Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Frutose: O que é?

fruit-2305192_1920

Hoje em dia o terrorismo nutricional é tão grande que até a fruta tem sido acusada de causar ganho de peso, obesidade e diabetes.

Isso porque ela possui um tipo de açúcar chamado frutose, mas antes de excluir um alimento tão importante da sua alimentação vamos tentar entender um pouco mais sobre ela.

Frutose:

A frutose é um carboidrato simples, encontrada naturalmente nas frutas e no mel. Porém, ela também é muito utilizada pela indústria alimentícia para adoçar diversos alimentos industrializados na sua forma concentrada, chamada de xarope de milho e também conhecida como HFCS “high fructose corn syrup”.

Aonde encontro

Dentre os alimentos enriquecidos com este nutriente, os principais são: barra de cereais, refrigerantes, sucos e chás industrializados, biscoitos, cereais matinais, entre outros. 

Em condições normais, diferentes tecidos do nosso corpo (como músculos, cérebro, fígado, pâncreas) são capazes de metabolizar a glicose, tipo de carboidrato mais abundante nos alimentos. Porém, o mesmo não se aplica à frutose: o único órgão capaz de metabolizá-la de modo eficiente é o fígado.

Além disso, a frutose tem outra particularidade: quando consumida em grande quantidade, é como se o nosso fígado perdesse a capacidade de regular de modo adequado sua utilização pelo corpo, podendo ativar vias responsáveis pelo acúmulo de gordura no próprio fígado e no corpo, e também a produção de colesterol.

Açúcar ou Frutose?

Ah, então devo comer açúcar ao invés de frutose? Nem um nem outro. Muito menos pensar que o problema está nas frutas, não está!

Você pode e deve consumi-las, e quanto mais variado o consumo, melhor! O grande problema são os alimentos industrializados que possuem uma grande quantidade de açúcares, e em alguns casos, os xaropes de frutose.

Vale ressaltar que, no Brasil, muitas empresas já reduziram a adição deste tipo de açúcar.

Na dúvida, basta olhar na lista de ingredientes para ver se há algum desses componentes no produto e, se quiser garantir que seu consumo seja o mínimo, basta optar por consumir alimentos frescos ao invés de industrializados.

Baixe nosso app e tenha acesso a todo o conteúdo em vídeo, textos , podcasts e muito mais.


Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress