Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Noite tranquila: siga essas 5 dicas para ter qualidade no sono

Noite-tranquila-siga-essas-x-dicas-para-ter-qualidade-no-sono.jpeg

Apesar de ser importante, muitas pessoas ainda dormem mal, seja por problemas relacionados ao estresse, à depressão e até à ansiedade. Se você é uma dessas pessoas que ainda não conseguem dormir bem como gostaria, acompanhe o artigo e descubra algumas dicas para cair no sono e acordar renovado no dia seguinte.

1. Sem celular antes de dormir

Você sabia que ao entrar em contato com qualquer tela, seja do celular, tablet e até da televisão, seus olhos emitem um alerta para o cérebro de há luminosidade e que, portanto, ainda não é hora de dormir?

Dessa forma, o cérebro barra a produção de melatonina, substância responsável por trazer o sono e o resultado mesmo depois de desligar o celular é sempre demorar para dormir. Para evitar isso, tente ficar longe dos aparelhos eletrônicos com tela pelo menos uma hora antes de se deitar.

2. Tenha o seu próprio ritual

O corpo gosta e muito da rotina. Ela é essencial para a saúde e para que seu organismo conheça seus hábitos e saiba lidar com eles. Por isso, estabelecer um ritual antes de dormir pode ajudar você a indicar para o seu corpo que a hora do descanso está chegando.

Você pode tomar um banho quente e depois um chá e ir relaxando o corpo aos poucos para que ele perceba que é hora de desligar e relaxar. Aos poucos, você vai perceber que fica mais fácil de pegar no sono e de dormir a noite toda tranquilamente.

3. Vá para a cama no mesmo horário

Mais uma vez, a rotina: ir dormir cada dia em um horário não vai fazer com que seu organismo identifique a hora de sentir sono. Crie um hábito de ir sempre para a cama no mesmo horário. A qualidade no sono depende muito da sua rotina e do cuidado em acostumar seu corpo aos horários que você tem.

4. Alimente-se bem para ter mais qualidade no sono

Evite alimentos açucarados e gordurosos antes de dormir, pois seu consumo à noite compromete a qualidade no sono. Você pode sentir insônia e até ficar acordando várias vezes durante a noite, sentindo o corpo pesado por conta de um alimento frito ou com muita gordura ingerido no jantar.

Tente jantar por volta das 18h ou 19h e antes de dormir faça um lanche leve, como um iogurte, uma fruta, torradas integrais e chá. É importante lembrar que café e chás que contenham cafeínas não são indicados para esse momento, já que podem ser estimulantes e fazer você perder o sono.

5. Faça uma atividade relaxante à noite

Que tal trocar o celular e os aparelhos eletrônicos, que você já sabe que comprometem a qualidade no sono, por ler um bom livro, ouvir uma música relaxante ou praticar alguns minutos de meditação?

Essas atividades podem fazer parte do seu ritual diário e como envolvem tarefas mais relaxantes, ajudam a induzir o sono e deixam a qualidade dele melhor.

Agora que você já sabe como a qualidade no sono é importante para manter seu estilo de vida saudável, que tal começar a praticar essas dicas e ter noites muito mais tranquilas?

A falta de qualidade no sono é uma realidade de muitas pessoas. Ajude seus amigos a dormirem melhor, compartilhe essas dicas em suas redes sociais!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress