Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Existem alimentos termogênicos?

annie-spratt-QYN9kSXVdhw-unsplash

O que são termogênicos?

Por definição, alimentos termogênicos são aqueles que têm a capacidade de aumentar o gasto energético por meio do aumento da produção de calor.

Para entender, o nosso corpo gasta energia de diversas formas, dentre elas a produção de calor seria o modo mais simples de gastar sem a necessidade de esforço físico.

A indústria farmacêutica e de suplementos, sabendo da vontade de todos de emagrecer sem se mexer, tem gastado milhões e milhões de dólares na busca ou invenção de algo que tenha essa capacidade.

Porém, aqui encontramos uma questão importante com relação aos termogênicos que é, se ele tiver a capacidade de aumentar a produção de calor, isso pode trazer prejuízos a saúde uma vez que, se o aumento for significativo, pode induzir a um estado febril e perigoso.

De fato, houve um medicamento comercializado no início do século passado que era capaz de aumentar a termogênese e emagrecer, porém ele foi proibido após casos de hospitalização e até morte. 

Com a evolução da ciência da nutrição, foi descoberto que alguns alimentos podem aumentar a termogênese, mas de modo muito sutil.

Dentre eles destacam-se as pimentas e o chá-verde.

Além disso, os estudos mostram que o corpo tende a adaptar esse gasto aumentado com o tempo, diminuindo ou anulando seu efeito no emagrecimento.

O emagrecimento é um processo complexo que não depende apenas do quanto gastamos de energia, mas também do que a pessoa consome de energia em um dia.

A menos que o aumento seja significativo, o emagrecimento não ocorre. 

Ou seja, o fato de um alimento ser termogênico não significa que ele emagrece!

Baixe nosso app e tenha acesso a todo o conteúdo em vídeo, textos , podcasts e muito mais.

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress