Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Descubra se o medo do fracasso está parando a sua vida

jasmin-sessler-egqR_zUd4NI-unsplash

Uma das sensações mais comuns associada ao medo é a estagnação. Aquela terrível sensação de não saber como sair do lugar ou se conseguiremos sair. E isto acontece principalmente quando sentimos o medo do fracasso.

Provavelmente você já vivenciou esse medo alguma vez na vida, seja no trabalho, na escola ou nos relacionamentos pessoais. Vale lembrar que esse sentimento é extremamente normal, mas merece a sua atenção para não prejudicar a qualidade de vida.

Quer descobrir como o medo do fracasso pode estar atrapalhando a sua vida, principalmente sua produtividade? Acompanhe esse artigo para responder essa e outras perguntas.

O que significa fracassar?

Para cada pessoa esta pergunta terá uma resposta. Geralmente algo negativo como errar, ser ruim ou não ser o suficiente.

Quando o seu emocional e o seu cérebro associam o fracasso somente como algo negativo, ele ganha força e em situações de fragilidade pode te paralisar, gerando um medo imenso de realizar determinadas ações.

Mas por que isso ocorre?

Bom, você já deve ter fracassado pelo menos uma vez na vida, certo? Como foi a sensação? Muitas críticas ou julgamento? Você conseguiu interpretar como um aprendizado ou se culpou pelo ocorrido?

A partir do nosso primeiro erro, criamos crenças que nos bloqueiam para evitar novas falhas. Dependendo da situação vivida, das emoções, críticas, julgamentos e aprendizados, esse medo do fracasso pode ser gigantesco ou pode passar despercebido.

Quando não conseguimos encarar os erros da maneira certa, podemos ser perseguidos pelo medo a vida toda. Em alguns casos a situação pode ser tão profunda que ocasiona traumas emocionais extremamente nocivos.

Porém, um ato simples, mas que requer paciência e amor-próprio, é capaz de transformar o fracasso em sucesso: o reaprendizado!

Transformando o fracasso em impulso motivacional

Quando você aprende a enxergar o fracasso como um erro evolutivo que faz parte de um processo maior, as coisas começam a mudar. Esse pequeno gesto favorece uma transformação capaz de impulsionar a sua força interna e o que antes te bloqueava passa a ser combustível para ir mais longe.

E como isso é possível?

Simples, quando você errar ou se lembrar de falhas do passado, troque os sentimentos de culpa e críticas por aprendizado, perdão, reconhecimento e persistência. Reforce para você mesmo que erros inteligentes sempre ajudaram na construção de novas oportunidades.

Mantenha o seu estado emocional positivo.

Ao invés da sua mente te consumir ao ficar relembrando do erro, ela focará em soluções possíveis para alcançar o resultado desejado. Lembre-se que mentes positivas funcionam de forma produtiva e criativa.

Com essa mudança você alimentará a sua motivação, reforçando as emoções necessárias para encarar o desafio em questão até superá-lo.

Para entender na prática, pense nos atletas profissionais que vão para grandes campeonatos como as Olimpíadas. Eles passam anos treinando e se dedicando para a competição, que ocorre apenas a cada 4 anos. Mesmo com tanto empenho eles acabam fracassando em algum momento ou não atingem 100% da meta que haviam traçado.

E o que eles fazem? Depois de se recuperarem voltam a treinar, se dedicando ainda mais para que possam aproveitar novas oportunidades nas próximas Olimpíadas.

Aprenda com o fracasso e viva plenamente!

Existem muitas histórias de sucesso que nasceram do fracasso. Grandes empresários, autores, atletas, gamers, médicos, professores e tantas outras pessoas souberam aprender com as suas falhas ou perdas para impulsionar seus objetivos. E esse é o grande segredo, saber ser resiliente e usar o fracasso a seu favor.

Respire fundo e reflita sobre o que está estagnado em sua vida hoje, será que o medo está te bloqueando? Quantas coisas você pode começar agora?

Aproveite esse momento para colocar no papel os seus pontos fortes e determinar os próximos passos para tirar os seus planos do papel. Nós confiamos no seu potencial!

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

Ganhe conhecimento e os coloque em prática em 2021!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

Melhore sua saúde mental! Baixe o APP da Ukor na Loja da Google Play e Apple Store e tenha acesso a mais de 700 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.

Tenha aprendizados importantes para a sua vida baixando o APP da Ukor!

Saúde | Bem Estar | Insegurança | Saúde Mental | Produtividade | Ansiedade | Disciplina | Foco | Trabalhar | Podcast | Autoconhecimento | Auto Estima | Equilíbrio | Emoção | Medo | Fracasso

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress