Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

A ditadura da beleza velada ao homem

a ditadura da beleza masculina

Engana-se quem pensa que só as mulheres são afetadas pela ditadura da beleza, das silhuetas bonitas, dos padrões estabelecidos. O belo atinge a todos, os dias se passam e as pessoas estão se cobrando cada vez mais a atingirem a máxima beleza para se encaixarem na sociedade. Até mesmo os homens vêm se mostrando angustiados pela pressão estética.

👉Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

O QUE REFLETE NO ESPELHO

Mesmo nos dias atuais com tantas campanhas de aceitação e de como se sentir melhor com o próprio corpo, pessoas ainda travam uma guerra contra o espelho.

De tempos em tempos padrões de beleza são instaurados e a autocobrança para se encaixar torna-se cada vez maior. Comprar roupas caras, fazer cirurgias plásticas, ter determinados acessórios, nunca serão suficientes como sinal de saúde e bem-estar.

Reflexo dessa busca incansável por se sentir mais bonita (o) está nos filtros compartilhados nas redes sociais, que modificam fisionomia por completo, colocam cores, mudam feições, disfarça “imperfeições”, mas no fundo apenas camufla o sentimento de não pertencimento da beleza.

As pessoas não conseguem se ver diante das câmeras sem filtros, sem mexer em aplicativos que reduzam a barriga, coloque abdômen ou que tire manchas da pele. Todo esse peso da ditadura da beleza chegou também aos homens.

HOMENS BUSCAM PELA BELEZA IMPOSTA

Como dito anteriormente, os homens também estão inseridos nessa ditadura da beleza.

“As operações estéticas se tornam cada vez mais populares entre os brasileiros, adeptos a procedimentos como cirurgias bariátricas para perder peso, ou esteroides e anabolizantes para ganhar músculos. “

Há algum tempo, as exigências de ir ao salão de beleza, fazer sobrancelhas, cuidar da pele e procedimentos estéticos em geral, pertenciam apenas às mulheres. Atualmente, esse mercado se estende ao universo masculino.

Publicado em setembro de 2020 no Journal of Consumer Affairs, a pesquisa “Instagram e imagem corporal: Motivação para se conformar ao ‘Instabod’ [corpo de Instagram, em uma tradução livre]” aborda especificamente a pressão sobre corpos de homens jovens nas redes.

Pesquisadores apontam que os estereótipos propagados de maneira desenfreada, causam  complexos relacionados à imagem corporal.

Antes, quando a maioria acreditava que apenas as mulheres eram e são afetadas pela ditadura da beleza, os estudos apresentam dados referente aos homens. Corpos musculosos, abdômen definido, barba bem feita, lifestyle fitness, todos esses conceitos influenciam diretamente na imagem masculina e vem causando transtornos de imagem também para os homens. 

“A exigência sobre o corpo masculino aumenta tanto no Brasil que transtornos que antes eram ligados à mulher- como anorexia, bulimia e ortodexia -, cresce entre os homens.”

Durma melhor e mude a sua vida!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

CONSEQUÊNCIAS DA DITADURA DA BELEZA

Likes, compartilhamentos, mensagens no privado, quanto mais são recebidos, melhor para o ego e consequentemente a sensação de estar inserido nos padrões de beleza impostos.

Mergulhar no universo das redes sociais para buscar aceitação de imagem é perigoso. Problemas como baixa autoestima podem surgir e desencadear uma possível ansiedade e depressão.

Além disso, “as preocupações com a imagem corporal e os distúrbios alimentares estão aumentando em muitos países desenvolvidos, tanto para mulheres quanto para homens (Lovejoy, 2014). Os transtornos alimentares apresentam a maior taxa de mortalidade de qualquer doença de saúde mental entre os homens, com 400.000 homens no Reino Unido sofrendo sozinho (2017). Nos Estados Unidos, os distúrbios alimentares afetarão 10 milhões de homens em algum momento de suas vidas (Wade, Keski-Rahkonen e Hudson, 2011).”3

“A relevância dos estudos sobre imagem corporal e distúrbios alimentares está em conexão com o desenvolvimento da identidade do ser humano e pode ser um ponto determinante das relações do homem com o mundo” (TORO et al., 2006 apud LEGNANI, et al., 2012).

Segundo o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-IV, 1994), “os distúrbios alimentares podem ter consequências graves aos indivíduos, tanto de ordem psicológica, quanto fisiológica. A pessoa se recusa em manter um peso corporal adequado para a sua estatura, mostra medo intenso de ganhar peso corporal e uma distorção da imagem corporal, além da negação da própria condição patológica.”

O mundo ainda encontra-se em evolução quando se fala em aceitar o próprio corpo e apenas mudar aquilo que não agrada, mas de maneira segura e que não seja por influência de padrões de beleza.

QUAL A LIÇÃO?

Buscar o belo é subjetivo e não deveria ser um padrão como se impõe na sociedade. Reflexos severos na saúde tanto masculina quanto feminina são evidentes com base em estudos. O trabalho da autoaceitação e o olhar interior precisa ser diário, não para se encaixar nas imposições da sociedade, mas entender o que agrada a si próprio sem que isso custe a sua saúde. Nosso blog está repleto de informações que podem te ajudar a dormir melhor. Conte com a UKOR

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1) https://domtotal.com/noticia/1279339/2018/07/a-ditadura-da-beleza-no-brasil-e-um-fenomeno-que-penaliza/

2) https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2020/10/30/homens-relatam-angustia-com-pressao-estetica-e-corpos-idealizados-nas-redes.htm?cmpid=copiaecola

3) https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/joca.12329#joca12329-bib-0087

4) https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/saude/a-influencia-midia-sobre-imagem-corporal-os-disturbios-.htm

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress