Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

A importância da microbiota para uma vida melhor

Design sem nome (25)-min

A verdade é que a nossa qualidade de vida também depende de microorganismos que compõem a máquina perfeita que é o nosso corpo. Sistemas que são compostos por pequenos seres que juntos trabalham para exercer as funções básicas para a saúde humana. Como manter essa microbiota saudável para colhermos benefícios para uma vida melhor?

MICROBIOTA HUMANA

A microbiota é definida como um grupo de microrganismos que vivem em determinado ambiente. Englobam as bactérias, os fungos, os protozoários e apesar dos vírus não serem capazes de se reproduzir sozinhos, eles também entram neste grupo.

A microbiota humana consiste em trilhões de microrganismos que habitam e coexistem com o corpo humano. “Estimativas dizem que há 10 vezes mais micróbios em nossos corpos do que nossas próprias células. Em outras palavras, quanto ao número de células, somos 90% micróbios e apenas 10% humanos.”

Diante dessas microbiotas, podemos colher benefícios comuns para o nosso organismo: “funcionam como uma barreira que impede a proliferação de microrganismos patogênicos, ativam e modulam a resposta imunológica, reduzem o pH intestinal, controlam o armazenamento de gorduras, metabolizam compostos, como ácidos biliares, e fermentam resíduos de alimentos que o corpo humano é incapaz de digerir”.

Entretanto, essas são apenas algumas das diversas funções e alguns mecanismos os quais a microbiota desempenha seu papel nos processos metabólicos tidos como essenciais para a vitalidade do corpo humano.

Tudo no nosso corpo é conectado e uma célula, um microrganismo depende do outro. Com isso, percebemos a necessidade da harmonia de tudo o que compõe o corpo humano para que nós possamos desempenhar em perfeita condição os nossos sistemas.

O SEGUNDO CÉREBRO DO CORPO

Muitos desconhecem essa informação, mas o nosso corpo possui um cérebro oculto.

Além do que já é conhecido por todos nós e como aprendemos desde sempre, temos um órgão tão importante que com o seu bom funcionamento é capaz de regular e prevenir os variados sintomas e doenças que podem surgir no nosso corpo.

Esse cérebro oculto é o intestino. Está comprovado que o intestino tem um sistema nervoso autônomo e conta com uma rede de nada mais, nada menos, que 100 milhões de neurônios.

Paralelo a isso, é neste órgão que encontramos um excelente controle do nosso sistema imune, podemos dizer que ele abriga aproximadamente 70% das células do sistema imunológico. 

Portanto, podemos perceber que se forma uma microbiota, um habitat de microrganismos que auxiliam nas defesas do nosso corpo. Por isso, devemos manter uma boa alimentação, oferecendo o que há de melhor para que os micro-organismos ali existentes, encontrem-se em condições favoráveis para exercerem suas funções. 

A microbiota intestinal requer atenção e cuidado para a construção de uma vida com mais qualidade.

Durma melhor e mude a sua vida!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

A MICROBIOTA E O SISTEMA IMUNE

“O sistema imune tem várias formas de manter uma relação simbionte com a microbiota e obter vários benefícios. Essa comunicação permite tornar o sistema imune equilibrado, apresentando a mesma qualidade e quantidade de populações de células do sistema imune de um indivíduo saudável.”

Como pode ver, unindo informações, baseado em estudos, a microbiota intestinal é responsável por grande parte do sistema imune. 

Podemos considerar de grande importância, já que analisando de maneira direta, ao cuidar do intestino, é entregue a essa microbiota condições saudáveis, substâncias benéficas para que o corpo como um todo possa fornecer energia, tenha um sono com mais qualidade, combata doenças com o fortalecimento da imunidade através dos anticorpos e assim, gerar mais saúde.

Cuidar da microbiota, do conjunto de moléculas e micróbios existentes é o mesmo que estar dando ao seu corpo uma vida melhor.

CONCLUSÃO

O nosso corpo é formado por trilhões de microrganismos que juntos se encarregam de trabalhar de forma harmoniosa para entregar uma melhor saúde para o ser humano. Cabe a nós também fornecermos melhores alimentos, condições, entendendo como funciona essa sinergia de tudo o que nos compõe para que possamos viver com mais qualidade e longevidade. Nosso blog está repleto de informações que podem te ajudar a dormir melhor. Conte com a UKOR

👉Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1) https://www.sbd-sp.org.br/geral/a-microbiota-humana/

2)https://www.microbiologia.ufrj.br/portal/index.php/pt/graduacao/informe-da-graduacao/654-a-importancia-da-microbiota-para-o-amadurecimento-do-sistema-imune

3) https://conhecimentocientifico.com/microbiota/

4) https://www.saudecomozonio.com.br/2021/05/06/entenda-por-que-o-intestino-e-considerado-nosso-segundo-cerebro/

5) http://clinicacadi.com.br/porque-o-intestino-e-considerado-o-segundo-cerebro/

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress