Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Dormir mais no final de semana compensa o sono perdido?

Dormir mais no final de semana compensa o sono perdido?

Existem muitos motivos que podem atrapalhar nossa noite de sono. Às vezes, fatores externos, como barulho ou temperatura, por exemplo. Às vezes, fatores internos, como algum distúrbio ou má alimentação. Mas ainda há a privação de sono voluntária, para dar conta dos muitos compromissos da vida cotidiana. A grande questão é: podemos compensar este sono perdido? Se a gente dormir algumas horas a mais no fim de semana, por exemplo, não corrige o que faltou nos outros dias? Vamos falar sobre isso no artigo de hoje!

O que a ciência diz?

Existem alguns estudos demonstrando que a recuperação do sono no final de semana não é suficiente para reorganizar o metabolismo. Vamos falar de dois deles.

Sensibilidade à insulina

No primeiro estudo, 15 homens saudáveis ​​passaram por 3 noites dormindo 10h por noite. Em seguida, ficaram 5 noites dormindo apenas 5 horas, recuperando-se com 2 noites de 10 horas na cama. Isto é, as primeiras três noites serviram para levantar dados do funcionamento metabólico de cada um, as cinco noites com cinco horas simulam uma semana em que não se dorme o suficiente nos dias úteis, e os dois últimos dias simulam a recuperação de final de semana.

Neste estudo, foi medida a sensibilidade à insulina, isto é, a capacidade do corpo de regular a quantidade de açúcar no sangue. Os pesquisadores, na conclusão da pesquisa, afirmaram: “descobrimos que este fim de semana de sono de recuperação foi insuficiente para restaurar a saúde glicêmica aos valores basais”.

Dormir apenas aos finais de semana não compensa

O segundo estudo dividiu os participantes em três grupos. Um grupo de controle, com oportunidades de sono de 9h/noite, um segundo grupo com restrição de sono sem recuperação aos finais de semana (oportunidades de 5h de sono por noite) e um terceiro grupo com sono insuficiente por 5 dias, seguido de dois dias de recuperação.

Os pesquisadores descobriram que o segundo e o terceiro grupos, que dormiam menos, respondiam de forma muito semelhante aos testes e exames realizados. Isto significa que dormir mais aos finais de semana não produz diferenças significativas em relação à privação de sono total. Isto é, uma pessoa que só dorme bem aos sábados e domingos e uma pessoa que nunca dorme bem, tem efeitos muito semelhantes em seu metabolismo. Expondo-se a um grande aumento nas chances de adoecimento e diminuição da expectativa de vida.

Neste estudo, outra análise interessante foi feita. Os pesquisadores observaram que a busca por alimentos que geram energia calórica (como carboidratos, por exemplo) aumenta após o jantar nos grupos que se privaram de dormir. Ambos os estudos perceberam que a sensibilidade à insulina diminuiu, ou seja, a sensação de saciedade é menor.

Logo, pessoas em privação de sono tendem a querer comer mais, consequentemente, tendem a ganhar peso. Entretanto, este não é o único perigo. Há também um aumento das chances de desenvolver diabetes tipo 2. Justamente devido à baixa sensibilidade à insulina e ao aumento da ingestão de alimentos ricos em carboidratos e açúcares.

Conclusão

Apesar de os compromissos cotidianos nos tentarem à negligência com o sono, precisamos lembrar sempre do que estes estudos revelaram. Vale mais a pena se esforçar para dormir melhor todos os dias, do que acreditar que seja possível uma espécie de compensação entre a semana e o final de semana. É importante lembrar que, caso você tenha dormido mal por alguns dias seguidos, dormir bem por dois dias é melhor do que seguir dormindo mal.

O que ficou demonstrado aqui não é que dormir dois dias bem produz malefícios. É apenas a insuficiência desta prática como compensatória para o sono perdido nos dias anteriores.

Por isso, tenha em mente que, no caso de uma necessidade real, vale a pena dormir um pouco a mais no final de semana. Mas, é fundamental priorizar a constância em dormir bem diariamente. Você pode consultar nosso blog para encontrar mais dicas de como melhorar o sono a cada dia. Conte com a UKOR nesta jornada!

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

O sono é muito mais do que você imaginava!

Ouça esse e outros episódios inspiradores no Podcast Cuidando de Você:

🎧 Spotify | Deezer | Apple Podcasts | Google Podcasts

Mude seu sono e viva melhor!

Baixe o APP da Ukor na Loja da Google Play e App Store e tenha acesso a mais de 700 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.

Saúde | Bem Estar | Insegurança | Saúde Mental | Produtividade | Histórias que Inspiram | Ansiedade | Disciplina | Foco | Trabalhar | Sono | Autoconhecimento | Auto Estima | Equilíbrio | Emoção | Durma Melhor | Relacionamento | Humor | Produtividade | Ronco

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1: Kelly M. Ness, Stephen M. Strayer, Nicole G. Nahmod, Anne-Marie Chang, Orfeu M. Buxton, and Gregory C. Shearer. Two nights of recovery sleep restores the dynamic lipemic response, but not the reduction of insulin sensitivity, induced by five nights of sleep restriction. American Journal of Physiology-Regulatory, Integrative and Comparative Physiology 2019 316:6, R697-R703

2: Christopher M. Depner, Edward L. Melanson, Robert H. Eckel, Janet K. Snell-Bergeon, Leigh Perreault, Bryan C. Bergman, Janine A. Higgins, Molly K. Guerin, Ellen R. Stothard, Sarah J. Morton, Kenneth P. Wright, Ad libitum Weekend Recovery Sleep Fails to Prevent Metabolic Dysregulation during a Repeating Pattern of Insufficient Sleep and Weekend Recovery Sleep. Current Biology, Volume 29, Issue 6, 2019, Pages 957-967.e4, ISSN 0960-9822.

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress