Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Conheça os 6 alongamentos para Diminuir a Ansiedade

Alongamento

Alongamentos são fundamentais para estimular a circulação sanguínea e preparar os músculos para o dia. Mas, você sabia que existem alongamentos para diminuir a ansiedade?

Quando você fica estressado, é comum que o corpo reage contraindo e enrijecendo as musculaturas, principalmente os do pescoço e costas.

Então porque usar alongamentos para diminuir a ansiedade?

Se a reação natural do corpo é se contrair quando sintomas de estresse e ansiedade aparecem, é preciso estimular novamente a circulação e o relaxamento nesses locais.

O alongamento permite que isso aconteça e ajuda a dar uma pausa necessária para o autocuidado e relaxar.

Conheça então alguns dos melhores alongamentos para diminuir as tensões que podem contribuir com um corpo estressado e ansioso:

1 – Alongamento de cabeça e pescoço

Para a cabeça, é preciso que esteja sentado em uma cadeira, com a postura reta. De forma delicada e com cautela, faça movimentos circulares de forma devagar e sem movimentos bruscos.

Para o pescoço também é preciso cautela para não se machucar. Para esse alongamento, segure com a mão o topo da cabeça e force levemente em direção ao ombro, mas por no máximo 20 segundos.

2 – Alongamento de ombro

Esses músculos também são altamente afetados pela tensão, causando dores intensas e podendo desencadear até enxaquecas.

Portanto, aqui faça movimentos circulares primeiro para frente, e depois para atrás. Mas cuidado com movimentos bruscos e que possam forçar demais.

3 – Alongamento de braço e punho

Movimentos repetitivos, associados a ansiedade, podem causar severas dores nesses locais.

Para o braço, mantenha a postura ereta e estique um braço, segurando o cotovelo com a mão e o pressionando contra o peito. Repita o processo com o outro braço, respeitando o tempo.

Já para os punhos, estique ambos os braços para a frente e feche as mãos. Feito isso comece a rodar os punhos, em movimentos suaves, nas direções horário e depois anti-horário.

4 – Esticamento e torção da coluna

Ficar sentado na mesma posição prejudica a coluna e lombar, causando dores e travamentos nessas regiões. Porém, esses alongamentos para diminuir as tensões ajudam a melhorar essas dores e reduzir os efeitos negativos do estado ansioso.

Em pé, se estique como se estivesse se espreguiçando ao acordar, movimentando a coluna delicadamente, esticando ela de forma a melhorar a tensão.

Para a torção, a melhor posição é estar sentado. Em posição ereta, mantendo o quadril imóvel, torça o seu tronco para o lado esquerdo, mantendo por um breve tempo e depois repita para o outro lado.

É normal nesses dois alongamentos ouvir aqueles familiares sons de estralos, isso não é preocupante, desde que não seja proveniente de um esforço muito grande.

5 – Alongamento de perna

A ansiedade tem uma característica de prejudicar a circulação sanguínea dos membros inferiores, aumentando a chance de espasmos, inchaços e cãibras. Além de provocar aqueles balanços ou sacudidas das pernas,

Então, estique a perna e faça movimentos para cima e para baixo. Depois a flexione e segure junto ao corpo, prendendo o joelho.

6 – Alongamento de pés

Esses são os campeões de ficar inchados e doloridos após um longo dia ou um período de estresse.

Mais uma vez, com as pernas esticadas, gire os pés esticados no sentido horário e também anti-horário. Depois em pé, com a ponta dos pés no chão, estique o tornozelo.

Pratique esses movimentos frequentemente e sempre que se sentir ansioso.

Esse hábito começa a ter mais eficiência nos momentos necessários, se você gostou desse material, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos exclusivos como esse.

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress