Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Conheça os principais Tipos de Sono e os seus estágios

o-que-faz-a-criança-precisar-de-alguém-ao-seu-lado-para-adormecer-ou-dormir-2novo-min

Ao mesmo tempo em que o sono é considerado vital, é difícil definir o que acontece com o corpo quando se está dormindo. Sabe-se que esse é um período de profundo relaxamento, mas é também o momento utilizado por todo o organismo para recompor tecidos, musculatura, memória e células. Para que todo esse processo seja feito perfeitamente, é preciso dormir entre 6 e 8 horas diárias para passar por todos os tipos de sono e suas fases.

Para entender melhor a importância de dormir bem, neste artigo vamos explicar quais são os tipos e as fases do sono, assim como o que acontece com o seu corpo em cada um desses estágios. Continue a leitura e saiba mais!

Tipos de sono: NREM e REM

Basicamente, há dois tipos de sono: o NREM, que tem quatro estágios de sono, e o REM, que é o último ciclo do processo. Essas etapas duram entre 90 a 110 minutos e se repetem durante a noite. Cada uma delas é importante no processo de descanso e de renovação.

Estágio 1: é o sono de vigília, onde há uma leve percepção do que acontece ao seu redor e qualquer barulho pode  acordar a pessoa facilmente, apesar de o estado de alerta estar menor. É comum nesse período algumas situações como espasmos em alguns músculos e até aquela sensação de estar caindo e acordar rapidamente.

Estágio 2: estima-se que metade do tempo que você passa dormindo é composta por esse estágio. É aqui que acontece o início do descanso. As ondas que medem a atividade do cérebro são muito mais baixas, o corpo diminui a temperatura e os músculos relaxam. Nessa fase, também pode haver um episódio de espasmo muscular, se houver uma variação das ondas do cérebro.

Estágio 3: inicia-se aqui a entrada no sono profundo. As ondas do cérebro variam entre ondas delta, extremamente lentas, e ondas um pouco mais rápidas. Nessa etapa, fica mais difícil de ser acordado e, caso seja, você pode se sentir desorientado, falar coisas desconexas e demorar mais para recuperar a consciência.

Estágio 4: aqui, o cérebro trabalha apenas com ondas delta, muito lentas, o que indica um sono ainda mais profundo, portanto também é difícil acordar alguém quando se está nesse estágio. Passar pelos estágios 3 e 4 é primordial para ter uma noite revigorante, já que são nessas duas etapas que o corpo vai descansar de fato.

Sono REM

Após os 4 estágios do sono NREM, começa o último processo do ciclo dos tipos de sono, que é o REM. Em inglês, essa sigla significa Rapid Eye Movement, ou seja, movimento rápido dos olhos.

Nesse momento, seus olhos se movimentam mais, a respiração fica mais intensa e o corpo sai do processo de relaxamento profundo, ao mesmo tempo que o corpo fica imóvel. É nessa fase que acontecem os sonhos e pesquisadores já descobriram que passar por alguns ciclos desse tipo de sono à noite ajuda a melhorar a memória de longo prazo.

Entender os tipos de sono e os estágios que o corpo passa durante a noite é essencial para perceber a importância de uma noite bem dormida. Se você busca ter um estilo de vida mais saudável, pode começar por ter noites de sono mais longas e relaxantes.

Assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos sobre saúde e tenha sempre acesso a informações de qualidade e enriquecedoras para melhorar sua qualidade de vida!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress