Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Conheça os 6 Benefícios da Meditação Guiada!

MeditacaoGuiada

Já explicamos aqui no blog um pouco sobre o que é esse tipo de meditação e como colocar ela em prática. Agora, você já conhece os benefícios da meditação guiada?

Ao contrário do que o senso comum acredita, meditar não é parar de pensar. Meditar é conseguir controlar os pensamentos que emergem e a capacidade deles de afetarem o seu dia a dia.

Quais os principais benefícios da meditação guiada?

Quem sofre de ansiedade, sabe que não é fácil controlar e acalmar todos os pensamentos que permeiam a mente de um ansioso. Por vezes, tentar iniciar na prática de meditação “comum”, acaba sendo frustrante, já que não se sabe como praticar a meditação.

Aí que entra a metodologia guiada, aonde você vai aprender a meditar a partir de instruções fornecidas através de aplicativos e/ou professores. Com isso em mente, conheça agora os principais benefícios da meditação guiada:

1 – Melhora significativa de quadro depressivos e ansiosos

Nos dois transtornos, é sabido que o sofrimento se inicia a partir do acúmulo de pensamentos destrutivos e sentimentos incompreendidos. Com a meditação guiada, é possível praticar o autoconhecimento das emoções e pensamentos, possibilitando entender de onde vem e porque vem.

Diminuindo a carga de pensamento, se diminui também o aparecimento desses quadros, reduzindo seus sintomas — que podem afetar e prejudicar a vida, tanto profissional quanto pessoal.

2 – Controle do estresse

Como a meditação guiada ajuda a controlar também as emoções, o autocontrole das suas reações, as situações rotineiras aumentam.

Não é que as situações estressantes deixam de existir: você que aprende a lidar com elas a ponto de não deixar afetar e prejudicar. Quem muda é a sua percepção e reação a vida.

3 – Melhora das funções orgânicas do corpo

Com a possibilidade de melhorar os sintomas depressivos/ansiosos e reduzir o estresse, seu corpo também é positivamente afetado. A pressão arterial é controlada, os batimentos cardíacos normalizados, respiração volta a ser normalizada.

Quando a mente está bem, o corpo começa a ficar bem, pois sai do estado de alerta e de medo produzido pelos fatores estressantes.

4 – Melhora da capacidade cognitiva

Um dos grandes benefícios da meditação guiada é a melhora de habilidades cognitivas, como a memória, criatividade e comunicação.

Isso porque acalmando os os sentimentos e pensamentos, as coisas realmente importantes e positivas começam a ficar em evidência novamente, permitindo colocar essa energia voltada para fatores construtivos.

5 – Sem mais problemas referentes ao sono

O sono é o mais duramente afetado como consequência do estresse e ansiedade. Em vez de dormir e descansar, os pensamentos não param e não é possível relaxar e repousar.

O desaparecimento de problemas com o sono é um dos benefícios da meditação guiada, uma vez que quem pratica consegue atingir o estado de relaxamento e pode descansar.

6 – Um dos primordiais: autoconhecimento e autocontrole

Ao praticar a meditação guiada, é possível praticar o autoconhecimento de si: seus pensamentos, seus sentimentos e emoções.

Compreendendo esse universo interno torna mais fácil controlar a si próprio, restabelecendo o autocontrole e confiança, possibilitando se manter em equilíbrio consigo mesmo e com o mundo que vive.

Praticar a meditação guiada é um estilo de vida saudável e benéfico

Para colocar em prática, é preciso ter muita disciplina e ter em mente a importância de manter esse hábito na rotina. Lembrar desses benefícios e colocá-los como meta, vai garantir ótimos resultados para a sua vida!

O que você acha sobre a meditação guiada? Acredita que ela pode te ajudar? Deixe a sua opinião aqui nos comentários.

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress