarefa

Segundo Allen, você deve estar presente e atento à conversa. Isso significa deixar de lado o celular, o computador, a TV ou qualquer outra coisa que pode desviar a sua atenção. Significa também estar presente no momento da conversa. Nada de ficar imaginando quais tarefas você precisa cumprir, o que vai comer no jantar ou naquela discussão que você teve com seu cônjuge. Se a conversa não te agrada, saia dela, mas não esteja meio presente e meio ausente.

  1. Não seja dogmático

Se você quer expressar a sua opinião, mas não dá a oportunidade do outro expressar a sua, Allen sugere que você escreva um blog. Ele considera essas pessoas “sabichonas” chatas, que querem impor a sua opinião sem dar a oportunidade de réplica, discussão ou contribuição. Assim, comece cada conversa supondo que você tem algo a aprender, seja um ponto de vista diferente, uma curiosidade ou mesmo o modo de se comunicar. Segundo Bill Nye, “cada pessoa que você conhece sabe algo que você não sabe”.

  1. Use perguntas abertas

Quando você faz perguntas fechadas, como “tudo bem com você?”, a probabilidade da pessoa responder “sim” é grande, por mais que não esteja tudo bem. Assim, utilizar perguntas abertas pode ser útil para uma boa conversação, já que permite que a pessoa descreva o que está sentindo e pensando. Comece a perguntar “como você está?”, “como foi o seu dia?” ou “como você está se sentindo?”, e note como a conversa começa a fluir melhor.

  1. Siga o ritmo

Allen diz que vários pensamentos virão à sua mente enquanto você está conversando, mas é preciso deixá-los de lado e acompanhar o ritmo da conversa. Às vezes, uma pessoa está falando algo e você acaba divagando e, depois, perguntando o que já foi respondido. Assim, histórias e ideias virão à sua cabeça, mas deixe-as de lado e siga o ritmo da conversa.

  1. Não compare suas experiências com as dos outros

Se em uma conversa, alguém falar sobre a perda de uma pessoa querida ou sobre o término de um relacionamento, não comece falando sobre a sua perda ou sobre o seu término. As experiências e os modos de sentir nunca são os mesmos. Saiba que uma conversa não é uma competição, sobre quem sofreu mais ou sobre quão incrível você é por ter superado determinada situação. Respeite e acolha o que o outro está sentindo, isso sim é ser incrível!

  1. Não seja repetitivo

Uma pessoa repetitiva é cansativa. E temos a tendência de repetirmos determinadas coisas, especialmente falando sobre nosso trabalho ou nossos filhos. Evite a repetição e saiba conversar sobre assuntos diversos.

  1. Evite os detalhes

Sinceramente, as pessoas pouco se interessam por nomes, datas ou detalhes que você traz para a conversa. As pessoas estão interessadas em você, e no que você tem a contribuir. Então, esqueça os detalhes, os nomes longos, as datas, os nomes das ruas, e vá direto ao assunto.

  1. Escute

A dificuldade de escutar o outro é muito mais comum do que imaginamos. Isso porque quando estou falando, não preciso ouvir o que não me interessa, recebo a atenção de todos e estou no controle da situação. No entanto, uma conversa não é um monólogo, e escutar o outro tem sido uma das habilidades mais requeridas e que pode evitar muitos conflitos. Assim, esteja atento, de fato, ao que o outro está dizendo. Steven Covey disse “muitos de nós não escutamos com a intenção de entender, escutamos com a intenção de responder”.

  1. Seja breve

Em uma conversa, é importante sermos breves e objetivos. Ninguém gosta de conversar com alguém que fica contando os pormenores, dando voltas no assunto e não chega a lugar nenhum. Seja breve, e mantenha o interesse do outro indo direto ao ponto.

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Referência:

ALLEN, Steve. Técnicas de conversação para principiantes. Createspace Independent Publishing Platform, 2017.

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