Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

GRATIDÃO: Você não precisa ser feliz para ser grato, você pode ser grato para ser feliz

freshh-connection-M4lve6jR26E-unsplash

“Gratidão” parece ser uma palavra da moda. Vemos em publicações, reportagens, entrevistas e está por todas as nossas mídias sociais, mas muito além de uma palavra, a gratidão pode trazer inúmeros benefícios para a sua vida. E o melhor de tudo: é uma prática simples, fácil e gratuita!

Mas afinal, o que é gratidão? 

Em termos gerais, a gratidão é uma emoção positiva e envolve o reconhecimento de que algo bom aconteceu a você, seja provido por um indivíduo ou um ser impessoal, como a natureza ou uma entidade divina.

O ato de “agradecer” tem sido relacionado em estudos científicos ao bem-estar e melhor saúde física e mental, sendo associado a maior satisfação com a vida, resiliência e felicidade, e menor risco de transtornos psiquiátricos e níveis de estresse e agressividade. 

Um estudo de 2019, realizado no Brasil, comparou variáveis como afeto, depressão, felicidade e satisfação com a vida, entre três grupos. O primeiro grupo deveria manter uma lista diária de coisas que os irritaram, o segundo de coisas neutras que aconteceram, e o terceiro de coisas pelas quais os participantes seriam gratos. Após 14 dias, os participantes do grupo “gratidão” apresentaram aumento do afeto positivo, da felicidade e da satisfação com a vida, e redução de sintomas de afeto negativo e de depressão. Tudo isso apenas por listar 5 coisas pelas quais eram gratos diariamente, durante 14 dias!

E como a gratidão pode promover tudo isso?

Nos últimos tempos, estudos científicos têm investigado os mecanismos cerebrais que envolvem a gratidão e estados psicológicos positivos. A gratidão foi associada à ativação de regiões envolvendo o sistema de recompensa cerebral e à liberação de neurotransmissores do bem-estar, como dopamina e ocitocina. 

Se expressar gratidão pode promover o seu bem-estar e estados psicológicos positivos, como felicidade, satisfação com a vida e diminuição do estresse, por que não fazer da gratidão uma prática diária?

Há muitas coisas em nossas vidas, grandes e pequenas, pelas quais podemos ser gratos. Seja pela vida, saúde, trabalho, refeições, familiares e amigos, ou mesmo por simplesmente acordar e ter a oportunidade de viver um novo dia, entre várias outras coisas, que você poderia agradecer. Assim, antes de dormir, pense em como foi o seu dia e liste pelo menos cinco coisas da sua vida pelas quais você é grato. Você pode fazer isso em um “Diário da gratidão”, um caderno, uma folha de papel ou mesmo criar uma lista no seu celular. Tente adotar essa prática por pelo menos 14 dias, e veja como se sente!

E atenção: você não precisa conquistar tudo o que sonha, como a família desejada, o emprego dos sonhos, os bens materiais que almeja, para ser feliz e então agradecer. O caminho pode ser exatamente o contrário: a gratidão é que pode nos tornar mais felizes e conectados e agradecidos pelo que temos no momento presente.

“Não é a felicidade que nos faz agradecidos, mas a gratidão é o que nos torna felizes”

Referências: CUNHA, L. F.; PELLANDA, L. C.; REPPOLD, C. T. Positive psychology and gratitude interventions: a randomized clinical trial. Frontiers in Psychology, v. 10, n. 584, 2019.KARNS, C. M.; MOORE, W. E.; MAYR, U. The Cultivation of Pure Altruism via Gratitude: A Functional MRI Study of Change with Gratitude Practice. Front Hum Neurosci, v. 11, n. 599, 2017.

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress