Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

DISTÚRBIOS DO SONO MAIS COMUNS

Design sem nome - 2022-01-09T171936.528

O sono é um estado fisiológico e comportamental fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Por isso, quando temos algum problema ao dormir, sentimos as consequências em várias áreas da vida, como a disposição para o trabalho, o humor, a concentração, entre outras. No artigo de hoje vamos falar sobre os principais distúrbios do sono e seus sintomas, assim, você pode avaliar se é hora de buscar ajuda médica caso se identifique com alguma descrição.

 👉Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

INSÔNIA

A insônia crônica, segundo a ICSD-3 (International Classification of Sleep Disorders), é uma condição que se instala quando um ou mais dos problemas abaixo aparecem pelo menos três vezes por semana, em média, por três meses:

  • Resistência para deitar em um horário razoável;
  • Dificuldade para dormir sem um parente ou cuidador;
  • Dificuldade para adormecer;
  • Dificuldade para manter o sono;
  • Acordar mais cedo do que o desejado

A insônia é considerada de curta duração se estes transtornos durarem menos de três meses. Além destes problemas diretamente ligados ao sono, a insônia pode gerar consequências colaterais, como:

  • Sonolência excessiva diurna;
  • Comprometimento da memória e cognição;
  • Dificuldade de atenção e concentração;
  • Irritabilidade;
  • Comprometimento da motivação;
  • Fadiga;
  • Propensão a acidentes e erros;
  • Desordens de humor;
  • Baixo desempenho acadêmico.

SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO (SAOS)

A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é um problema de ordem respiratória. É uma condição em que a respiração é interrompida e volta algumas vezes. Seus sinais e sintomas são:

  • Sonolência diurna;
  • Fadiga;
  • Ronco;
  • Percepção subjetiva de distúrbio respiratório noturno;
  • Apneia observada por terceiros.

Um médico pode indicar um tratamento adequado, mas geralmente vai incluir algumas mudanças no estilo de vida, perda de peso e o uso de um aparelho chamado CPAP, sigla em inglês para “continuous positive airway pressure”, que significa “pressão positiva e contínua nas vias aéreas”.

Durma melhor e mude a sua vida!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

SÍNDROME DAS PERNAS INQUIETAS (SPI)

A SPI tem como principal característica um desejo muito forte de mover as pernas. Isto pode ser acompanhado de uma sensação desconfortável que (1) ocorre principalmente em repouso, (2) é parcial ou totalmente aliviado pelo movimento, enquanto o movimento ocorre e (3) acontece principalmente à noite.

Como os sintomas têm uma natureza um tanto quanto indescritível, é necessário descartar outras doenças cujos sintomas se assemelham à SPI, como, por exemplo, artrite, cãibras nas pernas ou fibromialgia.

SONAMBULISMO

O sonambulismo, no ICSD-3, está classificado entre os distúrbios de excitação da fase NREM (não REM). Também chamados de parassonias relacionadas à fase NREM. Faz parte do mesmo grupo dos terrores noturnos e distúrbios alimentares do sono. Os critérios gerais para este grupo incluem sintomas que geralmente se sobrepõe:

  • Episódios recorrentes de despertar;
  • Ausência de reação ou resposta inadequada;
  • Cognição limitada ou nenhuma cognição ou relato de sonho;
  • Amnésia parcial ou completa para o episódio.

O sonambulismo é conhecido como a ação de levantar e caminhar dormindo. Por ser em geral um evento inofensivo, costuma aparecer em filmes e séries em cenas cômicas, mas, dependendo da frequência ou da possibilidade de danos, um tratamento médico pode ser necessário.

BRUXISMO

Bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo ato de apertar ou ranger os dentes em excesso, de forma involuntária. Diferente dos anteriores, este distúrbio também pode acometer pessoas em vigília, durante o dia, não apenas no sono.

As causas podem ser alinhamento anormal do maxilar, concentração intensa ou até ansiedade situacional (eventual). Pessoas que sofrem de bruxismo podem apresentar alterações dentárias, dores de cabeça constantes ou estalos e dores na mandíbula.

Um dentista pode orientar o tratamento com o uso de protetores dentários que evitam o desgaste dos dentes, ou até fisioterapia.

PARALISIA DO SONO

Possivelmente o distúrbio mais assustador desta lista, a paralisia do sono é uma incapacidade temporária de se mover ou falar. Normalmente acontece ao adormecer ou ao acordar. Este fenômeno se dá por um atraso na capacidade de movimentar os músculos de forma voluntária.

Nosso cérebro “desliga” esta capacidade para evitar o sonambulismo. É um mecanismo que nos impede de nos movimentarmos durante o sono. Acontece que, para aqueles que sofrem desta paralisia, eventualmente a mente desperta, mas a capacidade de movimentar o corpo atrasa, gerando uma sensação angustiante de estar aprisionado, ou pressionado contra a cama.

Esta experiência, por mais incômoda que seja, geralmente dura poucos segundos ou minutos, mas é capaz de assustar bastante. Esta condição pode ser tratada com a melhora dos hábitos de sono (higiene do sono).

CONCLUSÃO

As informações deste artigo têm finalidade apenas informativa. Nós recomendamos que você não as utilize para realizar um auto diagnóstico. Caso tenha se identificado com os sinais e sintomas descritos aqui, procure ajuda médica. Seu sono é importante demais para que você negligencie o auxílio de um profissional de saúde. Em alguns casos, podem ser necessários exames mais detalhados ou até tratamento com medicamentos. Cuide bem do seu sono!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1: Disponível em https://medicinainternaelsalvador.com/wp-content/uploads/2017/03/internation-classification-ICSD-III-beta.pdf

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress