Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

O poder do hábito: o segredo para ser mais produtivo no dia a dia.

woman-3303560_1920

Você já se perguntou como os hábitos da sua rotina afetam a sua produtividade?

Muitas pessoas acreditam que hábito e rotina são a mesma coisa. Porém, na realidade, os hábitos são as ações frequentes que compõem a nossa rotina. É através dos hábitos, positivos ou negativos, que nossa rotina se torna produtiva, ou não. Conhecendo melhor o poder do hábito, e seus benefícios, você irá aprimorar a sua rotina para fazer mais com menos, chegando ao ápice da produtividade.

Com isso em mente, vamos entender um pouco mais sobre o poder do hábito na sua rotina do dia a dia.

Será que o hábito tem poder nos dias de hoje?

Por se tratar de algo que fazemos sempre, muitos dos nossos hábitos acabam sendo influenciados pela sociedade e período que vivemos. Além disso, eles podem ser comuns em várias pessoas.

Atualmente vivemos em uma sociedade globalizada e capitalista, onde a necessidade de ter sempre mais, saber mais, é enraizada na nossa maneira de ser e viver. Por ser algo muito marcante em nosso dia a dia, esses fatores estão diretamente relacionados com nossos hábitos.

Para exemplificar, pense sobre a maneira de se comunicar. Há séculos era natural as pessoas escreverem cartas que demoravam semanas, ou até mesmo meses, para chegar ao seu destino. Hoje, a realidade é totalmente diferente, basta alguns segundos para que a mensagem que escrevermos em nossos smartphones ou notebooks seja enviada. 

A chegada da tecnologia

Assim como o antigo hábito de escrever cartas foi substituído pela troca de mensagens instantâneas nas plataformas digitais, diversas atividades foram transformadas. É claro que muitas destas mudanças de hábitos que ocorrem com o desenvolvimento da sociedade acabam sendo positivas. Elas facilitam várias funções do nosso dia a dia, otimizando cada vez mais o nosso tempo.

Por outro lado, devemos ter sempre em mente o cuidado de não passar do nosso limite humano. Uma consequência dessas mudanças é a necessidade de se fazer várias coisas ao mesmo tempo, levando a pessoa ao esgotamento mental e emocional.

Na luta para abraçar todas as atividades, entregas e informações que recebemos, nos esforçamos para “tentar criar horas extras no dia”. Em muitos casos, criamos uma relação de dependência com as ferramentas tecnológicas que surgiram, como por exemplo, o celular e a internet.

Sabemos que hoje a grande maioria das pessoas gasta uma parcela considerável do tempo no celular, seja nas mídias sociais, assistindo vídeos e séries ou até mesmo absorvendo informações em excesso. Você consegue imaginar as consequências desse hábito?

Hábitos positivos, produtividade lá em cima. 

O poder do hábito existe e pode elevar a sua performance ou atrapalhar totalmente o seu dia. Por isso é tão importante você identificar cada um deles e avaliar se são bons ou ruins. E você sabe como?

Se o hábito te atrapalha ou te traz consequências negativas, seja ela qual for, então é um hábito ruim que deverá ser transformado. Entretanto, quando ele favorece a sua rotina e saúde (seja ela física, emocional ou mental), trazendo resultados positivos, podemos considerar como um bom hábito que deverá ser mantido.

Agora chegou a hora de colocar em prática e introduzir alguns hábitos positivos em sua rotina:

– Tenha uma boa noite de sono: além de ser fundamental para nossa saúde, uma boa noite de sono favorece uma boa produtividade. Quando dormimos bem acordamos mais dispostos para encarar o dia.

– Tenha uma alimentação correta: esse hábito merece uma atenção especial. Comer bem é a base para que possamos manter o nosso corpo nutrido, produzindo toda energia necessária para o dia a dia.

– Mantenha uma rotina de exercícios físicos: além de evitar e combater inúmeras doenças físicas ou mentais, eles ajudam a elevar a produtividade e o foco.

Use o celular de maneira consciente: fuja da dependência. Os smartphones são uma ferramenta de auxílio, e não uma parte de nosso corpo.

– Acesse as mídias sociais com equilíbrio: delimite uma quantidade de tempo e um horário para navegar nas mídias sociais. Outra dica é manter as notificações no silencioso, assim não existirá tentação e sua diversão estará garantida.

Aprenda a priorizar as tarefas: é um hábito fundamental quando se trata de produtividade, já que ele te auxiliará a se organizar, evitando o estresse.

Crie e siga uma rotina: para você evitar a ansiedade e planejar os melhores horários para realizar cada tarefas.

Baixe nosso app e tenha acesso a todo o conteúdo em vídeo, textos , podcasts e muito mais.

Podcasts

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress