Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Janeiro Branco: vamos cuidar da sua saúde mental?

Faixa 04-12

Janeiro Branco é conhecido como o mês da Saúde Mental. É um mês dedicado à conscientização da promoção e proteção da Saúde Mental. Essa campanha é relativamente recente, criada em 2014, e tem ganhado cada vez mais espaço e notoriedade devido ao aumento expressivo das doenças mentais nos últimos anos. O Brasil, por exemplo, lidera o ranking mundial – nada invejável – de ansiedade, que afeta 9,3% da população, e 6,8% dos brasileiros sofrem de depressão, sendo a maior taxa da América Latina.

Dessa forma, campanhas para promoção da Saúde Mental têm sido cada vez mais relevantes, já que os transtornos mentais afetam diretamente a funcionalidade e os mais diversos domínios da vida de quem sofre. 

Mas afinal, o que é Saúde Mental?

Algumas pessoas entendem que “Saúde Mental” significa a ausência de doenças mentais, como depressão, ansiedade, esquizofrenia, demência e transtornos de desenvolvimento, como o autismo.

No entanto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a “saúde mental ou bem-estar psicológico é parte integrante da capacidade de um indivíduo levar uma vida satisfatória, incluindo a capacidade de formar e manter relacionamentos, estudar, trabalhar e se engajar em atividades de lazer, e tomar decisões cotidianas sobre educação, emprego, moradia e outras coisas”.

Em outras palavras, ter uma boa Saúde Mental é estar bem consigo mesmo e com os outros, gerenciar os desafios e conflitos do dia a dia, saber lidar com nossas emoções, sejam elas positivas ou negativas, reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

Por que devemos investir na Saúde Mental?

A Saúde Mental permeia todos os aspectos da nossa vida. Se eu não estou bem comigo mesmo, com a minha “mente”, provavelmente isso irá refletir no meu trabalho, nos estudos, na relação com os cônjuges, amigos e familiares, entre outros contextos. Assim, cuidar da nossa Saúde Mental é importante, sendo relacionada aos seguintes domínios:

  • Controle emocional e comportamental

A Saúde Mental está relacionada à capacidade de gerenciar nossas emoções e ações, bem como nossas interações com os outros, sendo um elemento essencial da condição humana. 

  • Felicidade, prazer e satisfação pessoal

Uma boa Saúde Mental está diretamente associada às emoções positivas, como felicidade, prazer e satisfação pessoal. Seria difícil, senão impossível, uma pessoa se sentir feliz e realizada quando é afetada, temporária ou permanentemente, por problemas  de saúde da “mente”, como depressão e ansiedade.

  • Interações sociais e relações entre amigos e familiares

O bem-estar psicológico é, ao mesmo tempo, influenciado e influenciador do ambiente social, referindo-se à capacidade de estabelecer relacionamentos e se envolver com as pessoas à sua volta. A solidão, o isolamento e dificuldades de comunicação aumentam o risco de desenvolver ou piorar doenças mentais. 

Assim, esse é um momento para você parar e refletir sobre como você tem cuidado da sua Saúde Mental. Isso porque geralmente não paramos para refletir sobre como anda a saúde “da mente”, e os problemas, que são a “ponta do iceberg”, aparecem das mais diversas formas. Então, fica a pergunta: de que forma você tem cuidado da sua mente? Lembre-se de que não tem como fugir dos “problemas da sua mente”, por mais que você tente. Dedique um tempo para cuidar da sua! Segue abaixo algumas dicas para cuidar da sua mente.

Dicas para uma boa Saúde Mental

  • Pratique atividade física.

Já ouviu a expressão “mente sã, corpo são”? Pois é, a prática de atividade física traz inúmeros benefícios à nossa mente, melhorando a cognição, memória e liberando endorfinas relacionadas ao bem-estar.

  • Tenha uma alimentação saudável

Você tem cuidado do que alimenta o seu corpo e sua mente? Tenha uma alimentação balanceada para oferecer o melhor à sua saúde!

  • Mantenha uma rede de apoio social positiva, fortalecendo seu relacionamento com amigos e familiares

Esteja cercado por pessoas que você gosta e que te fazem bem! Mantenha relacionamentos positivos, e evite ou se afaste de pessoas tóxicas.

  • Mantenha a mente ativa

Nos dias atuais, temos uma infinidade de possibilidades para manter nossa mente ativa. Desde um simples livro, até aplicativos com atividades cognitivas, como o Lumosity.

  • Faça terapia!

Caso precise de ajuda para cuidar da sua saúde mental, procure um psicólogo ou profissional especializado.

Quem cuida da mente, cuida da vida! 

Referências:

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde mental: o que é, doenças, tratamentos e direitos. Disponível em: <http://saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-mental>

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Investigating in mental health: evidence for action. Disponível em: <https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/87232/9789241564618_eng.pdf;jsessionid=912ADBD2898229732F25BF5B3115C13D?sequence=1>

Baixe nosso app e tenha acesso a todo o conteúdo em vídeo, textos , podcasts e muito mais.

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress