Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Let’s flow?

chris-yang-pf05Oo83GqY-unsplash

Você já esteve completamente imerso em uma tarefa? Alheio ao mundo exterior?

Focado apenas na atividade e no que estava ocorrendo nesse momento, sem nenhum esforço? Realizando a atividade de forma espontânea e automática, sem ter que pensar?

Talvez você estivesse praticando um esporte, tocando uma música, estudando sua matéria preferida, ou fazendo outras coisas que ama, e quando se deu conta, o tempo tinha simplesmente passado, sem você perceber.

Se você já se sentiu dessa maneira, provavelmente vivenciou o estado de flow.

O que é flow?

Flow pode ser traduzido para o português como “fluxo”, e refere-se à um estado mental em que a pessoa parece fluir durante a realização de uma atividade, estando totalmente imersa, concentrada e envolvida no que está fazendo.

É um estado em que se experimenta muitas sensações positivas, sendo altamente agradável, de completo bem-estar, e no qual se está inteiramente envolvido no momento presente.

Segundo o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, criador da teoria, o estado de flow significa estar completamente imerso em uma atividade por si só.

O tempo voa sem você perceber, e você está simples e plenamente envolvido na sua tarefa, usando suas habilidades ao máximo.

Não existe preocupação com o mundo externo, com julgamentos ou necessidade de agradar outras pessoas. É só você, e você mesmo naquele momento.

O estado de flow inclui concentração total, relaxamento, confiança, alto nível de ativação, foco no presente e sensação de controle.

Assim, o estado de flow tem sido associado à melhores desempenhos no trabalho e nos estudos, proporcionando a concentração, produtividade e criatividade, e até mesmo no esporte, indicando melhores performances em atletas e praticantes de diferentes modalidades esportivas.

Alguns atletas chamam esse estado de “the zone”.

Características do flow

O estado de flow apresenta 9 características, apresentadas a seguir:

1. Equilíbrio entre desafio e habilidade. Para entrar em estado de flow, o indivíduo deve ter a percepção de que possui as habilidades para executar a atividade, ao mesmo tempo em que a atividade deve é desafiadora para si. Em outras palavras, a atividade não pode ser tão fácil, o que geraria tédio e apatia, nem tão difícil, o que poderia causar ansiedade e frustração;

2. Consciência de ação. A sensação é de que a pessoa é parte da atividade, da ação;

3. Objetivos claros. A tarefa deve ter objetivos claros e determinados. Isso significa que não se interrompe a tarefa para pensar no próximo passo. Os objetivos estão tão claros que a tarefa simplesmente flui;

4. Feedbacks imediatos. Os feedbacks da realização da tarefa são apresentados imediatamente, senão conjuntamente com esta. Os objetivos claros dizem o que deve ser feito, e os feedbacks imediatos dizem como isso está sendo realizado;

5. Concentração intensa. O foco de atenção está totalmente direcionado para a realização da atividade. Estímulos externos e distrações podem até existir, mas a pessoa está tão imersa na atividade, que simplesmente não percebe;

6. Senso de controle. Sensação de controle total sobre a tarefa. Embora seja desafiadora, você sabe que está no comando;

7. Perda da autoconsciência. Durante a atividade, não se percebe a realização desta. Ela simplesmente flui;

8. Perda da noção de tempo. Você está tão imerso na atividade, que simplesmente não percebe o tempo passar;

9. Experiência autotélica. A experiência é prazerosa em si mesma. Ou seja, é uma atividade intrinsecamente motivadora, no qual o prazer vem da realização da própria atividade, e não da necessidade de reforçadores externos, como elogios, aprovação, reconhecimento ou aspectos financeiros.

Como entrar no estado de flow

Diante de tantos benefícios, físicos, cognitivos e emocionais, os psicólogos passaram a estudar como acessar o estado de flow.

1.Escolha uma atividade que você ama!

Ninguém melhor do que você mesmo para saber quais atividades você gosta e tem prazer em realizar no seu dia a dia. Se engaje em experiências que são recompensadoras por si só, que pode ser dançar, tocar um instrumento musical, jogar, lutar, nadar, correr, fazer yoga ou mesmo ler um livro e estudar.

2.Dedique tempo para realizar essa atividade

O mundo está corrido? Ok, entendemos isso. Mas sabendo qual atividade é recompensadora por si só para você, separe um horário no seu dia ou na sua semana para realizá-la. Estabeleça um momento para você, para o “ócio produtivo”. 

3.Elimine distrações

Identifique quais são os estímulos que te distraem durante a atividade, e elimine-os. Se você decidiu que correr é uma atividade que você gosta e sente prazer, desative as notificações do celular enquanto estiver praticando. Lembre-se, esse é o seu momento!

4.Medite

Lembra da concentração intensa? Então, a prática meditativa é um ótimo treino da sua atenção, para que ela seja direcionada para o estímulo certo no momento certo, ou seja, à sua atividade.

E então, “let’s flow”? Você vai ver como é bom se sentir totalmente feliz e realizado!

E como isso vicia. Utilize sem moderação!

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e Conteúdos exclusivos!

Não esqueça de “assinar/curtir” nosso Podcast na sua plataforma preferida e receber os últimos episódios sempre que forem lançados.

Ou ouça na sua plataforma favorita:

🎧 Spotify

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

🎧 Deezer

Ouça e inspire-se! Quer conhecer melhor a UKOR? Baixe o APP na Loja da Google Play e Apple Store e tenha acesso a mais de 400 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.

Saúde | Bem Estar | Saúde Física | Saúde Mental | Produtividade | Histórias que Inspiram | Ansiedade | Comer Bem | Dietas | Emagrecer | Comer Saudável | Autoconhecimento | Auto Estima | Equilíbrio | Emoção | Luta pela Vida | Internacional | História de Vida | Mundo | Esporte | Apresentador | Repórter

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress