Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

O autoconhecimento – veja como vai melhorar a sua vida?!

cristofer-jeschke-Ce3XLxac0f4-unsplash
Baixe nosso app e tenha acesso a todo o conteúdo em vídeo, textos , podcasts e muito mais.

Autoconhecimento? Você já ouviu a expressão “Nosce te ipsum”? É uma frase do latim que significa “conhece-te a ti mesmo”. Essa frase já foi atribuída à Sócrates, Tales de Mileto e Pitágoras. Mas na verdade, é uma inscrição encontrada na entrada do templo de Delfos, na Grécia Antiga, que tinha como objetivo estimular a reflexão dos gregos.

O templo em questão era dedicado à Apolo, o Deus da luz, da razão e do conhecimento verdadeiro. Sócrates posteriormente fez uso dessa expressão, referindo-se à importância da busca do autoconhecimento, que seria o ponto de partida para uma vida feliz e equilibrada.

Logo, percebemos que a busca pelo autoconhecimento não é uma questão contemporânea, levantada pelo advento da Psicologia e outras ciências modernas.

Conhecer a si mesmo é uma questão valorizada há muito tempo. Mas afinal, o que é autoconhecimento? O que precisamos “conhecer” dentro de nós mesmos? E por que é algo tão relevante?

O que é autoconhecimento?

Basicamente, autoconhecimento refere-se a conhecer a si mesmo(a). E aqui não nos referimos apenas conhecer seus pontos fortes e fracos, como se fosse uma entrevista de emprego.

Para a Psicologia, o autoconhecimento é algo que vai um pouco mais além. Conhecer a si mesmo(a) significa conhecer o nosso mundo interno, identificar e lidar com nossos pensamentos, emoções e comportamentos, conhecer quais são nossas potencialidades e desejos, conflitos e resistências. 

Para conhecermos nós mesmos, compreendermos o nosso mundo interno, precisamos entender o que sentimos, como nos comportamos ou reagimos e quais são as consequências de acordo com cada situação.

Por exemplo, quando seu parceiro(a) diz que você está comendo em excesso e você reage agressivamente, de maneira desproporcional, com palavras duras e ofensivas, é importante compreender: o que eu senti nessa situação?

Se foi raiva, por que eu fiquei com raiva e reagi dessa forma? Talvez o comentário tenha te incomodado um pouco, e por quê? Pode ser que você não esteja se sentindo tão bem consigo mesmo(a), esteja com baixa autoestima, e tenha que mudar seus hábitos, de forma que sejam mais saudáveis. 

Por que o autoconhecimento é tão importante?

O autoconhecimento não beneficia apenas o indivíduo em si, mas também o seu ambiente de trabalho, o seu relacionamento com amigos, familiares e parceiros, a prática de esportes, entre outros contextos.

Quando desenvolvemos o autoconhecimento, entendemos melhor o que ocorre no nosso mundo mais interno, e assim podemos responder e agir de forma mais sábia ao mundo externo.

Em outras palavras, permite que o indivíduo possa prever e controlar o seu próprio comportamento, não reagindo de maneira inadequada aos seus sentimentos e podendo ter controle sobre as consequências dos seus atos. 

Ter autoconhecimento possibilita lidar de maneira mais efetiva com o mundo interior e exterior, buscando a autorrealização e a satisfação em todos os aspectos da sua vida.

Dicas para autoconhecimento 

1.Auto-observação

Comece a observar você mesmo(a). Observe seus pensamentos, nomeie suas emoções e identifique quais são seus comportamentos e reações diante determinadas situações.

Por exemplo, diante uma situação que você tenha que falar em público, você pode pensar: “não sou bom nisso”, “não sei de nada”, “todo mundo vai ficar reparando em mim e nos meus erros”.

Saber que tudo isso ocorre com você, é o primeiro passo para a mudança e para adotar diferentes estratégias para lidar com o medo de falar em público.

2.Saiba falar sobre seus sentimentos

Saber dizer o que você sente em determinadas situações é uma maneira eficaz para você ter um relacionamento positivo consigo mesmo(a) e com os outros.

Isso porque é comum que as pessoas não saibam nomear ou confundam seus sentimentos, como raiva e tristeza.

Ao invés de dizer que você ficou com raiva porque alguém desmarcou um encontro em cima da hora, por motivos sérios, talvez você tenha se sentido triste e frustrado(a) porque havia criado expectativas para esse encontro.

3.Faça programas sozinho(a)!

Fazer coisas sozinho(a), como ir ao cinema, fazer uma caminhada, ouvir e dançar sua música preferida ou fazer uma viagem pode ser uma ótima oportunidade para se conhecer!

Sem fatores externos, como a opinião e a vontade de outras pessoas, é possível criar um diálogo interno mais profundo e genuíno, que permite conhecer melhor suas preferências, potencialidades, medos e bloqueios. 

4.Faça terapia!

Se precisar de ajuda, procure um profissional especializado para ajudá-lo(a) nessa aventura de se descobrir!

Por meio de questionamentos de uma pessoa especializada e imparcial, pode ficar mais fácil conhecer você mesmo(a) e explorar o seu mundo interno, promovendo maior habilidade para lidar com o seu mundo externo.

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e Conteúdos exclusivos!

Podcasts

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress