Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Diabetes: atenção à ordem que você come!

diabetes-1724617_1920

Se você tem diabetes, muito atenção à ordem que você come! Se você não tem, preste atenção também…

Pessoas com diabetes devem evitar ao máximo grandes oscilações na taxa de açúcar do sangue, a glicose. Porém, muitas vezes é difícil seguir a alimentação ideal que a nutricionista prescreve. 

Existe um estudo, no qual os pesquisadores mostraram que a ordem que comemos os alimentos em uma mesma refeição pode evitar esses temidos picos de glicose. Os participantes tinham diabetes do tipo 2 controlada por medicamentos e foram ao laboratório três vezes. Em cada uma delas eram oferecidos os mesmos alimentos, nas mesmas quantidades, mas em uma ordem diferente como mostrado abaixo:

  1. Alimentos fonte de carboidrato no início – os participantes primeiro comiam o pão com suco de laranja e, depois de 10min, um filé de frango com vegetais;
  2. Alimentos fonte de carboidrato no final – comiam o filé de frango com vegetais primeiro e, depois de 10min, o pão com o suco de laranja.
  3. Tudo junto na forma de sanduíche com suco (pão, vegetais, filé de frango e suco de laranja).

Como resultado eles viram que quando consumiam primeiro a salada com o frango e depois os alimentos fonte de carboidratos (pão e suco de laranja) o pico de glicose foi 53.8% menor. Já as concentrações de insulina (hormônio que regula a concentração de açúcar no sangue) foram 24.8% menores.

O mais interessante é que poucos estudos são tão aplicáveis como esse. Tentar adaptá-lo para a nossa vida é simples. Não me refiro necessariamente a comer um sanduíche por partes, mas um dia que você sabe que consumirá uma sobremesa depois da refeição, uma possibilidade é comer primeiro a carne com muita salada na refeição principal e, depois o arroz, a massa ou até mesmo uma sobremesa.

Sem ter que se restringir você pode sim ser mais saudável. Experimente!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress