Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Medo de dormir: o que é somnifobia

ThinkstockPhotos-519409937_wide-min

É comum conhecermos alguém, até nós mesmos, que tem medo intenso de coisas específicas, como por exemplo medos de avião ou de insetos. Chamamos de fobias esses medos intensos que são maiores que o normal de determinadas coisas ou eventos, e que causam grande ansiedade e sofrimento da pessoa.  O sono também pode ser um desses eventos que causam grande medo. Para essas pessoas, dormir é uma atividade que gera preocupações intensas e ansiedade. Para quem tem fobia de dormir, damos o nome de somnifobia. Como para essas pessoas, o próprio adormecer é a fonte de muitas dificuldades, esse texto irá focar em explicar o que é e como se desenvolve a somnifobia, as suas consequências no nosso organismo e como podemos superar a somnifobia em direção de uma noite mais fácil e tranquila.

O que é somnifobia?

 Para entender um pouco da somnofobia, precisamos falar um pouco de um tipo específico de Transtorno ansioso, que são as fobias [1]. A fobia é o medo intenso de objetos ou situações que por outros podem ser vistas como “irracionais”. O problema das fobias é quando elas impactam significativamente o nosso dia a dia, impedindo que as pessoas façam coisas importantes para evitar essas situações de medo intenso.

Quando a fobia é específica com o adormecer, chamamos isso de somnifobia [2]. Entretanto, a somnifobia tem uma característica diferente das outras fobias.Enquanto as fobias são normalmente relacionadas com coisas evitáveis, como aranhas, aviões, carros entre outros… a somnifobia acontece com algo que é inevitável para o ser humano, o sono. O dormir é um processo fisiológico natural e automático. Desse modo, podemos imaginar o quão difícil deve ser temer uma atividade que acontece inevitavelmente.

Imagine você, percebendo o céu escurecendo e o momento de dormir se aproximando, começando a sentir os olhos ficando pesados, o corpo se sentindo mais cansado e percebendo que o sono está vindo. Normalmente, perceberemos que está na hora de dormir e descansar, o que para muitos é um momento gostoso e de relaxamento. Entretanto, agora imagina uma coisa que te dá muito medo, pode ser uma apresentação em público, algum inseto que você não consegue nem chegar perto. Todas essas coisas te deixam alerta e prontos para fugir ou enfrentar o que te dá medo. É isso que as pessoas com somnifobia sentem, só que ao contrário desses outros medos, elas não conseguem evitar o que está por vir, que é o adormecer.

Durma melhor e mude a sua vida!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

 Como se desenvolve a somnifobia?

Por ser uma fobia, ela se desenvolve de um jeito parecido com as outras. Normalmente, as fobias se desenvolvem a partir de experiências intensas, repetidas ou não, que a pessoa viveu que geraram muito medo. No caso específico do sono, o medo de dormir pode surgir devido a experiências ruins que as pessoas tiveram com o próprio adormecer. Pesadelos, o sentimento de vulnerabilidade ao dormir e a paralisia do sono podem ser alguns exemplos que pioram a experiência de adormecer, e que dependendo da maneira que as pessoas respondem a esses medos, ela pode desenvolver a somnifobia.

 Quais as consequências da somnifobia no organismo?

A somnifobia têm como consequências os sintomas que normalmente surgem nas pessoas quando elas são expostas ou pensam sobre o evento ou objeto temido, que são [1]:

– Aumento dos batimentos cardíacos

– Diminuição da respiração

– Tremores

 – Suor

E no caso específico da fobia de dormir:

– Pânico ou medo quando se pensa sobre ou na tentativa de adormecer

 Além disso, como as pessoas têm medo de dormir, isso afeta a quantidade e a qualidade do sono. Então, caso a pessoa além disso tudo, não durma o tempo adequado, ela irá sofrer também com as consequências do sono insuficiente, da privação do sono ou da insônia [4].

 Alguns exemplos de prejuízos para a nossa saúde são o aumento de riscos para outras doenças como a obesidade, diabetes e doenças cardiorrespiratórias. Além de prejuízos cognitivos, como a falta de atenção, dificuldade na memória, na aprendizagem e na tomada de decisão.

Somnifobia tem cura?

 Primeiramente, a resposta é sim! Agora que entendemos o que é a fobia de dormir, como ela se desenvolve e como ela pode impactar nossa saúde, vamos a pergunta mais importante. Como superar a somnifobia em direção de uma noite de qualidade e que possibilite a gente se sentir descansado para viver os momentos importantes da vida?

Para fazer isso, os passos são semelhantes ou de outras fobias, ou seja, por mais contraintuitivo que isso possa parecer, temo que, devagar e aos poucos, ir se expondo ao objeto ou situação que gera o medo intenso. Isso é conhecido como Terapia de Exposição [5]. A intenção por trás desse tipo de terapia, é com o tempo e a exposição ao que gera medo, o corpo e a mente vão entendendo que aquilo que gera medo não vai fazer algum mal para você.

No caso específico das fobias de medo, o evento é o adormecer e todas as coisas relacionadas a ele. Primeiramente, é importante identificar os gatilhos relacionados com o sono que geram medo e ansiedade. Depois, são ensinadas estratégias para aprender a se relacionar de um modo diferente com esses gatilhos, de modo que eles parem de gerar medo. Além disso, as técnicas de relaxamento nesses momentos ajudam a abaixar a tensão, possibilitando que você passe a agir diferente nas presenças desses estímulos que dão medo.

Além disso, como às vezes o medo de dormir mal pode surgir do fato da pessoa não conseguir dormir, entender a como dormir fácil e com qualidade pode ajudar a perceber o sono como um momento gostoso. Para isso, conhecer a higiene do sono é fundamental. Ter um ambiente adequado e confortável, se expor a luz do sol durante o dia e evitar muita luz perto do horário de dormir, ter horário para dormir e acordar regulares, praticar exercícios principalmente durante o dia são algumas das coisas que podemos começar a fazer no nosso dia a dia para melhorar nosso sono.

Conclusão

Ter medo de dormir é uma experiência horrível. Como não é possível fugir do sono, uma maneira de perder esse medo é se expor a ele com paciência e aos poucos. Isso, em conjunto com práticas que ajudam a dormir mais facilmente, fazem com que seja mais fácil dormir. Com o tempo, tendo boas experiências como sono, ele deixará de ser um monstro a ser enfrentado e passará a ser o que ele realmente é, um momento de descanso e preparação para o dia seguinte!

Referências

[1] MedlinePlus (2020). Phobia – simple/specific. https://medlineplus.gov/ency/article/000956.htm

 [2] International Classification of Sleep Disorders Third Edition (2014). Classification of Parasomnias. https://link.springer.com/article/10.1007/s40675-016-0039-y

[3] American Psychiatric Association (2013). DSM-V – Diagnostic and Statistical Manual for Mental Disorders, 5th version.

[4] National Heart, Lung and Blood Institute (2022). Sleep deprivation and deficiency. https://www.nhlbi.nih.gov/health/sleep-deprivation

[5] Eaton, W. W., Bienvenu, O. J., & Miloyan, B. (2018). Specific phobias. The lancet. Psychiatry, 5(8), 678–686. https://doi.org/10.1016/S2215-0366(18)30169-X

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress