Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Biblioterapia: 7 livros que você precisa ler o quanto antes

openbooklibraryeducationread159621-1

Você sabia que os livros são grandes fontes de conhecimento e dependendo de como e o quanto ele impactar em você pode produzir autoconhecimento, um dos maiores objetivos dos processos psicoterapêuticos?

A biblioterapia pode ser conceituada como a prescrição de materiais de leitura com função terapêutica e está acessível à todos. Os livros sempre foram nossas fontes para obter novos conhecimentos, mas também podem ser grandes aliados em processos de cura e recuperação.

Como escolher os melhores livros

Pesquise sobre o autor, o que ele estuda, qual a sua formação, que outros livros ele já escreveu e qual seu currículo. Saber como ele se preparou e que experiências ele tem para escrever sobre o tema garante que a leitura está baseada em evidências, experiência profissional e pessoal na área, aumentando a chance de você tirar benefícios da leitura.

Confira algumas dicas de livros:

1 – “Garra”

Autora: Angela Duckworth

O livro é instigante e vemos claramente uma ampla e profunda pesquisa realizada por Angela Duckworth. É todo o seu trabalho, dedicado ao estudo da garra ao longo de anos, que ela compartilha com os leitores por meio da publicação de seu livro. É um estudo efetivo, embasado e que traz a garra como uma determinante do sucesso. E, mais, demonstra como qualquer pessoa pode encontrar a garra e desenvolvê-la.

2 – “A Coragem de ser imperfeito”

Autora: Brené Brown

Em sua pesquisa pioneira sobre vulnerabilidade, Brené Brown concluiu que fazemos uso de um verdadeiro arsenal contra a vergonha de nos expor e a sensação de não sermos bons o bastante, e que existem estratégias eficazes para serem usadas nesse “desarmamento”.

Nesse livr  ela apresenta suas descobertas e estratégias bem-sucedidas, toca em feridas delicadas e provoca grandes insights, desafiando-nos a mudar a maneira como vivemos e nos relacionamos

3 – “10% Mais Feliz”

Autor: Dan Harris

Este é o melhor livro sobre meditação para os não iniciados, os céticos e os curiosos. Com um olhar extremamente lúcido e inteligente sobre a espiritualidade e a religião, este livro oferece novas perspectivas sobre os benefícios da meditação e explica como ela pode ajudar qualquer pessoa a desacelerar e ser mais feliz – mesmo que seja tão cético quanto o próprio autor.

4 – “Stress a seu favor”

Autora: Susan Andrews

Já que evitar o estresse hoje é impossível, a Dra. Susan, que é monja, psicóloga e ambientalista, ensina como lidar com ele. Primeiro, ela explica ao leitor o que está acontecendo com seu corpo quando se estressa. Em seguida, ela ensina técnicas de relaxamento, respiração, massagem e meditação. O livro não é estressante, é ilustrado, e faz bem para o corpo e para a alma.

5 – “O poder do hábito”

Autor: Charles Duhigg

Neste livro o repórter do New York Times Charles Duhigg, que há duas décadas pesquisou como os hábitos funcionam – e, mais importante, como podem ser transformados, elabora um argumento animador:
A chave para mudar o que não funciona em sua vida é entender como os hábitos funcionam.
Transformá-los pode gerar bilhões e significar a diferença entre fracasso e sucesso, vida e morte.

6 – “O jeito Harvard de ser feliz”

Autor: Shawm Achor

Nesse livro, o autor e psicólogo da Universidade de Harvard, aborda sobre os princípios da psicologia positiva e ressalta que é a felicidade que impulsiona o sucesso, e não o contrário. Quando somos positivos, o nosso cérebro se envolve mais, torna-se mais criativo, motivado, energizado e produtivo no trabalho. Este não é um simples mantra vazio. A descoberta foi repetidamente comprovada por rigorosas pesquisas nos campos da psicologia e da neurociência, estudos de gestão e resultados financeiros de organizações ao redor do mundo.

7 – “Não leve a vida tão a sério”

Autor: Hugh Prather

A vida não precisa ser tão complicada quanto insistimos em torná-la. A simples decisão de não se agarrar aos problemas pode melhorar – e muito – nossas vidas. É isso o que o autor nos mostra, com humor e clareza.

Ele escreve sobre as dificuldades do dia a dia e nos dá ferramentas para contorná-las, mudando o que há de mais importante na vida: nossa atitude mental e a forma de reagir aos inevitáveis contratempos.

Seus ensinamentos são baseados em histórias reais que nos deixam com a sensação de já ter passado por aquela situação ou testemunhado algo parecido. Você aprenderá soluções práticas para dar um basta às preocupações e ao medo, e se libertar de tudo aquilo que impede sua felicidade.

8 – “Pare de se sabotar e dê a volta por cima”

Autor: Flip Flippen

Neste livro o autor mostra a importância do autoconhecimento para se alcançar a satisfação pessoal e sucesso profissional.
O autor analisa diversos tipos de personalidade e apresenta exemplos da vida real com os quais teve contato ao longo de sua carreira de psicoterapeuta, revelando como as soluções inusitadas que sugeria para cada caso levaram os indivíduos a refletir sobre seus comportamentos limitadores e a mudar de atitude a fim de alcançar objetivos profissionais e pessoais.

Agora é só escolher e partir para a leitura

Toda mudança precisa vir de uma necessidade que gere uma motivação pessoal. Portanto, se você está precisando, corra atrás de uma leitura que pode ajudar você a alcançar a mudança necessária. A informação é um dos melhores remédios!

Escolha aquele livro que mais se encaixa no momento que está vivendo e ganhe muito conhecimento lendo. Afinal o tempo gasto com leitura, nunca é tempo perdido, e sim um investimento.

Vamos assinar a nossa newsletter e receber outras dicas como essa, diretamente no seu e-mail?

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress