Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Atenção plena: diminua a ansiedade prestando atenção no presente

shutterstock_1209479167

Prestar atenção no que está acontecendo, percebendo quando e como sua mente vaga, e trazendo-a de volta ao presente momento, é o que chamamos de Mindfulness, ou em português, atenção plena.

É uma forma de meditar. Pode parecer difícil fazer isso, porque nossa mente tem a tendência de dispersar rapidamente e se perder em pensamentos a respeito do futuro, principalmente se você é ansioso. Mas a atenção plena é uma habilidade, algo que você pode treinar e melhorar com a prática.

A atenção no momento presente é sobre fazer alguma coisa e estar completamente envolvido e consciente daquilo que você está fazendo. Por exemplo, durante uma refeição, se você fizer com atenção plena, prestará atenção nos alimentos que estão em seu prato, nas suas cores, texturas, sabores e na sua mastigação. Não estará simplesmente engolindo o alimento e sim participando de todo o processo.

O que a atenção plena tem a ver com a ansiedade?

A ansiedade aparece quando você está prestando atenção em tudo, menos no presente. Ela vem com força quando se debruça no futuro e nos cenários do “e se”, trabalhando com hipóteses e situações que fogem do seu controle.

Imagine que você tenha uma apresentação importante no dia seguinte, se for ansioso, provavelmente começará a imaginar tudo o que pode dar errado, como esquecer o pen drive, não conseguir falar direito, a apresentação não abrir no computador, ser mal avaliado pelo público, etc.

E aí está você, prevendo seu terrível fim ao invés de apenas se preparar para a apresentação!

Simplesmente focando no momento presente, o que é a essência da atenção plena, você manterá a história sob o seu controle. Se mantiver o foco no que está na sua frente e dar total atenção a este momento presente, não há espaço para a ansiedade.

Quando você começar a praticar a atenção plena verá que os pensamentos começam a vagar e dispersar, isso não significa que você esteja fazendo algo errado, sua mente somente está realizando o que ela geralmente faz: criando pensamentos.

Qual a grande sacada da atenção plena?

A grande sacada da atenção plena é ter consciência que você está pensando, que o pensamento é algo produzido por você, diferente de achar que você é o seu pensamento.

Você é quem produz seu pensamento e provavelmente seu modo e padrão de pensar foram construídos através da sua história de vida, experiências, da cultura que está inserido e da relação com seus pais, escola, familiares e pessoas importantes que participaram da sua criação.

Uma pergunta importante que as pessoas ansiosas fazem

Por que tenho que prestar atenção nos meus pensamentos se eles são o meu maior problema? Estou tentando me livrar deles!

Lembra do que explicamos sobre se esquivar das situações de ansiedade? Quanto mais se esquivar dos pensamentos ansiosos, menos aprenderá a lidar com eles e com as emoções que eles carregam. E mais, vai se tornando expert em evitar pessoas e situações.

Se você observar os pensamentos ansiosos que te sobrecarregam, começará a notar eles menos problemáticos do que antes. Na atenção plena vemos todos nossos pensamentos, emoções e impulsos como eles realmente são, sem nos distrair ou antecipar hipóteses.

Então, podemos escolher em qual deles vamos prestar atenção, dar crédito e responder com mais calma e sabedoria.

Aqui está o grande treino da atenção plena

Conseguir estabelecer uma pausa entre o que eu penso e sinto, e decidir como reagir a estes pensamentos e sentimentos de maneira mais calma e racional, e não automática. Praticando atenção plena você vai percebendo como a sua própria mente funciona e quais padrões ela adota.

Quando conseguir se manter no momento presente, lembrando dos seus padrões de pensamentos e se perdoando por produzir distorções, vai conseguir reagir a um problema de maneira mais calma e a cada dia de maneira mais natural e espontânea. Vamos colocar em prática?

Gostou do nosso conteúdo? É muito fácil ficar por dentro de mais artigos como esse: curta a página da Ukor no Facebook e receba mais dicas exclusivas.

Nos vemos num próximo post! 🙂

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress