Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Melatonina e sono: tudo que você precisa saber!

Melatonina e sono

Diante de uma sociedade moderna e agitada, as pessoas começaram a trocar o dia pela noite e com isso, desregulando um hormônio fundamental para garantir uma boa noite de sono. E quando se fala em dificuldade para dormir, ao contrário de buscarem ajuda profissional especializada, as pessoas estão consumindo arbitrariamente a melatonina. Existe risco?

A MELATONINA

Quando alguém sente que está com dificuldades para dormir, já ouviu falar por aí que é preciso tomar melatonina.

Este hormônio é naturalmente produzido pelo nosso corpo através da glândula pineal, localizada especificamente no nosso cérebro. “É o neurohormônio do sono”, diz Fábio Porto, neurologista do Hospital Sírio-Libanês.

Ela é liberada ao cair do dia, ou seja, quando o dia já vai entregando pouca fonte de luminosidade e ainda, após o anoitecer, existe um pico de produção maior que ajuda a promover o início do sono.

Por isso que médicos e especialistas recomendam que ao dormir é interessante que desligue as luzes, evite o contato de telas, como aquelas conferidas no celular quando está deitado, as quais devem ser deixadas de lado.

Assim, o corpo relaxa e desfruta do seu ciclo natural. Este, que é conhecido como “ciclo circadiano, é o mecanismo pelo qual nosso organismo se regula entre o dia e a noite. A partir dele, nossos processos fisiológicos são comandados para que nosso corpo consiga acordar, sentir fome, estar ativo, ficar com sono, e assim por diante.”

Acontece, que algumas pessoas estão com o ciclo desregulado, não ajudando na produção harmoniosa da melatonina e causando problemas com o sono, como dificuldades para dormir.

Como então regular o hormônio? Seria possível de maneira natural?

SUPLEMENTAÇÃO COM SUPERVISÃO

É possível que uma pessoa esteja com dificuldades na sua produção natural de melatonina, algo que possa estar atrapalhando para que o fluxo normal aconteça e assim consiga cumprir com o funcionamento positivo do seu organismo.

Dessa maneira, com uma ajuda médica e especializada, a pessoa pode suplementar a melatonina para contribuir com a melhora do sono. Contudo, alerta Andrea Bacelar, neurologista e coordenadora do Departamento Científico do Sono da Academia Brasileira de Neurologia, “oficialmente, a melatonina não faz parte do arsenal terapêutico para tratamento do transtorno da insônia”.3

Significa dizer que é preciso identificar de fato qual o real problema para que a pessoa não esteja conseguindo dormir. A depender do que esteja acontecendo, o hormônio do sono para que seja regulado, a pessoa precisa adaptar o seu estilo de vida, mudar comportamentos, ou ainda, buscar outro tratamento.

Por isso, que uma procura médica se mostra essencial para que se descubra a verdadeira causa e assim o tratamento seja específico e gere bons resultados. O uso desordenado da melatonina sem acompanhamento, pode trazer risco à saúde.

Mesmo diante dessa análise, no dia 15 de outubro de 2021, a melatonina teve sua comercialização liberada no Brasil pela Anvisa. “Precisamos deixar claro que a melatonina pode até ser uma ferramenta terapêutica, mas não vai ser indicada para todo mundo”, fala o médico Paulo Augusto Miranda, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).4

De acordo com uma matéria recente da CNN Brasil, “a melatonina tem sido associada a dor de cabeça, tontura, náusea, cólicas estomacais, sonolência, confusão ou desorientação, irritabilidade e ansiedade leve, depressão e tremores, bem como pressão arterial anormalmente baixa. Também pode interagir com medicamentos comuns e desencadear alergias.”

Portanto, o uso da substância conhecida como “hormônio do sono” pode ser suplementada, mas mostra-se necessária uma avaliação médica para saber se é realmente indicada ou se o caso será tratado de outra maneira.

ATIVANDO A MELATONINA PARA DORMIR MELHOR

Mudar hábitos, construir uma rotina e adotar comportamentos saudáveis, ajudam no melhor funcionamento do corpo e assim, ajudando no ritmo circadiano.

Consequentemente, a melatonina poderá trabalhar da melhor forma e exercer sua função com excelência. Claro que, pode haver de alguém ainda precisar de uma ajuda com possíveis problemas com o sono.

Para isso, é indicado procurar um médico que possa orientar e prescrever a melhor solução para restaurar e incluir na vida do paciente ótimas noites de sono. Muitos estudos são realizados a respeito da melatonina e a automedicação de maneira arbitrária é contraindicada.

O hormônio do sono, é ativado quando escurece o dia, portanto, deixar de lado luzes, criar um ritual para dormir, procurar alimentos que ajudam a ativar a melatonina, todos podem ser os melhores aliados para uma noite de sono invejável.

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

Melhore sua vida dormindo melhor! Baixe o APP da Ukor na Loja da Google Play e Apple Store e tenha acesso a mais de 700 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.

CONCLUSÃO

A saúde do sono deve ter um acompanhamento especializado. Nosso corpo já produz o hormônio responsável pelo sono e com isso, na falta da capacidade para dormir com facilidade, de maneira natural, ingerir melatonina arbitrariamente não significa que seja a melhor e correta solução. Investigar a causa dos problemas para dormir é o primeiro passo para se conquistar uma boa noite de sono.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1) https://hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/-Suplemento-de-melatonina-entenda-as-indicações-de-uso-desse-hormônio.aspx

2) https://dglab.com.br/blog/ciclo-circadiano/

3) https://hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/-Suplemento-de-melatonina-entenda-as-indicações-de-uso-desse-hormônio.aspx

4) https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/01/01/melatonina-hormonio-do-sono-esta-liberado-no-brasil-mas-medicos-pedem-cautela.ghtml

5) https://www.cnnbrasil.com.br/saude/uso-de-melatonina-para-dormir-esta-aumentando-mas-oferece-riscos/

https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2021/11/19/interna_bem_viver,1324107/medicos-orientam-sobre-uso-do-hormonio-do-sono-liberado-pela-anvisa.shtml

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress