Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Conheça o seu metabolismo antes de começar uma dieta

como_manter_o_foco_na_dieta_1_widexl-min (1)

Conhecer seu próprio corpo antes de começar qualquer dieta é essencial. Por isso, é muito importante que você conheça como seu metabolismo funciona.

Dessa forma, fica muito mais fácil adequar a quantidade de vezes por dia que você vai comer e ajustar as porções para que seu organismo responda e chegue ao seu objetivo.

Se você faz uma dieta orientada por um nutricionista e estruturada em seu tipo de metabolismo, as chances de conseguir resultados satisfatórios mais rápido são muito maiores. Neste artigo, você vai entender melhor sobre o metabolismo e a importância de conhecer seu corpo melhor.

Continue a leitura e comece a olhar para sua alimentação de forma diferente a partir de agora!

O que é o metabolismo?

O corpo humano tem, a todo momento, reações químicas para que ele consiga se manter vivo. O metabolismo é justamente uma dessas reações, que faz com que o corpo gaste ou poupe sua energia, que vem dos alimentos consumidos em sua rotina.

Basicamente, o metabolismo é composto pelo anabolismo e pelo catabolismo: o primeiro e o conjunto de reações a nutrientes que produzem uma matéria orgânica. Já o catabolismo é equivalente à degradação dessa matéria. Por exemplo: quando você faz dieta e treina, mas não vê o emagrecimento ou o aparecimento de músculos acontecerem, você pode estar catabolizando. Já se a dieta está adequada ao seu estilo de vida e treinos, seu organismo anaboliza e os resultados começam a aparecer.

O metabolismo, entretanto, não é tão simples assim. Ele pode mudar conforme a genética, a quantidade de exercícios físicos que você faz e até com sua alimentação. Por isso, é importante saber como ele está no momento para que um cardápio seja elaborado a fim de se moldar à ele: seja ele rápido ou mais lento.

Como descobrir o seu tipo de metabolismo?

O primeiro passo para conquistar mais saúde por meio de uma alimentação balanceada e exercícios físicos é observar e entender seu corpo, e isso compreende também saber como está seu metabolismo. É a partir daí que seu nutricionista vai conseguir passar uma dieta com mais ou menos carboidratos, proteínas e nutrientes, sabendo como seu corpo reage a cada um deles.

Comece a reparar se você sente muita fome durante o dia, se seu corpo pede pequenos lanches entre as refeições e perceba como você se sente quando consome carboidratos, gorduras, proteínas e fibras. Assim, você consegue acelerar o processo no nutricionista, já que chega na consulta já conhecendo parcialmente seu corpo.

Esse profissional, por sua vez, vai analisar seu tipo físico e propor uma dieta indicada para ele. Alguns cardápios podem conter alimentos termogênicos, como canela e gengibre, normalmente indicados para pessoas que têm o metabolismo mais lento. Já para quem têm ele acelerado, são indicados carboidratos em maior quantidade e até alguns suplementos que ajudam o corpo a construir mais massa magra.

É importante ressaltar que a dieta para o seu metabolismo tem as quantidades ajustadas para o seu perfil e deve ser feita por um profissional.

Entender o seu metabolismo é um processo de autoconhecimento e que vai ajudar você a ter mais saúde e a conquistar os resultados que deseja. E você, já sabe como seu metabolismo funciona? Conte para nós, deixe seu comentário abaixo!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress