Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Hábitos alimentares: saiba como melhorar a sua disposição

the-creative-exchange-iNK5CGCpD8U-unsplash

Vivemos uma rotina cada vez mais corrida e cheia de compromissos. Cada vez menos as pessoas conseguem dedicar tempo para preparar sua comida ou organizar um cardápio balanceado que favoreça bons hábitos alimentares.

Para “piorar”, temos na palma de nossas mãos inúmeras opções de aplicativos que entregam qualquer tipo de comida onde estivermos. Quando somamos a facilidade de pedir comida, com as ofertas relâmpagos e as fotos irresistíveis que essas empresas utilizam, é fácil entender por que as pessoas não querem mais cozinhar.

Mas será que esse novo comportamento é saudável? Será que o tempo que economizamos pedindo a comida otimiza o nosso dia? Será que estamos nos alimentandos como deveríamos? Continue a leitura para responder essas e outras perguntas.

Somos o que comemos?

Nos últimos anos notamos uma crescente preocupação das pessoas com os seus hábitos alimentares. Inúmeros estudos já comprovaram que o nosso organismo precisa de uma alimentação saudável e balanceada para ter energia, disposição e funcionar perfeitamente.

Por isso, precisamos refletir sobre os alimentos que estamos ingerindo e como eles estão afetando a nossa vida. Por exemplo, você sabia que ao incluir mais frutas e vegetais na dieta diária nos sentimos mais felizes, criativos e comprometidos com nossas tarefas? Já ouviu falar que alimentos com vitamina B auxiliam na memória?

No caminho contrário, ingerir grandes quantidades de carboidratos, gordura, sódio, comidas processadas e muita cafeína nos deixa cansados, preguiçosos, improdutivos, agitados e sem foco.

Tenha em mente que todos os alimentos que ingerimos interagem com o nosso corpo. Saber disso é fundamental para termos dias mais produtivos e cuidarmos da nossa saúde, evitando inúmeras doenças.

O equilíbrio é o segredo da saúde

Como quase tudo na vida, bons hábitos alimentares se baseiam no equilíbrio. Para isso, você precisa diversificar os alimentos que consome, incluindo proteína, verduras frias, legumes cozidos e carboidrato.

Sobremesas fazem parte de qualquer dieta, e aqui não seria diferente. Evite comer muito doce ou opções com muita gordura. Opte por quantidades menores para saciar a sua vontade sem afetar negativamente a sua saúde.

Além disso, o equilíbrio também é necessário entre os horários das refeições. Lembre-se de não ficar muito tempo de estômago vazio e não comer muito de uma única vez.

Por onde começar?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a importância dos hábitos alimentares saudáveis, que tal aprender a colocar em prática? Selecionamos algumas dicas para você começar a adaptar sua dieta com alguns alimentos que ajudam nosso corpo e, consequentemente, a nossa produtividade.

Café da manhã

O nosso café da manhã diz muito sobre como será o nosso dia. Por isso, pense com carinho quando estiver planejando o que comer. Dê preferências para sucos naturais, frutas, iogurtes, cereais, uma fatia de pão ou torrada.

Curiosidade: o ovo possui sua gema rica em colina, agente do complexo B que estimula o aprendizado e sua retenção.

Lanche da manhã

Depois de 2 ou 3 horas do café da manhã está na hora de uma pausa para recarregar as energias. Uma boa opção são as oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas). Elas são fonte de vitamina E e selênio, ricos em antioxidantes e ainda auxiliam na memória.

Só não vale exagerar, já que são ricos em gorduras.

Almoço

Lembra do equilíbrio entre os alimentos ditos acima? Aqui é uma ótima oportunidade de colocar em prática. Independentemente de você pedir comida pronta ou cozinhar o próprio prato, mantenha o seu foco nas escolhas que trarão benefícios para o seu organismo, combinado?

Monte um prato colorido, dê mais espaço para legumes e verduras, mas não esqueça de um alimento fonte de proteína e um fonte de carboidrato.

Uma ótima escolha de proteína são os peixes, eles possuem menos gordura e são ricos em Omêga 3.

Lanche da tarde

Que tal um pedaço de chocolate? Sim, eu disse chocolate.

Em quantidades moderadas o chocolate amargo, com mais cacau, traz benefícios para o nosso corpo, como a liberação de endorfina que ajuda na redução do estresse.

Jantar

A dica do almoço vale para o jantar. Aproveite bastante as verduras, principalmente as verdes escuras ricas em vitaminas excelentes para o aprimoramento do cognitivo.

A importância de consultar um nutricionista

Nesse artigo tratamos algumas dicas que não só podem, como devem ser seguidas, porém é fundamental a consulta com uma nutricionista para uma dieta balanceada e que supra todas as suas necessidades. Afinal, cada organismo é único e possui as suas necessidades.

Possuímos metabolismos diferentes e reagimos de maneira específica aos alimentos. Por isso, mais uma vez reforçamos a importância de ter o acompanhamento de um nutricionista em sua vida, combinado?

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress